As remessas globais de PCs tradicionais superaram marginalmente as expectativas no quarto trimestre de 2023 (4T23), com quase 67,1 milhões de PCs enviados, uma queda de 2,7% em relação ao ano anterior, de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. O lado positivo de tudo isto é que as contrações do mercado parecem ter atingido o seu nível mais baixo e o crescimento é esperado em 2024. No ano de 2023, as remessas globais somaram 259,5 milhões de unidades, um tombo de 14%.
Apesar da melhora nos resultados, o 4T23 foi o oitavo trimestre consecutivo de contração no volume de embarques ano a ano. As remessas do trimestre de férias também marcaram o menor volume do quarto trimestre desde o 4T06, ressaltando uma recuperação lenta do mercado em meio à fraca demanda e à dependência de promoções substanciais.
Numa base anual, o mercado tem registado quedas consecutivas sem precedentes, marcando um afastamento total das tendências históricas monitorizadas desde 1995. Em 2022, o volume de remessas caiu 16,5% em comparação com o ano anterior, e os resultados preliminares sugerem uma contracção adicional de 13,9% em 2023 em comparação com o ano anterior. até 2022. Esta recessão, sem paralelo na história registada da indústria, reflete as consequências do aumento significativo nas compras de PC impulsionado pela pandemia da Covid-19.
“Nas principais categorias de tecnologia, o mercado de PCs tem sido indiscutivelmente a maior montanha-russa em termos de altos e baixos nos últimos quatro anos”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Embora o mercado tenha caído novamente em 2023 em termos de remessas, há um grande impulso positivo para os PCs no futuro. Embora a IA tenha claramente capturado a atenção de todos, não deve ser esquecido que 2024 deverá ser um ano forte para a atualização de PCs comerciais e os avanços em torno dos PCs para jogos continuam a impulsionar o entusiasmo do mercado”, completou.
As principais empresas do setor permanecem praticamente inalteradas e, tal como o mercado em geral, também estão a registar oscilações de crescimento trimestrais invulgares. As marcas que estão melhor posicionadas no segmento comercial provavelmente terão mais confiança em 2024, mas os avanços tecnológicos deverão criar oportunidades para fornecedores comerciais e de consumo.
A Lenovo encabeçou o ranking dos fabricantes no 4T23, com remessas de 16,1 milhões de PCs, um crescimento de 3,9% em comparação ao mesmo período de 2022. A HP ocupou a segunda colocação, com 13,9 milhões de unidades, seguida da Dell (9,9 milhões), Apple (5,7 milhões) e Asus (4,2 milhões).
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