book_icon

Mercado global de IaaS faturou quase US$ 91 bi em 2021, afirma Gartner

Os cinco principais provedores de IaaS representam mais de 80% do mercado; a AWS permance na liderança do mercado mundial, com receita de US$ 35,4 bilhões

Mercado global de IaaS faturou quase US$ 91 bi em 2021, afirma Gartner

O mercado mundial de Infraestrutura como Serviço (IaaS) cresceu 41,4% em 2021, totalizando US$ 90,9 bilhões, acima dos US$ 64,3 bilhões em 2020, segundo estimativas do Gartner. A Amazon Web Services (AWS) manteve a posição liderança no mercado de IaaS no ano passado, seguida por Microsoft Azure, Alibaba, Google Cloud e Huawei. “O mercado de IaaS continua a crescer inabalavelmente à medida que a Nuvem nativa se torna a principal arquitetura para cargas de trabalho modernas”, disse Sid Nag, vice-presidente do Gartner. “A Nuvem oferece suporte à escalabilidade e composição que as tecnologias e aplicativos avançados exigem, ao mesmo tempo em que permite que as empresas atendam às necessidades emergentes, como soberania, integração de dados e experiência aprimorada do cliente”, explicou.

Tecnologias emergentes que podem ajudar as empresas a aproximar as experiências de seus clientes, como o Metaverso, chatbots e Gêmeos Digitais, exigirão infraestrutura de hiperescala para atender às crescentes demandas por poder de computação e armazenamento

Em 2021, os cinco principais provedores de IaaS representavam mais de 80% do mercado. A Amazon continuou a liderar o mercado mundial de IaaS com receita de US$ 35,4 bilhões em 2021 e 38,9% de participação de mercado. A Microsoft ficou na segunda posição com 21,1% de participação e crescimento acima do mercado, atingindo mais de US$ 19 bilhões em receita de IaaS em 2021. Com muitas organizações já contando com software e serviços corporativos da Microsoft, o Azure está posicionado para capturar oportunidades em quase todos mercado verticalizado.

O Alibaba foi novamente o terceiro provedor de Nuvem pública IaaS do mundo, com 9,5% de participação de mercado e receita de US$ 8,7 bilhões em 2021. Embora o Alibaba continue a liderar o mercado de Nuvem chinês, também está pronto para ser o principal provedor regional na Indonésia, Malásia e outros mercados de Nuvem emergentes, devido à sua compreensão do mercado local e capacidade de servir como uma ponte para o comércio digital. “Os ecossistemas de Nuvem regionais estão se tornando cada vez mais importantes em meio à crescente fragmentação geopolítica e requisitos regulatórios e de conformidade emergentes, apresentando uma oportunidade para provedores com forte presença regional”, disse Nag.

O Google Cloud, que ficou na quarta posição, teve a maior taxa de crescimento dos cinco principais fornecedores de IaaS, crescendo 63,7% em 2021 para atingir US$ 6,4 bilhões em receita. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento constante da adoção de cargas de trabalho empresariais tradicionais, bem como pela inovação do Google em recursos mais avançados, como Inteligência Artificial e tecnologias de contêiner Kubernetes, apoiadas por uma expansão do ecossistema de parceiros para alcançar uma base de clientes mais ampla.

Embora o crescimento da Huawei tenha diminuído em 2021 após dois anos consecutivos de mais de 200% de crescimento, ela ainda manteve a quinta posição em participação de mercado, com US$ 4,2 bilhões em receita. A Huawei fez investimentos significativos em seu ecossistema de IaaS nos últimos dois anos e, por meio de uma estratégia aprimorada de hardware aberto, software de código aberto e capacitação de parceiros, conseguiu oferecer ofertas expandidas para universidades, desenvolvedores e startups.

“A próxima fase do crescimento da IaaS será impulsionada pela experiência do cliente, resultados digitais e o mundo virtual em primeiro lugar”, disse Nag. “Tecnologias emergentes que podem ajudar as empresas a aproximar as experiências de seus clientes, como o Metaverso, chatbots e Gêmeos Digitais, exigirão infraestrutura de hiperescala para atender às crescentes demandas por poder de computação e armazenamento”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.