book_icon

No Senac, o número de inscritos na graduação em Ciência da Computação dobrou em 2022

Na área da tecnologia, busca por cursos de formação acompanha o grande aumento das oportunidades de trabalho

No Senac, o número de inscritos na graduação em Ciência da Computação dobrou em 2022

Ainda que a importância e as contribuições da Ciência para o desenvolvimento da humanidade sejam inquestionáveis, foi durante a pandemia que ela passou a receber maior crédito, reconhecimento e atenção por parcelas mais amplas da sociedade. Mas se engana quem pensa que a imagem do cientista enquanto profissional que lida com tubos de ensaio e microscópios é a única que tem ganhado destaque nos últimos anos: com o avanço a passos cada vez mais largos da tecnologia, os cientistas desta área também têm adquirido maior relevância na formatação da vida como se conhece.

Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar o cotidiano mais básico das pessoas sem a utilização da tecnologia — o simples acesso à internet, às redes sociais e ao streaming de filmes e música são algumas das atividades que não existiriam sem ela.

As maiores possibilidades para continuar trabalhando mesmo em regime remoto são apenas mais um fator que poderia justificar o alto interesse de jovens profissionais pelas carreiras na área

Naturalmente, dos dispositivos completamente assimilados como os celulares e os computadores, até as aplicações mais modernas de Inteligência Artificial nas áreas da saúde e da educação, por exemplo, as oportunidades profissionais que acompanham — e promovem — essas tecnologias não param de crescer.

Neste sentido, diante de tantas ofertas e vagas, há também muitos cursos que preparam jovens profissionais para ocupá-las. Entre os mais procurados estão aqueles já conhecidos do público em geral, como Análise de Sistemas ou Ciência da Computação, mas Thiago Ribeiro, coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário Senac, indica que outros cursos com focos mais específicos podem ser igualmente interessantes. Sistemas para Internet e Desenvolvimento de Jogos Digitais são os exemplos citados, que, segundo o coordenador, “também formam profissionais bem valiosos para o mercado”.

Ribeiro ainda aponta que o aumento recente da procura por cursos na área da tecnologia é notável. “Em 2022, a graduação em Ciência da Computação teve o dobro de inscritos com relação aos anos anteriores”, diz o também docente no curso, que acredita que tamanho crescimento se deve ao fato de que a área da tecnologia foi “uma das menos afetadas pelos problemas do isolamento, com mais facilidade para trabalho remoto e descentralizado.”.

No entanto, as maiores possibilidades para continuar trabalhando mesmo em regime remoto são apenas mais um fator que poderia justificar o alto interesse de jovens profissionais pelas carreiras na área. Para Ribeiro, a aproximação com tecnologia já é algo que vem acontecendo naturalmente, sendo possível notá-la de duas maneiras: “primeiramente, toda empresa, independente do seu setor, possui um grande departamento de tecnologia. Em segundo lugar, vem todo um mercado que é essencialmente uma empresa de tecnologia, apesar de atuar em outras áreas, como Netflix, Uber e as fintechs. As pessoas percebem este movimento e o aumento da demanda por profissionais de TI no mercado”, conclui.

Centro Universitário Senac
A instituição está atenta às principais tendências e inovações no Ensino Superior, considerando, por exemplo, o aprendizado a partir de um modelo mais flexível, com atividades presenciais e não presenciais, que poderão ajudar na organização da rotina dos estudantes.

Além disso, os cursos do Centro Universitário Senac possuem forte conexão com o mercado de trabalho, pois promovem diálogos sobre carreira e empregabilidade, programas de orientação profissional e oportunidade de internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais, além de estimular o potencial empreendedor dos jovens, a cidadania e as habilidades socioemocionais importantes para a vida e o trabalho.

Nota máxima no MEC
Com nota máxima no MEC, reconhecimento nacional e internacional, a instituição conta com diferenciais, tais como: vivências por meio de projetos, foco no desenvolvimento de competências necessárias para a vida e para o mercado de trabalho, a partir de espírito crítico e investigativo, resolução de problemas, empatia e desenvolvimento sustentável.

O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o Vestibular Digital 2022.2 até 19/8. Com opções de cursos em diferentes áreas do conhecimento. Para participar, os interessados poderão optar pela realização de uma redação online ou utilizar os resultados obtidos no Enem entre 2009 e 2021. As inscrições podem ser feitas no site e a taxa custa R$ 25,00.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.