book_icon

Instituto Daryus apresenta certificações para atuar na área de Cibersegurança

Profissionais são responsáveis por proteger o ambiente virtual das empresas, garantindo assim a segurança contra ataques cibernéticos

Instituto Daryus apresenta certificações para atuar na área de Cibersegurança

O número de ataques cibernéticos, vazamentos de dados e infecções por ransomware tem aumentado nos últimos anos e a demanda por profissionais de cibersegurança é muito alta. De acordo com dados do (ISC), o Brasil possui um déficit de 441 mil profissionais desse segmento, que são responsáveis por protegerem o espaço cibernético das organizações usando diferentes estratégias e técnicas de defesa.

A capacitação para desempenhar essa profissão inclui, além de uma pós-graduação, algumas certificações, que podem variar de acordo com os objetivos do profissional. Pensando nisso, o Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista – IDESP, escola de negócios referência em cibersegurança, gestão de riscos e continuidade de negócios, lista as principais certificações para quem deseja atuar nesta área que está em alta no Brasil e no mundo.

“A ausência de um especialista em cibersegurança pode causar prejuízos para as empresas, ainda mais aquelas que lidam com uma grande quantidade de dados. O mercado vem sentindo a necessidade de profissionais qualificados e habilitados para lidar com segurança ofensiva e defensiva, visando minimizar a superfície de ataques. Nesse contexto, certificações na área são importantes para quem possui interesse em atuar na profissão, pois elas são uma forma de validar a capacidade técnica do profissional”, pontua Cristian Souza, professor no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e consultor de Cyber Security na Daryus Consultoria.

A escolha de uma certificação depende de fatores como a subárea de atuação do profissional e sua experiência

De acordo com um levantamento do Global Digital Trust Insights Survey, da PwC, 83% das organizações brasileiras preveem um aumento nos gastos em cibersegurança em 2022. Já no mundo, esse percentual é de 69%. Ainda segundo o levantamento, 45% das empresas no Brasil estimam um aumento de 10% ou mais nos investimentos em segurança de dados.

Com isso, existe uma variedade de certificações para os profissionais que buscam aprendizado na área de cibersegurança, principalmente para quem já atua em testes de intrusão. A escolha de uma certificação depende de fatores como a subárea de atuação do profissional e sua experiência. Confira abaixo algumas das provas de certificação mais conhecidas:

Fundamentos: as provas dessa categoria são indicadas para profissionais de segurança em início de carreira, que necessitam de uma base para atuar nesse segmento. Confira abaixo as certificações indicadas para esse nível:
Security+ – CompTIA
Information Security Foundation based on ISO IEC 27001 (ISFS) – EXIN
Ethical Hacking Foundation – EXIN

Nível intermediário: as provas dessa categoria são indicadas para profissionais que já possuem uma experiência na área de segurança da informação. Confira abaixo as opções de certificações:
Pentest + – CompTIA
Certified Ethical Hacker (CEH) – EC-Council
Offensive Security Certified Professional (OSCP) – Offensive Security
GIAC Penetration Tester (GPEN)

Nível avançado: nessa categoria o profissional precisa atuar no mercado há algum tempo e ter experiência em áreas como gerenciamento de riscos. Confira abaixo as opções para esse nível:
CISSP – (ISC)²
CISM – ISACA

Segundo Souza, os objetivos na carreira e o momento profissional podem influenciar na escolha da certificação. “Em sites como LinkedIn, por exemplo, o profissional consegue pesquisar as siglas das certificações, sendo possível identificar quais áreas possuem maior empregabilidade.”

Além disso, é importante o candidato se atentar aos conteúdos exigidos em cada exame. Geralmente nos sites dos fornecedores é possível encontrar simulados e materiais sobre os tópicos abordados nas certificações.

Serviço
idesp.com.br/pos_graduacao/cyber-security
www.daryus.com.br/pos-graduacao
www.daryus.com.br/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.