book_icon

Escritório inteligente é tendência no universo corporativo em 2022

Gerir escritórios é uma tarefa que se tornou complexa nos últimos tempos. A atividade hoje em dia está relacionada, mais do que nunca, com a tecnologia e todos os benefícios que ela pode trazer para o espaço físico de uma empresa, tanto para os gestores como para os funcionários.

A Transformação Digital chegou nos escritórios
O setor de Tecnologia da Informação no Brasil, que engloba os mercados de software, serviços, hardware e as exportações do segmento, cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200,3 bilhões em 2020. Segundo estudo realizado pela Abes, o País subiu uma posição no ranking mundial de TI, da 10ª colocação em 2019 para a 9ª em 2020, e manteve a liderança no mercado latino-americano, com 44% de participação na região. O que comprova a aceleração de adoções de tecnologia, em diversos setores da economia.

Uma pesquisa do Great Place to Work (GPTW) com 2 mil empresas de diferentes portes e setores no país revela que 40% ainda não definiram como será o novo regime de trabalho nos escritórios. Apenas 30% já estabeleceram uma política pós-pandemia, e, destas, 77,7% adotaram o híbrido.

Mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia, a volta gradual ao presencial está acontecendo e nos escritórios a realidade de adoção de tecnologias também é verdadeira. Os gestores estão implementando novos modelos dentro dos seus ambientes para torná-los mais inteligentes, automatizados, dinâmicos, econômicos e realmente úteis para aqueles que o utilizam. Não me refiro somente a software como os apps de agendamento de mesas, salas de reunião, de certa forma superficiais, mas sim a ferramentas e gadgets totalmente completos que tornam os escritórios embasados a dados reais de utilização e que permitem uma gestão com assertividade e inteligência.

Olhando pela ótica dos gestores, gerir os locais de trabalho fundamentados em ferramentas que geram dados resulta em uma gestão assertiva e muda completamente o modelo de gestão. Por meio de informações analíticas de uso em tempo real, os líderes conseguem estabelecer processos preditivos, tomar decisões muito mais seguras e assertivas, prevenir crises e antever possíveis entraves.

Você já pensou em monitorar itens como os dias de mais e menos uso do escritório, as preferências de cada funcionário, como estão sendo utilizados os espaços de reunião, as peculiaridades tanto individuais como dos times? Antigamente, a área de Facilities se atentava apenas com o funcionamento do ar condicionado, das máquinas e tudo que compunha o local de trabalho. Agora essa realidade mudou drasticamente – ao ter em mãos dados valiosos, o RH consegue promover ações mais focadas nas necessidades dos funcionários, gerando muito mais engajamento, sentimento de pertencimento e cuidando da saúde mental dos colaboradores.

Jornada 360º
Quando falamos de tecnologia, logo sabemos que ela traz muitas facilidades para o dia a dia das pessoas. Para os colaboradores, ter uma jornada completa de trabalho, do início ao fim do expediente, melhora significativamente a experiência com a empresa. Facilitadores como agendar o fretado, agendar salas, mesas e até refeitório são ações completamente novas ainda no universo corporativo, mas que tendem a prevalecer no mercado por trazer comodidade e modernidade para as companhias. Além de estar à frente do mercado, empresas que implementam esse tipo de ferramenta como dinâmica do dia a dia melhoram sua imagem perante todos os funcionários. Uma via de mão dupla.

Manter o local de trabalho analógico não deve ser mais opção para os líderes. Investir em tecnologias que apoiam estrategicamente a gestão do todo é uma das fortes tendências para 2022. Ter uma visão holística da rotina de trabalho torna a tomada de decisão mais assertiva e segura – e isso só é possível por meio de ferramentas inteligentes que dão todo o respaldo para os gestores conhecerem a fundo e em tempo real a dinâmica de trabalho, evitando decisões erradas ou precipitadas e fazendo com que o negócio expanda e se torne cada vez mais maduro frente aos concorrentes.

Por Fabio Farias Di Mauro, diretor de Desenvolvimento de Negócios na Neowrk.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.