book_icon

Iron Mountain conquistou a certificação Bronze da EcoVadis

Em sua primeira avaliação no Brasil, empresa conquista a medalha de Bronze pela sustentabilidade de suas práticas sociais e comerciais

Iron Mountain conquistou a certificação Bronze da EcoVadis

A Iron Mountain, empresa global em inovação de armazenagem, infraestrutura de Data Center, gestão do ciclo de vida de ativos e serviços de gerenciamento de informações, conquistou recentemente a certificação Bronze da EcoVadis, entidade global responsável por desenvolver avaliações de sustentabilidade empresarial e de cadeias de abastecimento.

A EcoVadis avaliou a qualidade do sistema de gestão de responsabilidade social da empresa no Brasil – políticas, medidas de implementação e resultados – em cinco pilares: Meio Ambiente, Práticas Trabalhistas, Práticas Comerciais Justas, Ética Corporativa e a Cadeia de Suprimentos e Processos de Compras. Os resultados dessa análise permitirão à Iron Mountain monitorar o seu desempenho em desenvolvimento sustentável, além de facilitar o gerenciamento de riscos e a promoção de inovações em toda sua cadeia de valor.

Em relação à emissão de carbono, o compromisso com a redução foi reforçado quando a empresa aderiu ao Climate Pledge, em maio do último ano  

Atuação local em linha com direcionamento global
A recente certificação no Brasil está totalmente alinhada com o posicionamento global da companhia de garantir um futuro sustentável, encontrando maneiras de reduzir seu impacto ambiental. Nos Estados Unidos, ela já possui a medalha de Prata da EcoVadis, objetivo que a equipe local também buscará na próxima avaliação.

Para Orlando Souza, presidente da Iron Mountain no Brasil, a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG em inglês) está diretamente ligada ao propósito da empresa de ser um parceiro estratégico de negócios: “Estar alinhado com os mais altos padrões ESG está cada dia mais em destaque e é de extrema importância para as corporações. Estamos alinhando nossas operações e portfolio para oferecer a nossos clientes serviços que também os ajudem a alcançar tais metas. Assim, receber a certificação Bronze da EcoVadis logo em nossa primeira avaliação é motivo de grande orgulho para a nossa empresa. É a comprovação de que estamos caminhando na direção correta, agregando valor para toda a nossa cadeia e impactando positivamente a sociedade”, afirma.

Compromisso de zerar emissões líquidas de carbono até 2040
Globalmente, a Iron Mountain firmou diferentes compromissos públicos de zerar a emissão de carbono da companhia e utilizar energias renováveis para uma operação cada vez mais limpa, com iniciativas em suas diversas frentes e negócios, como demonstra em seu mais recente Relatório de Responsabilidade Corporativa referente ao ano de 2021.

Em relação à emissão de carbono, o compromisso com a redução foi reforçado quando a empresa aderiu ao Climate Pledge, em maio do último ano. Como parte do pacto, a ideia é atingir zero emissões anuais líquidas de carbono até 2040 – dez anos antes do acordo de Paris, e se comprometer com as operações de descarbonização. Além disso, a empresa também é signatária do Pacto de Energia Livre de Carbono da ONU, lançado em 2022, e é signatária do “Climate Neutral Data Centre Pact”, se comprometendo a fazer com que os Centros de Dados da companhia em todo o mundo alcancem a neutralidade climática até 2030.

No que diz respeito ao uso de energias renováveis, a Iron Mountain já é uma das maiores compradoras de energia verde dos Estados Unidos. Somente em 2021, 80% das operações globais foram alimentadas por fontes renováveis, bem como toda a eletricidade usada nos Data Centers pelo quinto ano consecutivo. A meta é atingir 90% de eletricidade renovável em toda a empresa até 2025 e 100% de energia limpa nos centros de dados até 2040.

Para atingir essas metas, a Iron Mountain se utiliza de diversas iniciativas, como geração no local, contratação direta de energia e contratos de compra de fontes eólica e solar. Isso inclui as 33 instalações com painéis solares no portfólio imobiliário global, representando uma capacidade total de mais de 16,5 MW.

Em 2021, a Iron Mountain idealizou o programa “Zero Waste”, para atingir zero resíduos nas operações até 2040. Para isso, formou uma equipe responsável por conduzir um programa de gerenciamento sustentável de recursos, identificando oportunidades para desvio de resíduos – a partir da reutilização, reciclagem ou compostagem de materiais que de outra forma seriam enviados para um aterro – e, assim, reduzi-los efetivamente.

Mais insights e resultados estão disponíveis no relatório completo: https://www.ironmountain.com/br?localize=true&returnurl=https://www.ironmountain.com/about-us/corporate-responsibility

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.