book_icon

Samsung apresenta novas tecnologias em memória e armazenamento

No evento Flash Memory Summit 2022, que termina amanhã nos EUA, a  fabricante apresentou novos produtos para suprir as necessidades das empresas com o crescimento do Big Data

Samsung apresenta novas tecnologias em memória e armazenamento

A Samsung Electronics, provedora global de tecnologia de memória avançada, apresentou nesta quarta-feira (3/8) uma série de tecnologias de memória e armazenamento de última geração durante o Flash Memory Summit 2022, realizado no Centro de Convenções de Santa Clara (Califórnia), de 2 a 4 de agosto. Em uma palestra intitulada “Inovações de memória navegando na era do Big Data”, a Samsung destacou quatro áreas de avanço tecnológico que impulsionam o mercado de Big Data – movimentação de dados, armazenamento, processamento e gerenciamento de dados – e revelou suas soluções de memória de ponta abordando cada campo.

Petabyte Storage

Para maximizar a eficiência do Data Center em um mundo cada vez mais orientado a dados, a Samsung introduziu uma tecnologia de armazenamento de última geração, ‘Petabyte Storage’. A nova solução permitirá que uma única unidade de servidor embale mais de um petabyte de armazenamento, permitindo que os fabricantes de servidores aumentem drasticamente sua capacidade de armazenamento no mesmo espaço físico com um número mínimo de servidores. A alta utilização do servidor também ajudará a reduzir o consumo de energia.

SSD semântico de memória

A Samsung anunciou seu ‘SSD semântico de memória’, que combina os benefícios de armazenamento e memória DRAM. Aproveitando a tecnologia de interconexão Compute Express Link (CXL) e um cache DRAM integrado, os SSDs semânticos de memória podem alcançar uma melhoria de até 20 vezes na velocidade de leitura aleatória e na latência quando usados ​​em aplicativos de IA e ML. Otimizados para ler e gravar blocos de dados de tamanho pequeno em velocidades dramaticamente mais rápidas, os SSDs semânticos de memória da Samsung serão ideais para o número crescente de cargas de trabalho de IA e ML que exigem processamento muito rápido de conjuntos de dados menores.

Telemetria

À medida que os SSDs se tornam mais amplamente adotados em Data Centers, a tecnologia para gerenciar essas unidades de armazenamento com o mais alto grau de confiabilidade está se tornando cada vez mais crítica. A tecnologia de telemetria da Samsung reúne metadados legíveis por humanos de componentes-chave dentro dos SSDs dos clientes, como flash NAND e DRAM, bem como controladores e firmware de SSD. Com base nesse amplo conjunto de informações de telemetria, os data centers podem detectar e prevenir possíveis problemas antecipadamente, permitindo uma operação mais confiável e eficiente.

SSDs corporativos

A Samsung também anunciou a disponibilidade no mercado de dois SSDs corporativos. Seu PM1743, um homenageado do CES 2022 Innovation Awards, é o primeiro SSD PCIe 5.0 do setor, enquanto o PM1653 é o primeiro SSD SAS 24G, ambos agora em produção em massa. A empresa destacou ainda sua mudança de paradigma SmartSSD e CXL DRAM, que foram projetadas para evitar gargalos nas arquiteturas atuais de memória e armazenamento.

“O setor de TI está enfrentando um novo conjunto de desafios trazidos pelo crescimento explosivo do Big Data, e isso ressalta a importância de um ecossistema robusto e intersetorial”, disse Jin-Hyeok Choi, palestrante e vice-presidente executivo de Memória, Desenvolvimento de Soluções e Produtos na Samsung Electronics. “Estamos comprometidos em desenvolver tecnologias de memória transformadoras que possam trazer mudanças de longo alcance na forma como movemos, armazenamos, processamos e gerenciamos dados para futuros aplicativos de IA, ML e HPC, à medida que navegamos nessas marés desafiadoras junto com parceiros do setor”, finalizou.

Serviço
www.samsung.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.