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DB1 Global Software conquista certificação CMMI nível 3

Processo de auditoria para a obtenção do título atestou uma aderência de 94% aos
processos exigidos pelo Instituto

DB1 Global Software conquista certificação CMMI nível 3

A DB1 Global Software, uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de
software sob demanda, acaba de ser reconhecida com a certificação CMMI
nível 3, pela terceira vez consecutiva. O processo de auditoria para obtenção do título
atestou uma aderência de 94% aos processos exigidos pelo Instituto. O certificado tem a
duração de três anos.

A certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration ou Modelo de Maturidade em
Capacitação e Integração, em português) é um conjunto de boas práticas desenhadas como
um processo de aperfeiçoamento de diferentes áreas da tecnologia, como engenharia de
sistemas e softwares, desenvolvimento de processos e produtos etc. A ideia, do Instituto
CMMI, é certificar empresas e padronizar a qualidade do fornecimento de softwares.

A movimentação para a certificação CMMI teve início em outubro de 2021, com uma
avaliação de diagnóstico.

Dividida em três ramos, a DB1 Global Software entra na certificação CMMI-DEV, que
enquadra o desenvolvimento de produtos e serviços. O diretor de Operações da unidade,
Cristiano Suk, destaca a importância da conquista. “Serve tanto para entendermos que
estamos no caminho certo quanto para revisitar boas práticas”, completa.

No olhar do executivo, este processo pela obtenção da CMMI sempre é muito rico, pois faz
com que a unidade volte o olhar para as práticas internas. “Nesta última, o envolvimento de
pessoas de várias áreas fez o movimento ficar ainda mais profundo e assertivo”, afirma.

Processo e auditoria

A movimentação para a certificação CMMI teve início em outubro de 2021, com uma
avaliação de diagnóstico. A ocasião envolveu projetos participantes da DB1 Global Software,
desenvolvimentos em parceria com Plaenge, Senac-MS e Treetech.

Nessa avaliação de diagnóstico, o diretor pontua que foram levantados os gaps dos projetos
para que pudessem atuar em correções até a auditoria final. Passado o levantamento, o
processo de melhorias e novas construções de atividades olhando para as implementações
necessárias foram iniciados. “Trabalhamos com os gestores dos projetos em agendas
semanais, e também com um consultor em CMMI. A ideia era que o time de qualidade fosse
atuando em cada requisito da norma com a liderança dos projetos”, complementa.

Ainda na visão do executivo, o CMMI tem um leque grande de práticas, e isso faz com que a
empresa circule por todos esses ambientes do projeto. Com isso, a unidade atuou do final
de novembro a abril para que as implementações fossem feitas. “Recebemos então aqui o
que chamamos de Readiness Review, responsável por dar o status sobre avançar para a
auditoria final ou não, e qual seria possíveis gaps ainda em aberto. Passamos por essa etapa
e avançamos à última com cumprimento de 100% das práticas”, detalha.

A avaliação final ocorreu no começo de maio, em um processo de auditoria que levou uma
semana. Cada parte do projeto foi analisada, conforme aponta Suk, momento em que o
relatório atestou o cumprimento de 94% das exigências. Após esse processo, foi emitido o
parecer ao Instituto CMMI e, logo em seguida, a certificação ocorreu.

“O selo é importante, lógico. Ele dá um peso, porque nos qualifica, nos instrui a melhorar e
implementar boas práticas. Mas o geral do processo em si é rico, até para ver e entender o
que faz sentido internamente pra gente”, finaliza Suk.

Serviço
www.db1.com.br

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