book_icon

Samsung lança memória gráfica com velocidade de 24 Gbps

A nova memória foi projetada para melhorar significativamente o desempenho das placas gráficas de próxima geração de notebooks e consoles de videogames

Samsung lança memória gráfica com velocidade de 24 Gbps

A Samsung Electronics, fabricante de memória avançada, anunciou nesta quinta-feira (14/7) que iniciou a amostragem da primeira DRAM Graphics Double Data Rate 6 (GDDR6) de 16 gigabits (Gb) do setor, com velocidades de processamento de 24 gigabits por segundo (Gbps). Construída com base no processo de terceira geração de classe de 10 nanômetros (1z) da Samsung, usando tecnologia ultravioleta extremo (EUV), a nova memória foi projetada para melhorar significativamente o desempenho gráfico para placas gráficas de próxima geração (Video Graphics Arrays), notebooks e consoles de videogames, bem como aplicativos baseados em Inteligência Artificial e sistemas de computação de alto desempenho (HPC).

A DRAM GDDR6 pode transferir até 1,1 terabytes (TB) de dados, ou cerca de 275 filmes Full HD, em apenas um segundo

“A explosão de dados que agora está sendo impulsionada pela IA e o Metaverso está aumentando a necessidade de maiores recursos gráficos que podem processar grandes conjuntos de dados simultaneamente, em velocidades extremamente altas”, disse Daniel Lee, vice-presidente executivo da equipe de Planejamento de Produtos de Memória da Samsung. Eletrônics. “Com nosso primeiro GDDR6 de 24 Gbps do setor agora em amostragem, esperamos validar o DRAM gráfico em plataformas de GPU de próxima geração para trazê-lo ao mercado a tempo de atender a uma nova demanda”, comentou.

Projetado com um design de circuito inovador e um material isolante altamente avançado (High-K Metal Gate; HKMG) que minimiza o vazamento de corrente, o GDDR6 de 24 Gbps da Samsung fornecerá velocidades 30% mais rápidas em comparação com o produto anterior de 18 Gbps. Quando integrada a uma placa gráfica premium, a DRAM GDDR6 pode transferir até 1,1 terabytes (TB) de dados, ou cerca de 275 filmes Full HD, em apenas um segundo.

Projetada para ser totalmente compatível com as especificações JEDEC, a DRAM GDDR6 da Samsung será compatível com todos os designs de GPU, facilitando a ampla adoção do mercado em uma ampla gama de soluções gráficas.

A nova linha GDDR6 da Samsung também apresentará opções de baixo consumo de energia que ajudam a prolongar a vida útil da bateria dos notebooks. Utilizando a tecnologia de comutação dinâmica de tensão (DVS) que ajusta a tensão de operação dependendo dos requisitos de desempenho, a Samsung fornecerá versões de 20 Gbps e 16 Gbps com eficiência de energia aproximadamente 20% maior em 1,1 V, em comparação com o padrão da indústria de 1,35 V GDDR6.

Serviço
www.samsung.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.