book_icon

Claroty lança xDome para proteção de ambientes industriais modernos

Solução oferece a facilidade e escalabilidade do SaaS sem comprometer a amplitude ou profundidade dos controles de visibilidade, proteção e monitoramento

Claroty lança xDome para proteção de ambientes industriais modernos

A Claroty, empresa de segurança para sistemas ciberfísicos (CPS) em ambientes industriais, de saúde e comerciais, anunciou nesta terça-feira (2/8) a disponibilidade geral do Claroty xDome, uma nova plataforma de segurança cibernética que impulsiona a resiliência cibernética e operacional para empresas industriais modernas. O Claroty xDome é a primeira solução do setor a oferecer a facilidade e escalabilidade do SaaS sem comprometer a amplitude ou profundidade dos controles de visibilidade, proteção e monitoramento que são parte integrante de toda a jornada de segurança do CPS – especialmente em meio à rápida expansão do CPS por conta da Internet das Coisas Estendida (XIoT).

Resultado da aquisição da Medigate pela Claroty em janeiro de 2022, o xDome marca o próximo passo na missão da empresa de proteger todos os CPS no XIoT

De acordo com o Gartner, com o tempo, as tecnologias que sustentam a infraestrutura crítica tornaram-se mais digitalizadas e conectadas – seja a sistemas de TI corporativos e/ou entre si – criando sistemas ciberfísicos e novos ativos, que também são implementados com diversas vulnerabilidades. O resultado foi um aumento substancial na superfície de ataque para hackers e maus atores de todos os tipos, e os CPS que sustentam a maior parte dessa infraestrutura crítica são sob ataque crescente.

O Gartner ainda prevê que até 2024, 80% das organizações de infraestrutura crítica abandonarão seus provedores de soluções de segurança em silos existentes para combater os riscos ciberfísicos e de TI adotando soluções hiperconvergentes.

O Claroty xDome atende a essa necessidade oferecendo suporte a toda a jornada de segurança do CPS para todas as organizações, independentemente dos tipos de sistemas ciberfísicos que sustentam suas operações, sua fase de maturidade atual ou sua arquitetura de rede. Isso implica:

– Os recursos de descoberta de ativos mais amplos e profundos de qualquer solução SaaS. Um inventário completo de ativos XIoT é fundamental para a segurança do CPS, e alcançá-lo requer a combinação de vários métodos de descoberta de ativos adaptados às necessidades exclusivas de cada ambiente. Enquanto outras soluções SaaS dependem exclusivamente de monitoramento passivo, o xDome oferece isso e outros métodos, oferecendo aos clientes a descoberta efetiva de ativos e a facilidade e escalabilidade do SaaS.

– Suporte de gerenciamento de vulnerabilidade e risco apoiado por pesquisas premiadas. Uma barreira fundamental para a resiliência, as vulnerabilidades são predominantes em ambientes industriais. O xDome elimina essa barreira correlacionando cada ativo com as descobertas do premiado braço de pesquisa Team82 da Claroty e seu banco de dados de falhas conhecidas, fornecendo pontuação de risco personalizada e orientação de correção para que os clientes possam priorizar e mitigar os riscos mais importantes.

– Controles de segmentação de rede que protegem contra riscos crescentes. A segmentação eficaz é essencial para minimizar a exposição a riscos cibernéticos e operacionais, mas implementá-la pode ser difícil e até perigoso devido à complexidade, fragilidade e criticidade do CPS. A xDome enfrenta esse desafio definindo claramente políticas de segmentação que podem ser aplicadas de forma automática e segura por meio da infraestrutura existente.

– Recursos de detecção e resposta para combater ameaças conhecidas e desconhecidas. Reconhecendo que nenhum ambiente é imune a ameaças, a xDome equipa os clientes para identificar e corrigir rapidamente vetores de ataque, identificar e responder a indicadores iniciais de ameaças conhecidas e desconhecidas e integrar esses recursos com ferramentas e fluxos de trabalho SOC existentes.

Indústria 5.0

“Embora a descoberta de ativos seja uma necessidade urgente e como cada empresa inicia sua jornada de segurança, um inventário de ativos por si só não é uma fonte de valor”, disse Yaniv Vardi , CEO da Claroty. “Ao complementar as informações de ativos com gerenciamento de vulnerabilidades e riscos, as organizações podem adotar uma posição muito mais vantajosa: desde a reação a ameaças cibernéticas e incidentes que já existem na rede, até a prevenção proativa de que eles aconteçam. A mudança é fundamental para alcançar a resiliência cibernética e operacional, e o xDome capacita nossos clientes a fazer isso. Um grama de prevenção vale mais que um quilo de cura”, comentou.

Resultado da aquisição da Medigate pela Claroty em janeiro de 2022, o xDome marca o próximo passo na missão da empresa de proteger todos os CPS no XIoT, combinando a experiência de domínio profundo da Claroty e da Medigate e tecnologias especializadas para ambientes industriais e de saúde em uma única plataforma.

“Quando tivemos a oportunidade de ver a nova solução xDome da Claroty, ficamos muito empolgados com o que vimos”, disse Ivan Low, gerente-geral da SecureCraft Singapore. “O xDome é uma solução completa para muitos clientes que estão adotando a Indústria 4.0 e migrando para o Indústria 5.0, bem como adotando soluções de construção inteligente para seus sistemas de gerenciamento predial para o XIoT”, finalizou.

Serviço

www.claroty.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.