book_icon

Trend Micro cria subsidiária para proteger carros elétricos conectados

A recém-criada VicOne conta com parceria da Microsoft para o gerenciamento do Cloud Computing e dos recursos de Inteligência Artificial

Trend Micro cria subsidiária para proteger carros elétricos conectados

A Trend Micro,provedora global de soluções de cibersegurança, apresentou ao mercado automotivo a sua mais nova subsidiária: VicOne, criada para enfrentar os diferentes cenários de ameaças que já assombram os carros elétricos e conectados. Um terreno fértil para o cibercrime, uma vez que a previsão é que mais de 400 milhões de veículos desse tipo deverão estar rodando pelas estradas de todo o mundo até 2025. “Na Trend Micro, somos impulsionados pelo desejo de proteger o mundo conectado. À medida que nos concentramos nessa missão, somos levados a explorar novos modelos de negócios que se encaixam na cadeia de suprimentos”, destaca Eva Chen, CEO e cofundadora da Trend Micro. “Com a VicOne, antecipamos uma necessidade urgente de OEM (Original Equipment Manufacturer) para uma segurança cibernética automotiva aprimorada”, completou.

A VicOne oferecerá soluções completas de segurança para o ecossistema automotivo, incluindo a habilitação de segurança by design, gerenciamento de riscos, assim como detecção e resposta a ameaças

Os veículos elétricos estão cada vez mais expostos a ameaças digitais remotas em uma série de novos cenários de ataque. Os OEMs, fabricantes originais de equipamentos, devem, urgentemente, incluir proteções abrangentes de segurança cibernética em seu ecossistema para atender a norma reguladora das Nações Unidas, WP.29 (ONU – R155).

Os Centros de Operações de Segurança veicular (SOCs) são um passo vital para as montadoras que buscam cumprir as medidas regulatórias, oferecendo maior detecção e resposta a ameaças para carros que operam via software. O SOC da VicOne integra os serviços de IoT do Microsoft Azure para obter telemetria e outras informações importantes de segurança de automóveis conectados, analisando as ameaças e possíveis violações de segurança.

“A cibersegurança é parte integrante do ecossistema de veículos elétricos (EV, Electric Vehicle). A Microsoft fornece um serviço de plataforma aberta e abrangente, com uma mentalidade de Zero Trust “, disse Soren Lau, gerente-geral de Soluções e Parcerias em IoT da Microsoft para Ásia, Europa, Oriente Médio e África. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Trend Micro e a VicOne, habilitando soluções de segurança de ponta a ponta para a telemática de veículos elétricos por meio dos recursos do Microsoft Cloud e de IA dos serviços do Azure IoT”, observou.

O Gartner também sugere que a indústria automotiva deve “fechar parceria com especialistas em segurança cibernética que possam avaliar e propor uma ampla gama de contramedidas. Pense no futuro, faça o máximo para mitigar todas as ameaças listadas pela regulação — isso fará com que você esteja um passo à frente dos cibercriminosos.”

Como parte desses esforços, a Trend Micro fechou, recentemente, uma parceria estratégica com o Consórcio MIH, que é uma aliança de plataformas para veículos elétricosliderada pelo Grupo Foxconn Technology. A iniciativa ganhou reforço do projeto SOAFEE (Scalable Open Architecture for Embedded Edge), colab da indústria que visa promover uma arquitetura nativa da nuvem para o desenvolvimento de veículos geridos por software.

“Veículos guiados por software são o futuro da indústria automotiva global e uma força motriz para acelerar o desenvolvimento de aplicações inovadoras para os setores de transporte e tecnologia”, ressalta Dipti Vachani, vice-presidente sênior e gerente-geral da Linha de Negócios Automotivos e IoT da Arm. “Ao se juntar a outros líderes da indústria automotiva, como um novo membro da SOAFEE, a VicOne está trazendo importantes conhecimentos dos padrões de segurança para ajudar a garantir um futuro mais seguro para a indústria automotiva”, afirmou.

A VicOne oferecerá soluções completas de segurança para o ecossistema automotivo, incluindo a habilitação de segurança by design, gerenciamento de riscos, assim como detecção e resposta a ameaças. A potência combinada de um SOC de veículo, segurança Over-the-Air (OTA), teste de Penetração as a Service (Penetration Test as a Service, PTaaS) e gerenciamento de vulnerabilidade automotiva ajudarão os analistas a enxergar e responder os incidentes de maneira mais rápida e efetiva.

Serviço
www.trendmicro.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.