book_icon

Pesquisa da Lenovo revela as novas funções e desafios dos CIOs

Estudo revelou que os CIOs estão se envolvendo em áreas fora de seu alcance tradicional de tecnologia, como transformação do modelo de negócios, estratégia corporativa e sustentabilidade

Pesquisa da Lenovo revela as novas funções e desafios dos CIOs

Uma pesquisa global da Lenovo revelou como a função do CIO evoluiu, esclarecendo as crescentes áreas de responsabilidade e aumentando a influência no C-Suite, além de remover as barreiras ao crescimento dos negócios. Segundo o estudo, a tecnologia é hoje o sistema nervoso que conecta estratégia corporativa, finanças, inovação, operações e talento.

Os CIOs estão cada vez mais encarregados de se conectar com as principais partes interessadas em toda a organização para garantir o alinhamento e impulsionar a execução. Com a TI envolvida em todas as facetas de um negócio, os CIOs acreditam que suas organizações devem continuar investindo na Transformação Digital para permanecerem relevantes. As principais conclusões da pesquisa global da Lenovo com mais de 500 CIOs incluem:

As previsões do setor da Technology Business Research indicam que os serviços de assinatura de dispositivos estão crescendo a um CAGR de 26% de 2020 a 2024 e os serviços de assinatura de Data Center estão crescendo 42% durante o mesmo período

Quase todos os CIOs pesquisados ​​acreditam que suas funções evoluíram e se expandiram nos últimos anos e que estão sendo solicitados a tomar decisões de negócios que vão muito além da tecnologia

– 9 em cada 10 CIOs dizem que seu papel e responsabilidades se expandiram além da tecnologia, incluindo áreas não tradicionais, como análise de dados e relatórios de negócios (56%), sustentabilidade/ESG (45%), Diversidade, Equidade e Inclusão – DE&I (42%), RH/aquisição de talentos (39%) e vendas/marketing (32%).

– 82% dos CIOs globais dizem que a função de CIO se tornou mais desafiadora em comparação com apenas dois anos atrás, pois estão enfrentando uma vasta gama de desafios únicos, desde o uso crescente de IA e automação até a aquisição de talentos em uma força de trabalho global e remota.

– Globalmente, os CIOs acham mais difícil resolver desafios relacionados à privacidade/segurança de dados (66%), cibersegurança/ransomware (66%), acompanhar as mudanças tecnológicas (65%), gerenciar ecossistemas fragmentados de fornecedores de TI (61%) e adotar /implantação de nova tecnologia (60%).

– Globalmente, 88% concordam que “minha função como CIO é o componente mais crítico da operação contínua da minha empresa ou organização”.

À medida que o papel do CIO se expande e evolui, os entrevistados dizem que seus fornecedores de tecnologia desempenham um papel inestimável no sucesso geral de sua empresa

– Os negócios sentiriam um impacto em não mais do que algumas semanas se parassem de gastar em iniciativas de Transformação Digital, de acordo com 61% dos entrevistados globais. Isso mostra o papel da tecnologia como um componente crítico do negócio, não apenas uma fonte de eficiência de custos.

– Cerca de 8 em cada 10 CIOs do Reino Unido acreditam que o sucesso geral de sua empresa depende das profundas parcerias com fornecedores de tecnologia.

– Olhando para o futuro, os CIOs do Reino Unido esperam recorrer a seus fornecedores para ajudá-los a resolver uma infinidade de problemas nos próximos cinco anos, incluindo aumentar sua agilidade organizacional (57%) e fornecer segurança aos sistemas e operações de sua empresa (54%), bem como para simplificar a configuração, implantação e manutenção da tecnologia (53%).

– Globalmente, 8 em cada 10 CIOs concordam que seus fornecedores de tecnologia são “integrados de forma tão eficaz que aumenta a produtividade geral”.

