book_icon

Dalca Brasil desenvolveu projeto de central de paletização robotizada para a Selmi

Solução desenvolvida pela empresa gaúcha permite ganhos robóticos e logísticos em paletização industrial

Dalca Brasil desenvolveu projeto de central de paletização robotizada para a Selmi

Em um movimento inédito de parceria, a Dalca Brasil, empresa de Bento Gonçalves-RS referência em células robóticas e indústria 4.0, aplicou seu know-how de mais de três décadas no parque fabril de uma das mais tradicionais empresas de pastifícios do País, a Selmi. A solução projetada e desenvolvida trata-se de uma central de paletização robotizada, instalada na unidade da empresa paulista em Sumaré (SP).

Além disso, a solução também proporcionou ganhos sustentáveis: redução no uso de plástico durante a operação e melhora no quesito armazenagem  

Detentora de marcas nacionalmente conhecidas, como Renata e Galo, a Selmi buscou na Dalca formas de sanar gargalos robóticos e logísticos dentro da planta industrial, a partir da verificação da necessidade de implementação de células de paletização robotizadas. A solução desenvolvida fez com que processos até então manuais se concentrassem em uma central de paletização, reduzindo o transporte de paletes e, consequentemente, o tempo dos processos produtivos.

“Fomos até a empresa para estudar o layout e a planta da fábrica. A grande dificuldade foi atender o grande número de SKUs (Stock Keeping Unit, termo em inglês que significa “unidade de manutenção de estoque”) e transportar todos os produtos para a central de paletização sem interromper o fluxo logístico da empresa, pois a fábrica seguiu operando. Foi feito um transporte aéreo dos itens”, explica o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré.

Chamada tecnicamente de FlexPall 2R180, a célula de paletização robotizada levou cerca de um ano para ser desenvolvida e foi instalada no final de 2020. “A empresa tinha várias linhas de produção e cada uma possuía um processo manual. Com a central e a paletização automática, foi possível obter ganhos na movimentação interna, pois antes eram operadas linhas independentes que, além de paletizar, exigiam transporte interno. Certamente é um excelente case de robótica e de logística”, considera Dal Fré.

Além disso, a solução também proporcionou ganhos sustentáveis: redução no uso de plástico durante a operação e melhora no quesito armazenagem. “O menor uso de plástico para embalar os paletes com certeza é um ganho importante, pois é um material que não agrega ao produto final”, comenta. Outro ponto positivo foi que, a partir da redução no número de colaboradores envolvidos no processo manual anterior, se tornou possível otimizar as funções e a produtividade de cada um deles dentro da empresa.

Para a Selmi, esse investimento em tecnologia industrial vai ao encontro da filosofia empresarial de constante modernização a aperfeiçoamento de processos. “Somos uma empresa com 135 anos história, que sempre investiu muito em tecnologia produtiva, de processos de qualidade, capacidade de estocagem e expedição e em transelevadores. Tudo isso forma um conjunto que permite ter um dinamismo maior no faturamento e, com isso, a empresa cresce a percentuais altos, com uma média acima de 10% ao ano. Essa solução implementada pela Dalca conferiu ganhos na otimização de pessoal e, consequentemente, na produtividade e velocidade de operações. É algo bem notório e significativo dentro dos nossos processos industriais”, pontua o CEO da Selmi, Ricardo Oliveira Selmi.

Crédito das imagens: Mateus Foleto

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.