book_icon

ilegra anuncia serviço para escalar operações DevSecOps

Para ajudar empresas que já iniciaram a jornada de Transformação Digital e precisam escalar iniciativas DevSecOps, a ilegra, empresa global de inovação, design e software, disponibiliza um novo serviço, o Platform Ops Consulting Services

ilegra anuncia serviço para escalar operações DevSecOps

Trata-se de um serviço de consultoria customizado, que prioriza as funcionalidades mais importantes a nível de plataforma para o negócio do cliente, em que os recursos de plataforma são liberados seguindo o modelo self-service, reduzindo o overhead operacional na manutenção e aprimorando a evolução de soluções de tecnologia. Destaca-se que não existe um modelo prescritivo de ferramentas ou tecnologias, pois as estratégias são elaboradas de forma personalizada, assim como a análise da tecnologia necessária, com visão de longo prazo e um plano de adoção como a primeira etapa do trabalho.

A falta de uma estratégia técnica, que seja coesa de requisitos não-funcionais crosstime, pode deixar o custo de criação e manutenção de softwares elevadíssimo 

“A necessidade das empresas se adaptarem a um contexto de competição, que exige cada vez mais agilidade, com a pressão por melhores margens de lucro, bem como responder rapidamente às expectativas de clientes, torna evidente a necessidade de uma Transformação Digital. No entanto, isso requer preparação e treinamento da empresa, e não apenas investimentos soltos em soluções tecnológicas”, analisa Gediel Luchetta, VP de Engenharia da ilegra, empresa global de design, inovação e software.

De acordo com Luchetta, “dentro do cenário de Transformação Digital, um dos principais desafios da TI é dar vazão às demandas por tecnologia. A falta de uma estratégia técnica, que seja coesa de requisitos não-funcionais crosstime, pode deixar o custo de criação e manutenção de softwares elevadíssimo, inviabilizando estas iniciativas tão importantes”.

O Platform Ops é um modelo de operação de tecnologia que sustenta o melhor equilíbrio entre dar autonomia aos times de engenharia com melhores práticas de operação de infraestrutura nativa da cloud para dar escala ao modelo de operação DevSecOps. Uma das estratégias é criar aceleradores para times tais como: gestão automatizada ponta-a-ponta de plataformas NoSQL, plataforma para execução de testes de stress e caos, coleta automatizada de métricas de aplicação, estratégias de remediação, dentre outros. Um dos diferenciais do modelo da ilegra se dá no formato de entrega, as funcionalidades são liberadas como um recurso de plataforma, seguindo um modelo auto-serviço onde existe o mínimo de interação com outras áreas. Este tipo de estratégia de plataforma é utilizada por empresas referência no mercado de tecnologia como AWS Webservices e Netflix.

Segundo o VP, o Platform Ops Consulting Services orquestra toda e qualquer funcionalidade que acelere times de delivery e agregam valor ao produto final envolvido e disponibilizado como um recurso comum e de fácil consumo.

“Nossa projeção é fechar 2022 com pelo menos 10 squads (um time entre 40 e 50 pessoas), entregando Platform Ops dentro de nossos principais clientes do Brasil e EUA. Para o próximo ano nossa expectativa é pelo menos triplicar o número de clientes e o time, proporcionalmente. Esse é um serviço que requer profissionais extremamente capacitados e, para isso, a ilegra conta principalmente com seus programas de formação, o Jovens Talentos, em trilhas como Engenharia Cloud e Desenvolvimento BackEnd, além do seu Centro de Excelência de Arquitetura e Engenharia de Software”, finaliza Luchetta.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.