Considerando seus novos desafios e responsabilidades em evolução, os CIOs sugerem que sua pilha de tecnologia atual tem muito espaço para melhorias

– Dada a chance de reiniciar do zero, a maioria dos CIOs em todo o mundo (57%) diz que substituiria metade ou mais da tecnologia atual de sua empresa. Isso é significativamente maior no Reino Unido, onde 71% dos CIOs substituiriam metade ou mais da pilha de tecnologia atual de sua empresa.

– Em comparação com o ano anterior, 63% das empresas globais estão usando mais Device-as-a-Service em sua pilha de tecnologia.

– À medida que os modelos de negócios mudam, quase todos os CIOs globais (92%) definitivamente ou provavelmente considerariam adicionar novas ofertas de aaS nos próximos dois anos.

“Os CIOs modernos são o ‘controle da missão’ de suas organizações, seu papel se transformou drasticamente apenas nos últimos 24 meses”, disse Ken Wong, presidente do Lenovo Solutions and Services Group. “Desde a navegação em ecossistemas tecnológicos complexos para acompanhar a velocidade da transformação digital, a qualificação de funcionários e gerenciamento de uma escassez global de talentos de TI, o CIO de hoje é responsável por toda a cadeia de valor de tecnologia e além. A pesquisa da Lenovo demonstra que os CIOs estão prontos para o desafio. E eles estão procurando fazer parceria com seus fornecedores para trazer suas organizações e ter sucesso”, observou.

Outras descobertas

A empresa de pesquisa International Data Corp. estima que até 2023, 60% dos CIOs de empresas em todo o mundo serão avaliados principalmente por sua capacidade de cocriar novos modelos de negócios e fluxos de receita, principalmente por meio de colaboração em toda a empresa. No entanto, a própria pesquisa da Lenovo mostra que pode ser uma batalha difícil para os CIOs, que identificaram áreas como privacidade/segurança de dados, segurança cibernética/ransomware e gerenciamento de um ecossistema fragmentado de fornecedores de TI como suas preocupações mais desafiadoras.

“Neste ambiente tecnológico complexo, os CIOs querem inovar, não gerenciar a TI. Como destaca a pesquisa da Lenovo, os CIOs procuram seus fornecedores de tecnologia além de apenas fornecer bem o básico – ou seja, aumentar a agilidade organizacional, simplificar a configuração e otimizar os custos. Os líderes de TI também precisam de aconselhamento e orientação sobre como a tecnologia emergente pode aprimorar seus objetivos de negócios. As oportunidades para a tecnologia agregar valor real aos negócios – em toda a empresa – são imensas”, acrescentou o Wong.

Para gerenciar uma jornada de Transformação Digital cada vez mais complexa, as empresas precisam de soluções de TI simples e flexíveis. As soluções da Lenovo oferecem às organizações a variedade de ofertas de Tudo como Serviço no Lenovo TruScale; a flexibilidade para pagar pelas soluções de infraestrutura de que precisam, pelo tempo que precisarem; e a profundidade de nossa experiência e serviços que capacitam os CIOs a se concentrarem mais em seus imperativos estratégicos. Empresas de todos os tamanhos precisam de flexibilidade para se manterem competitivas, e um modelo de solução escalável e semelhante à nuvem é a resposta.

As previsões do setor da Technology Business Research indicam que os serviços de assinatura de dispositivos estão crescendo a um CAGR de 26% de 2020 a 2024 e os serviços de assinatura de Data Center estão crescendo 42% durante o mesmo período. As soluções As-a-Service fornecem suporte e serviços de missão crítica, permitindo que as empresas usem a tecnologia para dimensionar rapidamente, reduzir custos e obter maior eficiência. Com suas ofertas flexíveis e simples, a Lenovo tem ajudado organizações do setor educacional ao aeroespacial a otimizar a tecnologia certa com o potencial de transformar e preparar suas operações para o futuro.

Serviço
www.lenovo.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento