A união das distribuidoras Tech Data e Synnex Westcon completa um ano neste mês de setembro e a empresa faz um balanço deste primeiro aniversário. Após a fusão, a hoje TD Synnex atua em mais de 100 países, tem à disposição de seus parceiros de vendas 1,5 mil marcas para oferecer ao mercado e registrou US$ 60,6 bilhões no ano fiscal 2021.
Soma-se a esses números globais, a visão de capacitar e certificar seus parceiros de vendas, que ocupam o centro da estratégia que engloba ações de investir, transformar, fortalecer e expandir.
Orquestrar e agregar soluções calcadas em uma base técnica composta por mais de 200 engenheiros é a proposta da TD Synnex, como novo modelo de negócios que incorpora e combina software, serviços e hardware em uma única plataforma. “O mercado de distribuição caminha para venda não linear”, avalia Otávio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior para a América Latina e Caribe da TD Synnex.
Ao combinar soluções de infraestrutura casadas com serviços, o distribuidor pode vislumbrar um futuro bem interessante. Desta forma, de acordo com ele, a companhia está pronta para atuar como um parceiro inovador tanto para fabricantes, quanto para revendas, integradores e usuários finais. Nesse cenário entram outros atores como ISV, parceiros de tecnologia, provedores e consumidores de Computação em Nuvem e clientes.
Oportunidades à vista
Lazarini conta que os Provedores de Serviços em Nuvem procuram muito a distribuidora. “Eles têm como core desenvolver soluções e deixam com a gente questões de legislações locais”, exemplifica. Outro aspecto é a tão propalada Transformação Digital que, mesmo sendo primordial, grande parte dos clientes sequer sabe como fazê-la e o que precisa para se digitalizar. Os integradores e revendas têm papel fundamental no desenvolvimento desses projetos, já que são especializados em tecnologia e em negócio. Orientar e levar soluções completas, inclusive de fabricantes diversos, ajudando o cliente a faturar mais, abre portas e oportunidades.
Iniciativas dos parceiros junto a clientes são apoiadas por profissionais da TD Synnex, como o desenho conjunto de uma infraestrutura de múltiplas Nuvens. “Partindo da demanda, vamos montar essa infraestrutura, construir uma oferta e levar ao mercado de forma customizada”, detalha o executivo, que complementa: “em conjunto, desenvolvemos produtos e suporte para ajudar nas vendas”.
Desenvolvimento do Canal
Com a junção dos inúmeros parceiros com diferentes especializações foi necessário equalizar níveis de conhecimento e graus de qualificação. Para tanto, a TD Synnex que é autorizada oficial para capacitação técnica de alguns fabricantes, identificou o estágio de cada um e, então, iniciou seu desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico.
Como apoio à comercialização, o integrador e a revenda podem contar com duas frentes: a de pré-vendas com gerência de produtos de cada uma das marcas e a técnica, mais voltada para engenheiros que se dedicam à instalação de projetos.
“Nosso pessoal de produtos está empenhado em ajudar o Canal, que tem relação com o usuário final, e atender à demanda que cada um trouxer”, destaca Lazarini.
O vice-presidente da TD Synnex para a América Latina afirma que o parceiro de venda reconhece a grande sinergia entre os portfólios e que agora conta com uma distribuidora com o dobro de recursos a oferecer. “Eles enxergam que estão interagindo com um parceiro maior, que pode apoiá-lo ainda melhor”, conclui.
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