O tradicional CIAB – evento de tecnologia e inovação do setor financeiro – mudou para Febraban Tech na edição deste ano e começa nesta terça-feira, dia 9 de agosto, e vai até quinta-feira (11/8). Porém, mais do que uma mera mudança de nome, a reunião das instituições bancárias tradicionais e seus fornecedores também quer mostrar que é “puro sangue” digital.
Afinal, com o avanço das fintechs, a primazia da inovação fugiu um pouco das mãos dos players tradicionais, mesmo com os bancos e entidades financeiras reconhecidas pelo alto investimento em TI. Assim como a consequente fuga de clientes, principalmente os das gerações mais novas, também gerou impactos.
O resultado é a nova configuração do evento, dentro da concepção do Febraban Tech, que significa a ideia de digitalização do setor. Outra novidade é a sua volta ao modo presencial, depois de ter sido totalmente remoto no ano passado, ainda como CIAB.
Essa evolução terá como palco uma nova e inusitada casa: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. E em sua programação trará uma série de experiências imersivas de olho na melhor
comunicação e atendimento aos clientes – especialmente os das gerações mais novas.
Durante os dias do evento, será possível assistir a apresentações, rodas de conversa e cases de assuntos dos mais variados como Inteligência Artificial, Open Banking, Pix, Blockchain, IoT (Internet das Coisas), cibersegurança, privacidade de dados, ciência de dados, Metaverso, NFTs, ativos digitais, sustentabilidade e o onipresente 5G, entre outros temas. Do hype até aquilo que afeta o dia a dia de todos.
E, claro, o Congresso oferece a dieta já conhecida de painéis enquanto a feira de exposição traz estandes dos principais fornecedores do setor e dos sócios da Febraban. Foi criado ainda um espaço bem específico para receber as startups do setor dentro da chamada Arena Fintech.
No primeiro dia, com os portões abrindo às 9 horas, o evento se inicia às 10:30 com representantes de comando da Febraban. São muitos os destaques da programação, entre eles, logo após a abertura, às 10:45, acontece o painel “Presidentes de bancos debatem a nova realidade global e a transformação acelerada”, com Octavio de Lazari (Bradesco), Fausto de Andrade Ribeiro (Banco do Brasil) e Alexandre Abreu (Banco Original). Outro é o debate “Desafios da Hiperpersonalização: Experiências Únicas e Humanizadas de Forma Escalável” com a presença de Álvaro Machado Dias (UNIFESP e Instituto Locomotiva), Juliana Somenzari (Santander Brasil) e Matheus Neto (Diebold) às 14h15.
Na quarta-feira, dia 10, a palestra mais interessante é a “Novos Serviços e Relações Financeiras com o Open Finance” que acontece ao meio-dia com os palestrantes Ivo Mósca (Itaú Unibanco), João André Pereira (Banco Central do Brasil), Karen Machado (Banco do Brasil) e Marcelo Braga (IBM). E, no último dia de Febraban Tech, teremos a pesquisa tradicional da entidade que gerou o debate “Cibersegurança, IA e Open Finance ditam Investimentos” às 10h45 com Estevão Lazanha (Itaú Unibanco), Rodrigo Mulinari (Banco do Brasil) e Sergio Biagini (Deloitte).
Para finalizar, e sair do trivial, é possível mencionar uma apresentação que mostra um possível novo caminho para o evento com a palestra “NFTs, Tokenização de ativos e Economia Criativa” que rola às 10:45 e que conta com Fernando Freitas (Bradesco), Mauricio Magaldi (11:FS) e Uno de Oliveira (Lightfarm Studios).
Serviço
www.febrabantech.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo