book_icon

NEC usa tecnologia de ponta em projetos humanitários pelo mundo

A tecnologia de reconhecimento facial da multinacional japonesa ajuda a identificar as crianças abaixo dos 5 anos na África Subsaariana

 

NEC usa tecnologia de ponta em projetos humanitários pelo mundo

A cada ano, a tecnologia evolui e se torna essencial em todos os campos da sociedade: social, econômico, segurança, saúde, entre outros. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, iniciada no início de 2020 e que perdura até os dias atuais, ficou ainda mais evidente o grave problema no sistema de saúde global, em especial nos países emergentes, e o quanto a inovação representa um fator-chave nesse contexto. Desde sua fundação, há 123 anos, a NEC, empresa multinacional japonesa de tecnologia, utiliza toda sua expertise para ajudar e apoiar causas humanitárias ao redor do mundo.

Na África Subsaariana, por exemplo, a falta de identificação de crianças por meio da certidão de nascimento e o acesso precário aos sistemas de saúde, além de outros desafios – como a fome e o alto nível de pobreza – dificultam a vacinação infantil, algo que pode resultar em uma morte precoce dessa parte da população. Para enfrentar essa situação, em 2019, a NEC, em parceria com a Gavi, a Vaccine Alliance, a Simprints Technology e a instituição Bill e Melinda Gates, passou a disponibilizar sua solução de reconhecimento facial, aliada à de inteligência artificial, além de aplicativos móveis e drones. O projeto visa, primeiramente, identificar as crianças e mapear na região quais delas ainda não foram vacinadas. A tecnologia também ajuda no acesso aos cuidados básicos de saúde.

Segundo a Cruz Vermelha, metade das crianças com menos de cinco anos não possui certidão de nascimento, além de enfrentar a escassez de recursos para suporte médico e a dificuldade de acesso em regiões remotas. Estes são alguns dos problemas na saúde local e o desafio em estabelecer os direitos básicos estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em território africano.

De acordo com dados divulgados no mesmo ano pela NEC, ainda existem aproximadamente 20 milhões de crianças que não recebem a dose básica de vacina em todo o mundo, o que as deixa expostas às doenças. Essa parceria implementou a solução responsável pela primeira identificação de impressão digital escalável do mundo, a fim de fornecer às crianças de 1 a 5 anos o reconhecimento digital vinculado a um prontuário médico completo e preciso.

Aposta em ESG

A NEC é uma empresa comprometida com o conceito de ESG (Enviromental, Social & Governance), os quais coincidem com os princípios da companhia. A aplicação de tecnologias de ponta em projetos humanitários demonstra como a organização enxerga seu papel fundamental na sociedade. Ainda em 2019, a NEC estabeleceu uma parceria com a Cruz Vermelha global, cujo objetivo era realizar o processo de rastreio e desminagem de territórios comprometidos pelas minas terrestres em 70 países que passaram por situação de guerra.

Em junho de 2021, o trabalho junto à Cruz Vermelha entrou efetivamente em ação, com a utilização de tecnologia de ponta para construir um banco de dados que compila o enorme volume de informações relacionadas a minas terrestres – como topografia, clima, locais etc. Essas informações são, posteriormente, distribuídas entre as organizações internacionais, ONGs e universidades que trabalham nesse projeto. Finalmente, a empresa realiza análises de IA para prever onde as minas terrestres estão enterradas.

Em 2022, por exemplo, a IA se mostrou uma forte tecnologia para combater acidentes com minas terrestres, remanescentes de guerras, as quais mutilaram até agora de 15 mil a 20 mil pessoas nos cerca de 70 países abrangidos pelo projeto. De acordo com a Cruz Vermelha, estima-se que uma em cada três vítimas de explosões de minas é criança. Em 2020, aconteceram 7.073 acidentes, que resultaram em aproximadamente 2,5 mil mortos e 4,5 mil pessoas feridas.

Serviço
www.nec.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.