book_icon

Gartner anuncia uma nova era de produtividade digital

De acordo com uma pesquisa do Gartner Research Board, durante esta nova era, o hype digital diminuirá, assim como a especulação, e o capital financeiro será realocado ao capital de produção

Gartner anuncia uma nova era de produtividade digital

Embora a Transformação Digital tenha significado a crescente proeminência das tecnologias digitais nas indústrias tradicionais, haverá uma desaceleração das tecnologias digitais na próxima era, de acordo com o Gartner Research Board. No entanto, isso não é um sinal do declínio do digital, mas sim um pré-requisito para que as tecnologias digitais se tornem um motor sustentável de prosperidade econômica.

Durante esta nova era, o hype digital diminuirá, assim como a especulação, e o capital financeiro será realocado ao capital de produção – ou seja, os ativos reais que criam produtos e serviços – que iniciarão a tarefa de colocar a nova tecnologia digital a serviço.

À medida que as tecnologias digitais se tornam mais arraigadas nas operações comerciais e governamentais, na infraestrutura e na vida diária das pessoas, os riscos aumentam e o gerenciamento de riscos corporativos se tornará mais complexo do que nunca

“À medida que o hype em torno da digitalização reduz e as estratégias impulsionadas pelo medo da disrupção digital diminuem, começaremos a ver melhores decisões de negócios que levam a investimentos reais em ativos produtivos, ganhos de produtividade, crescimento do PIB e melhorias nos padrões de vida em todo o mundo”, afirmou Ed Gung, vice-presidente administrativo de Pesquisa do Gartner Research Board. “Em outras palavras, após a Transformação Digital, chega um momento de colheita de valor, uma era em que as organizações colhem os benefícios de produtividade das árduas mudanças que fizeram em seus negócios. Assim, a palavra ‘digital’ perderá o significado talismânico que teve durante grande parte das últimas duas décadas. As expectativas mudarão e novos desafios surgirão para os líderes de tecnologia”, disse.

Os especialistas do Gartner Research Board identificaram quatro sinais principais que anunciam essa nova era. Eles incluem:

As tecnologias digitais se tornam onipresentes, mas ficam em segundo plano

À medida que as redes digitais, a conectividade “sempre ativa” e os dispositivos inteligentes se tornam onipresentes e comuns, a computação simplesmente desaparecerá em segundo plano, tornando-se tão discreta quanto o termostato ou o interruptor de luz. A tecnologia onipresente levanta questões críticas para grandes empresas. Por exemplo, quando a tecnologia digital está ao mesmo tempo “em toda parte” e menos proeminente, a importância do patrimônio de TI diminuirá? Como as firmas-membro podem atender melhor os clientes que não tolerarão mais o mau funcionamento ou a latência da tecnologia? E qual será o impacto nos modelos de monetização quando os “olhos” não forem mais relevantes?

Os negócios digitais se espalham, mas também se tornam comuns

À medida que a tecnologia digital for incorporada à forma como todas as partes da empresa operam, o “digital” deixará de ser um modificador útil. Em vez de “tornar-se empresas de tecnologia”, empresas de sucesso, lideradas por seus líderes digitais mais inovadores, têm enxertado tecnologias digitais em negócios tradicionais. Com o tempo, a tecnologia digital se tornará apenas mais uma dimensão na qual as empresas competem – como redes de distribuição, ativos de capital, direitos de exploração, relacionamento com clientes, conteúdo e assim por diante.

Gigantes digitais são regulamentados, mas acabam sendo superados

A era digital foi dominada por um punhado de empresas. Em janeiro de 2022, cinco empresas de tecnologia valiam coletivamente quase US$ 10 trilhões. Isso é quase um quarto do valor de mercado combinado de US$ 41,8 trilhões de todo o S&P 500. Há crescentes pedidos de alguma forma de ação antitruste contra uma ou mais dessas empresas. Enquanto os reguladores hesitam sobre como controlar o poder de mercado da Big Tech, essas superpotências da Internet podem ser desfeitas pela concorrência. À medida que o mercado de tecnologia se torna mais fragmentado e verticalizado, o conhecimento do domínio se torna cada vez mais crítico para o sucesso, e as empresas que melhor combinam o conhecimento da tecnologia com o conhecimento do domínio ganharão vantagem.

O risco tecnológico aumenta, mas as organizações se concentram novamente na resiliência

À medida que as tecnologias digitais se tornam mais arraigadas nas operações comerciais e governamentais, na infraestrutura e na vida diária das pessoas, os riscos aumentam e o gerenciamento de riscos corporativos se tornará mais complexo do que nunca. O foco em otimização e eficiência, tanto dentro das empresas quanto entre elas, levou a uma extrema interdependência econômica global – o que, apesar de seus méritos, significa que um único evento adverso pode causar choques profundos em outros lugares. No entanto, as redes digitais podem ser otimizadas tanto para resiliência quanto para eficiência. Resiliência – a capacidade de sobreviver a um choque, se recuperar e crescer rapidamente após as consequências – é uma fonte de considerável vantagem competitiva em um mundo radicalmente incerto.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.