book_icon

Softtek aponta cinco vantagens da migração para o SAP S/4Hana

Especialista da multinacional mexicana avalia benefícios da jornada de implementação da solução nas empresas

Softtek aponta cinco vantagens da migração para o SAP S/4Hana

A Transformação Digital é uma realidade irreversível e um processo constante, que pode envolver inúmeros desafios para as empresas. E isso tanto para as que estão iniciando sua jornada digital, quanto para as que já têm processos em andamento, mas buscam migrações tecnológicas. Seja qual for a etapa da jornada onde a empresa estiver, o denominador comum ao tornar seus processos “inteligentes” é maior eficiência, otimização de processos, redução de custos, entre outros benefícios.

Por isso, a implementação de soluções robustas, que abarque todos os processos do negócio, contribuem para que essa jornada seja realizada de forma segura e sustentável, promovendo uma agilidade organizacional nas diferentes áreas da empresa e impactando positivamente em toda a cadeia. “Durante a jornada de Transformação Digital e, mais especificamente, durante a modernização de ERPs, como no caso do SAP ECC para o SAP S/4Hana, é preciso olhar sob o ponto de vista da arquitetura tecnológica que cada empresa possui, protegendo investimentos anteriores. É preciso alinhar a nova solução aos processos de negócio já existentes”, explica Victor Hugo Coutinho Rodrigues, SAP Solutions Expert da Softtek Brasil, multinacional mexicana de TI que atua na América Latina.

A nova plataforma ERP da SAP com tecnologia de dados SAP Hana oferece insights e dados em tempo real, e um acesso mais rápido a todo o volume de dados da empresa

“É impossível falar de jornada SAP S/4Hana sem falar em transformação digital, já que ele é o núcleo central de tal processo nas empresas. Afinal, é a partir de um roadmap que trabalha tanto as informações dos dados transacionais, quanto dos dados analíticos, que surgem os principais benefícios e transformações para as companhias”, completa o executivo.

Ainda segundo Rodrigues, as cinco principais vantagens da jornada da migração para o S/4HANA ao explorar bem os benefícios que a plataforma traz são:

Agilidade nos processos

Uma das grandes vantagens do ERP SAP é que, graças às suas funcionalidades de automação, ele integra todos os processos comerciais e fluxos de trabalho, reestruturando todo o ambiente de TI de maneira centralizada. Isso facilita a visibilidade e permite insights de dados em tempo real, auxiliando no planejamento e tomada de decisões, e beneficiando todos os departamentos da empresa.

Experiência do usuário

Outra grande vantagem do SAP S/4Hana, quando comparado aos ERPs mais antigos, é que através do SAP Fiori a interface de usuário está mais intuitiva e personalizável, proporcionando uma visão geral clara de todos os dados e transações realizadas, tornando a experiência do usuário mais amigável e produtiva.

Inteligência e sustentabilidade

Um modelo de negócio inteligente e sustentável é cada vez mais necessário e requisitado não só por parte dos consumidores, como dos parceiros de negócio. Empresas que investem em ferramentas sustentáveis estão um passo à frente na competitividade. A tecnologia in memory do banco de dados integrado SAP Hana requer menos espaço de armazenamento, reduzindo a “pegada digital” e custos de manutenção.

Além disso, possui ferramentas elaboradas de medição que permitem mensurar pegadas de carbono, possibilitando a adoção de medidas sustentáveis dentro da agenda ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).

Soluções em Nuvem

O SAP S/4Hana permite que o usuário opte por hospedar on-premise ou por soluções em Nuvem pública, híbrida ou privada. Isso possibilita controle do acesso aos dados da empresa, tornando-os mais seguros. Além disso, a solução em nuvem permite acesso em âmbito global, garantindo mais agilidade e flexibilidade.

Data Driven

A nova plataforma ERP da SAP com tecnologia de dados SAP Hana oferece insights e dados em tempo real, e um acesso mais rápido a todo o volume de dados da empresa. Isso permite a realização de análises de big data que auxiliam no planejamento, tomadas de decisões mais rápidas e precisas e na conclusão de transações complexas em pouco tempo.

“Costumo fazer um paralelo da plataforma ECC e do S/4Hana com os celulares antigos e os smartphones. Hoje em dia, a ECC não contempla todas as necessidades e funcionalidades necessárias para uma rotina ágil e efetiva nas empresas. Por isso, buscamos conscientizar nossos clientes e ajudá-los a obter uma migração acelerada e segura para a nova plataforma, preparando a sua organização para uma transição bem-sucedida para a era das empresas inteligentes”, conclui Rodrigues.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.