book_icon

SAS adquire Kamakura para impulsionar inovações em tecnologia como apoio ao setor financeiro

Ressaltando o crescimento do SAS em soluções específicas para o segmento, a aquisição possibilitará aumentar, consideravelmente, a cobertura do portfólio de soluções de risco

SAS adquire Kamakura para impulsionar inovações em tecnologia como apoio ao setor financeiro

O SAS, empresa global de Analytics e IA, adquiriu a Kamakura Corporation, de Honolulu (EUA). De capital privado, a Kamakura oferece software especializado, dados e consultoria que ajudam organizações financeira – bancos, seguradoras, gestores de ativos, fundos de pensão e mais – a gerenciar diversos riscos financeiros.

A decisão de investimento do SAS reflete o otimismo pós-pandêmico ainda ofuscado pela guerra, rupturas implacáveis nas cadeias de suprimentos e o fim de diversos programas de segurança financeira e social que nasceram com a pandemia. O aumento da inflação e a recessão surgiram como Nuvens carregadas no horizonte financeiro, sinalizando possíveis turbulências à frente – um momento para que empresas financeiras, grandes e pequenas, examinarem com cuidado os riscos de liquidez e outros riscos em seus portfólios.

Esta aquisição é uma extensão de enormes investimentos já realizados na plataforma de gestão de risco baseada em Nuvem do SAS e em soluções integradas  

“Esta aquisição é uma extensão de enormes investimentos já realizados na plataforma de gestão de risco baseada em Nuvem do SAS e em soluções integradas”, diz o cofundador e CEO do SAS, Jim Goodnight. “Ela sinaliza nossa intenção de antecipar soluções de risco que irão mudar o mercado para solucionar os principais e mais urgentes desafios que nossos clientes financeiros enfrentam. Prevemos que a força resultante da tecnologia SAS combinada com os modelos de análise de risco e crédito da Kamakura se comprovará ainda mais poderosa do que a soma de suas partes”.

Com a aquisição da Kamakura, o SAS visa entregar um portfólio inigualável de soluções de risco integradas, especialmente na gestão de ativos e passivos (ALM), e servir outros aspectos da indústria de serviços financeiros.

“O valor sinergético na fusão de dois portfólios de tecnologia de risco altamente complementares é inegável para qualquer um familiarizado com SAS e Kamakura; é como encaixar as peças de um quebra-cabeças”, afirma Sidhartha Dash, diretor de pesquisa da Chartis. “Unir a força da Kamakura – ALM robusta e capacidade de risco da taxa de juros, modelos proprietários e sofisticados de crédito e dados de risco – com as capacidades premiadas do SAS em gestão de risco de crédito e integração financeira e de risco no SAS Viya é uma combinação poderosa para soluções em todo o balanço patrimonial”.

Uma visão única
A Kamakura é conhecida pela visão pioneira e rigor quantitativo. Por mais de três décadas, a empresa se especializa em software e dados de gestão de risco para os setores bancário e de seguros. As duas ofertas atuais são:

Kamakura Risk Management (KRM). A KRM está entre os sistemas de gestão de risco mais avançados e completamente integrados para ALM disponíveis no mercado. O software oferece avaliação no nível da transação, simulação, teste de estresse e análise de fluxo de caixa.

Kamakura Risk Information Services (KRIS). Um software como serviço (SaaS), baseado em Nuvem, que oferece uma assinatura de serviço de dados que provê dados de risco de crédito e Analytics que ajudam empresas e países a prever margens de crédito e calcular probabilidades de inadimplência com base em modelos proprietários.
A aquisição traz as capacidades destas soluções para o SAS, junto com executivos, equipe de liderança, colaboradores e fornecedores da Kamakura – um acúmulo considerável de conhecimento especializado em riscos quantitativos, que levaria anos para se reunir no mercado atual.

Dois lados da mesma moeda
A Kamakura escolheu o SAS justamente por se alinhar com sua cultura direcionada por dados e pesquisa, e pela excelência mútua em modelagem e Analytics, de acordo com o CEO e chairman da Kamakura, Don van Deventer, que fundou a empresa em 1990.

Ele afirma que o SAS e a Kamakura compartilham da mesma filosofia, que gerencia, com sucesso, risco financeiro, enquanto otimiza retornos e atende às exigências regulatórias, entrega pesquisas líderes da indústria, análises sólidas, aplicações totalmente integradas, execução impecável e resultados quantificáveis.

“Entrar para a família SAS representa um importante novo capítulo nos 32 anos de história da Kamakura”, diz van Deventer. “Juntas, nossas culturas irão gerar sinergias para alimentar inovações para clientes e mercados. Em termos mais concretos, agregar a tecnologia nativa de Nuvem SAS Viya, capacidades de domínio de risco e interfaces intuitivas e fáceis à propriedade intelectual da Kamakura irá gerar uma oferta ALM de alto padrão que mudará o mercado”.

Ao lado de van Deventer, aclamado autor de quatro livros sobre riscos, a liderança da Kamakura inclui o diretor de pesquisa, Robert Jarrow, renomado no campo de risco quantitativo pela co-criação de duas proeminentes estruturas de modelagem de risco: o modelo de taxa de juros Heath-Jarrow-Morton e o modelo de risco de crédito de forma reduzida Jarrow-Turnbull. Tanto van Deventer quanto Jarrow, junto ao COO da Kamakura, Martin Zorn, irão integrar a equipe do SAS para facilitar a transição e liderar o desenvolvimento futuro de ALM e ofertas de balanço integradas, e outros avanços em soluções de risco.

“A gestão, tradicionalmente fragmentada, de ativos e passivos e balanços nas organizações financeiras estão se tornando custo-proibitivas e insustentáveis”, diz Troy Haines, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa de risco e soluções quantitativas do SAS. “Ampliar e combinar as décadas de experiência em gestão de riscos e soluções financeiras do SAS com as capacidades avançadas de ALM da Kamakura é a melhor maneira de sustentar os fardos regulatórios de risco da indústria e promover decisões baseadas em dados”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.