book_icon

Investimentos em Inteligência Artificial aceleram crescimento dos negócios

A pandemia foi um processo de impulsionamento e aceleração para muitos setores. Na medicina, a necessidade global de elaboração de vacinas para o combate do vírus, incitou trabalhos e pesquisas exaustivas para que a produção laboratorial avançasse a passos largos. Já no setor de negócios, a nova realidade foi desafiadora e provocou empreendedores a darem saltos maiores, tanto para o ambiente técnico quanto para o gestor. Nesse contexto, não é tão difícil encontrar motivos para o crescimento relevante de investimentos em tecnologia.

Com um possível lucro de 62,5 bilhões de dólares para 2022, as empresas que já apostam em tecnologia visam investimentos ainda maiores e serviços cada vez mais automatizados. Segundo estudo da consultoria Gartner Group, que levou em conta a opinião de CEOs ao redor do mundo, a previsão para 2025 é de que metade das empresas do mundo atinjam um grau elevado na implementação de tecnologias de inteligência artificial.

É possível projetar, portanto, para o cenário futuro, que o mercado demandará cada vez mais empresas capazes de acompanhar os avanços da tecnologia mais automatizada. Apesar de ser um processo que avança com velocidade, a implantação da I.A em tantas empresas e de forma tão naturalizada continua sendo um processo que demanda tempo e esforço, e ainda sim muito necessário.

O estudo em questão, também destacou as áreas baseadas em I.A que foram alvos de investimentos intensificados e que tiveram grande utilidade para as empresas em 2021, e que têm estimativas ainda maiores para 2022. Dentre as que conquistaram mais espaço, estão os assistentes virtuais e a gestão de conhecimento, chegando a representar 14% e 31% respectivamente do total previsto para este ano.

Ambos os números são conscientes e uma consequência das necessidades apresentadas pelas empresas atualmente. O número de corporações que concentram seus esforços em aumentar os números com auxílio da tecnologia está em crescimento exponencial desde o ano de 2019. A tendência é que o percentual continue a crescer, o Brasil é um exemplo claro do avanço da IA no mercado, já que em 2021, segundo o levantamento encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult, 40% das empresas brasileiras já faziam uso pleno da Inteligência Artificial.

Os investimentos podem começar de maneira tímida como na implementação de um chatbot como assistente virtual, e ir até uma consultoria especializada de análise de dados e automação de processos, por menor que seja o investimento as chances de obter um bom retorno da IA. são altas e explícitas. Não há regras para o avanço, somente necessidades criadas pelo contexto social e a necessidade do mercado de se adaptar a ele, somente as empresas capazes de acompanhar e se adequar a esses requisitos terão boas chances de continuarem competitivas.

Por Mariana Mangueira, produtora de conteúdo na Dataside.

Dataside

Gartner Group

Inteligência Artificial

investimentos em tecnologia

Mariana Mangueira

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento