book_icon

As vantagens de alugar equipamentos seminovos

Em média, um contrato de locação com equipamentos que já foram usados anteriormente sai de 30% a 50% mais barato se comparado com itens novos

As vantagens de alugar equipamentos seminovos

O outsourcing de equipamentos de TI ganhou inúmeros adeptos nos últimos dois anos, sobretudo, após a difusão do home office. Embora as vantagens desse serviço sejam muitas, algumas pessoas desconhecem outras formas de locação que podem ser ainda mais benéficas, sobretudo para os pequenos e médios empresários. Esse é o caso do outsourcing de equipamentos seminovos, no qual é possível utilizar uma infraestrutura atual, funcional e muito mais acessível financeiramente.

Segundo Renan Torres, vice-presidente da Arklok, empresa de full outsourcing de infraestrutura de TI, a maioria dos clientes optam por equipamentos novos, lacrados. “Os benefícios de locar uma infraestrutura seminova pode superar as vantagens de ter apenas itens novos. Afinal, todos os computadores e demais ferramentas são entregues em perfeito estado e higienizadas física e digitalmente’’, explica Torres.

O Brasil é um dos países que mais produz lixo eletrônico, por isso, locar esse tipo de equipamentos ajuda a não fomentar esse cenário que ameaça o nosso futuro

De acordo com a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o sistema de teletrabalho. O mesmo levantamento revelou que 67% das empresas tiveram dificuldades para implementar o
home office, sendo que 28% delas afirmaram ser por falta de estrutura de TI para fornecer equipamentos aos funcionários.

É neste momento de readequação no modelo de trabalho que as empresas percebem suas falhas e passam a adotar iniciativas como a locação de infraestrutura de TI, que se tornou uma possibilidade considerável para as companhias. No entanto, durante a pandemia, diversas empresas tiveram sua renda comprometida, por isso, arcar com o custo de compra de equipamentos para todos os funcionários pode soar utópico.

”As empresas que procuram a Arklok já sabem que economizarão muito mais com esse modelo de serviço. No entanto, para alguns gestores ainda é desconhecido a possibilidade de locar seminovos e a economia que isso gera para o seu budget. Em média, um contrato de locação com equipamentos que já foram usados anteriormente sai de 30% a 50% mais barato se comparado com itens novos’’, ressalta o executivo.

Vantagem financeira

Outro aspecto relevante é que ao comprar computadores, por exemplo, a contabilização dos itens é feita como um investimento em ativos, o que implica em pagamento de Imposto de Renda. Assim, um dos benefícios da locação de equipamentos de TI, sobretudo para itens usados, é poder contabilizar este serviço como despesas operacionais, conseguindo deduzir do IR da empresa.

Embora os benefícios da locação de usados sejam muitos, ainda existe um preconceito em relação aos itens que já foram utilizados. No entanto, os equipamentos passam por uma vistoria, higienização e manutenção rigorosa e operam com a mesma eficiência dos novos.

”O brasileiro gosta do desejo de posse e costuma optar por itens sem um histórico de uso. Diferentemente do que muitos pensam, os equipamentos seminovos que locamos contam
com a mesma eficiência que os lacrados. Vale ressaltar que a Arklok tem profissionais preparados para otimizar e prolongar o tempo de vida útil desses itens, além de oferecermos todo o suporte necessário caso algum equipamento apresente falhas’’, frisa o vice-presidente da Arklok.

Além dos benefícios financeiros e operacionais, locar itens seminovos também favorece a cadeia de produção dos equipamentos e promove um consumo mais consciente. ” O Brasil é um dos países que mais produz lixo eletrônico, por isso, locar esse tipo de equipamentos ajuda a não fomentar esse cenário que ameaça o nosso futuro. Além disso, também desafoga o mercado produtivo, já que mais matéria-prima fica disponível. Na Arklok, fazemos um rigoroso processo de seleção dos itens, no caso dos equipamentos que não operam dentro do alto padrão que estabelecemos, nós fazemos o descarte consciente das peças, elas são recicladas e voltam ao mercado’’, finaliza Torres.

Serviço
www.arklok.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.