book_icon

Novo processador M1 é grande aposta da Apple

Com arquitetura Arm, é o primeiro chip de 5 nm para computador pessoal e possui 16 bilhões de transistores
Novo processador M1 é grande aposta da Apple

A Apple anunciou ontem (10/11) o M1, o primeiro chip projetado especificamente para os computadores Mac. O anúncio foi feito juntamente com a apresentação dos novos MackBook Air, MacBook Pro e Mac mini. O M1 é baseado em uma arquitetura Arm ao invés de plataforma Intel, acirrando ainda mais a disputa no mercado de microprocessadores.
Segundo a Apple, o novo chip é otimizado para sistemas Mac, tem tamanho reduzido e baixo consumo de energia. O M1 combina várias tecnologias em um único chip e apresenta uma arquitetura de memória unificada para melhor desempenho e eficiência. Trata-se do primeiro chip de computador pessoal construído com a tecnologia de processo de 5 nm (nanômetros) e embarca impressionantes 16 bilhões de transistores, o máximo que a Apple já colocou em um chip.

Com o chip M1 e o novo sistema operacional Big Sur, o MacBook Pro de 13 polegadas se torna ainda mais poderoso e profissional  

“Nunca houve um chip como o M1, ele se baseia em mais de uma década de desenvolvimento de chips líderes da indústria para iPhone, iPad e Apple Watch, e inaugura uma nova era para o Mac”, afirmou Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de Hardware da Apple. “Quando se trata de silício de baixo consumo de energia, M1 tem o núcleo de CPU e gráficos integrados que são os mais rápido do mundo para computador pessoal, além do incrível desempenho do Machine Learning (ML) do Apple Neural Engine”, disse o executivo.
Novos Macs
O MacBook Air, com tela de 13 polegadas, agora é equipado o chip M1 de 8 núcleos, entregando um desempenho 3,5x mais rápido do que a geração anterior. Com uma GPU de até 8 núcleos, os gráficos são até 5x mais rápidos, de forma que jogos imersivos com muitos gráficos rodam em taxas de quadro significativamente mais altas. As cargas de trabalho de Machine Learning (ML) são até 9 vezes mais rápidas, ideal para apps que usam recursos baseados em ML, como reconhecimento de rosto ou detecção de objetos. O controlador de armazenamento do chip M1 e a mais recente tecnologia flash oferecem desempenho de SSD até 2x mais rápido, portanto, visualizar imagens massivas ou importar arquivos grandes ficou mais rápido.
O MacBook Pro de 13 polegadas é o notebook profissional mais popular da Apple. Com o chip M1 e o novo sistema operacional Big Sur, o MacBook Pro de 13 polegadas se torna ainda mais poderoso e profissional. A CPU de 8 núcleos, quando combinada com o sistema de resfriamento ativo do MacBook Pro, é até 2,8x mais rápida do que a geração anterior, oferecendo alto desempenho ao compilar código, transcodificar vídeo, editar fotos de alta resolução e muito mais. A GPU de 8 núcleos é até 5x mais rápida, permitindo aos usuários desfrutar de um desempenho gráfico confortável, estejam eles projetando um jogo com muitos gráficos ou um novo produto.
Por fim, o Mac mini é um computador de mesa versátil e agora com o chip M1, oferece novos recursos de desempenho em um design compacto. M1 traz uma CPU de 8 núcleos com desempenho até 3x mais rápido do que a geração anterior, acelerando drasticamente as cargas de trabalho exigentes, desde a compilação de um milhão de linhas de código até a construção de enormes projetos musicais multitrack. Uma GPU de 8 núcleos oferece um aumento massivo de 6x no desempenho gráfico, permitindo ao Mac mini lidar com tarefas de alto desempenho, como renderização 3D complexa com facilidade.
Serviço
www.apple.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.