book_icon

Pesquisa da Nokia mostra como CSPs buscam monetizar redes 5G

73% dos provedores de serviços de comunicação dizem que abrir sua rede, por meio da exposição da API, é uma das cinco principais prioridades operacionais

Pesquisa da Nokia mostra como CSPs buscam monetizar redes 5G

Uma pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason revelou que a exposição da API de rede é uma das cinco principais prioridades para 73% dos provedores de serviços de comunicação (CSPs), que estão se voltando para APIs abertas (interface de programação de aplicativos) e SDK (desenvolvimento de software kits) para permitir que desenvolvedores de software criem programas que ofereçam novos serviços 5G aos clientes.

Além disso, a pesquisa constatou que cerca de 60% dos desenvolvedores de software desejam escrever programas de software que permitam aos desenvolvedores enriquecer seus aplicativos para clientes com novos serviços, como qualidade aprimorada sob demanda.

No mundo 5G, um novo ecossistema digital está surgindo, com várias cadeias de serviços de hiperescaladores, infraestrutura, redes e aplicativos sendo criados em um caso caso a caso para criar valor para o usuário final

A pesquisa entrevistou 44 CSPs e 67 empresas de desenvolvimento de software em todo o mundo e avaliou suas atitudes em várias dimensões do conceito de rede-plataforma-como-serviço (NPaaS), às vezes referido como Network-as-Code, ou rede programável. O mercado para esses serviços habilitados por APIs de telecomunicações deve crescer de US$ 12 bilhões em 2022 para US$ 34 bilhões em 2026, segundo estimativas da Nokia.

A contratação de desenvolvedores de software em grande escala é cada vez mais essencial para a criação e entrega de serviços 5G. As APIs de serviços de telecomunicações têm um papel significativo a desempenhar na monetização do 5G porque podem expor a funcionalidade e os dados profundos nas redes de telecomunicações; permitindo que os desenvolvedores desenvolvam novos casos de uso para seus clientes, tanto empresas quanto consumidores.

Ainda assim, de acordo com a pesquisa, enquanto os CSPs e desenvolvedores de software estão amplamente alinhados em sua avaliação das APIs de rede mais importantes, cerca de metade dos desenvolvedores citou problemas de rede, como a necessidade de mais percepção e controle de como a qualidade da rede afeta o desempenho de seus aplicativos, como um grande desafio ao tentar utilizar serviços de nuvem e Software-as-a-Service (SaaS).

Além disso, cerca de 76% dos desenvolvedores de software disseram que as APIs de rede devem ser fáceis de usar e indicaram que a complexidade e a falta de documentação de API dos CSPs atualmente os impedem de usar APIs de rede.

“Os CSPs têm a oportunidade de gerar receita incremental por meio da colaboração com desenvolvedores e outros CSPs para criar um ecossistema maior. Os CSPs devem considerar fortemente contribuir com suas APIs para uma plataforma de rede como serviço (NPaaS) de terceiros, envolvendo-se com desenvolvedores e construindo um ecossistema que inclua outros CSPs para evitar a fragmentação que poderia prejudicar a viabilidade deste oportunidade.”, disse Caroline Chappell, sócia da Analysys Mason.

“No mundo 5G, um novo ecossistema digital está surgindo, com várias cadeias de serviços de hiperescaladores, infraestrutura, redes e aplicativos sendo criados em um caso caso a caso para criar valor para o usuário final. Esta pesquisa ressalta o desejo de impulsionar esse ecossistema, mas também destaca o trabalho a ser feito para facilitar um entendimento mais profundo entre CSPs e desenvolvedores e o trabalho necessário entre eles”, comentou Shkumbin Hamiti, chefe de Plataforma de Monetização de Rede, Serviços de Nuvem e Rede da Nokia.

Serviço
www.nokia.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.