book_icon

Escritório inteligente é tendência no universo corporativo em 2022

Gerir escritórios é uma tarefa que se tornou complexa nos últimos tempos. A atividade hoje em dia está relacionada, mais do que nunca, com a tecnologia e todos os benefícios que ela pode trazer para o espaço físico de uma empresa, tanto para os gestores como para os funcionários.

A Transformação Digital chegou nos escritórios
O setor de Tecnologia da Informação no Brasil, que engloba os mercados de software, serviços, hardware e as exportações do segmento, cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões em 2020. Segundo estudo realizado pela Abes, o País subiu uma posição no ranking mundial de TI, da 10ª colocação em 2019 para a 9ª em 2020, e manteve a liderança no mercado latino-americano, com 44% de participação na região. O que comprova a aceleração de adoções de tecnologia, em diversos setores da economia.

Uma pesquisa do Great Place to Work (GPTW) com 2 mil empresas de diferentes portes e setores no país revela que 40% ainda não definiram como será o novo regime de trabalho nos escritórios. Apenas 30% já estabeleceram uma política pós-pandemia, e, destas, 77,7% adotaram o híbrido.

Mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia, a volta gradual ao presencial está acontecendo e nos escritórios a realidade de adoção de tecnologias também é verdadeira. Os gestores estão implementando novos modelos dentro dos seus ambientes para torná-los mais inteligentes, automatizados, dinâmicos, econômicos e realmente úteis para aqueles que o utilizam. Não me refiro somente a software como os apps de agendamento de mesas, salas de reunião, de certa forma superficiais, mas sim a ferramentas e gadgets totalmente completos que tornam os escritórios embasados a dados reais de utilização e que permitem uma gestão com assertividade e inteligência.

Olhando pela ótica dos gestores, gerir os locais de trabalho fundamentados em ferramentas que geram dados resulta em uma gestão assertiva e muda completamente o modelo de gestão. Por meio de informações analíticas de uso em tempo real, os líderes conseguem estabelecer processos preditivos, tomar decisões muito mais seguras e assertivas, prevenir crises e antever possíveis entraves.

Você já pensou em monitorar itens como os dias de mais e menos uso do escritório, as preferências de cada funcionário, como estão sendo utilizados os espaços de reunião, as peculiaridades tanto individuais como dos times? Antigamente, a área de Facilities se atentava apenas com o funcionamento do ar condicionado, das máquinas e tudo que compunha o local de trabalho. Agora essa realidade mudou drasticamente – ao ter em mãos dados valiosos, o RH consegue promover ações mais focadas nas necessidades dos funcionários, gerando muito mais engajamento, sentimento de pertencimento e cuidando da saúde mental dos colaboradores.

Jornada 360º
Quando falamos de tecnologia, logo sabemos que ela traz muitas facilidades para o dia a dia das pessoas. Para os colaboradores, ter uma jornada completa de trabalho, do início ao fim do expediente, melhora significativamente a experiência com a empresa. Facilitadores como agendar o fretado, agendar salas, mesas e até refeitório são ações completamente novas ainda no universo corporativo, mas que tendem a prevalecer no mercado por trazer comodidade e modernidade para as companhias. Além de estar à frente do mercado, empresas que implementam esse tipo de ferramenta como dinâmica do dia a dia melhoram sua imagem perante todos os funcionários. Uma via de mão dupla.

Manter o local de trabalho analógico não deve ser mais opção para os líderes. Investir em tecnologias que apoiam estrategicamente a gestão do todo é uma das fortes tendências para 2022. Ter uma visão holística da rotina de trabalho torna a tomada de decisão mais assertiva e segura – e isso só é possível por meio de ferramentas inteligentes que dão todo o respaldo para os gestores conhecerem a fundo e em tempo real a dinâmica de trabalho, evitando decisões erradas ou precipitadas e fazendo com que o negócio expanda e se torne cada vez mais maduro frente aos concorrentes.

Por Fabio Farias Di Mauro, diretor de Desenvolvimento de Negócios na Neowrk.

 

escritório inteligente

Fabio Farias Di Mauro

Neowrk

Transformação Digital

universo corporativo em 2022

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento