book_icon

Consórcio Responsible Computing visa a uma TI mais sustentável e ética

Tendo a IBM e a Dell como membros fundadores, a iniciativa pretende enfrentar os desafios atuais e futuros da computação, incluindo sustentabilidade, ética e profissionalismo

Consórcio Responsible Computing visa a uma TI mais sustentável e ética

O Object Management Group (OMG) anunciou a criação do Responsible Computing (RC), um novo consórcio composto por inovadores de tecnologia trabalhando juntos para atingir metas de desenvolvimento sustentável. A computação responsável é uma abordagem sistêmica que visa enfrentar os desafios atuais e futuros da computação, incluindo sustentabilidade, ética e profissionalismo, decorrente da crença de que é preciso pensar a tecnologia em termos de seu impacto nas pessoas e no planeta.

“O Responsible Computing visa mudar o pensamento e, em última análise, o comportamento dentro do setor de TI e afetar mudanças reais”, disse Bill Hoffman, presidente e CEO do RC e da OMG. “Tornamos nosso manifesto e estrutura disponíveis gratuitamente e pedimos a todos os membros do RC que implementem os princípios do RC. Nosso objetivo é que algum dia todos os profissionais de TI estejam aderentes aos princípios do RC”, explicou.

Além de ser social e ambientalmente responsável, também esperamos que os membros do RC vejam melhores soluções de entrada no mercado, estratégias e resultados finais seguindo os princípios do RC

O manifesto do novo consórcio define os valores de RC para restaurar a confiança na TI por meio da aplicação responsável da tecnologia e do compartilhamento de experiências com outras organizações. Esses valores incluem sustentabilidade, inclusão, circularidade, abertura, autenticidade e responsabilidade.

A estrutura de RC do consórcio se concentra em seis domínios de computação responsável, incluindo:

Data Centers – são projetados e operados com foco em eficiência e sustentabilidade, incluindo ênfase em energia verde e melhoria no manuseio e descarte de produtos químicos, materiais tóxicos e metais raros.

Infraestrutura mais sustentável – monitoramento do uso de energia de produtos e tecnologias. Operações eficientes e mais sustentáveis, incluindo o descarte adequado dos produtos.​

Código – escolher um código que otimize o impacto ambiental, social e econômico ao longo do tempo. O código ideal inclui algoritmos, estruturas e ferramentas eficientes e KPIs para acelerar a tomada de decisões e identificar áreas que exigem mais escrutínio durante o desenvolvimento de software.

Uso de dados – o uso seguro de dados gerará transparência, justiça, privacidade e respeito pelos usuários.

Sistemas – que abordam o preconceito e a discriminação promovendo igualdade para todos, por exemplo, o uso de Inteligência Artificial (IA) para transparência.

Impacto – as tecnologias e inovações que geram um impacto positivo na sociedade em geral, como construir para melhorar as condições humanas e mitigar o risco social.

Por meio de entrevistas com mais de 100 CTOs, foram levantadas preocupações em torno do desenvolvimento de ações práticas para o progresso dos programas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Eles queriam contribuir para se tornar negócios mais sustentáveis ​​e demonstrar progresso por meio de métricas consistentes. Em novembro de 2020, a Academia de Tecnologia da IBM (AoT) respondeu a esses desafios e criou o Conselho de Computação Responsável, uma equipe internacional de líderes em tecnologia e computação que colaboram na validação e implementação da estrutura RC e lideram pelo exemplo em se tornar um provedor de computação responsável. O Object Management Group (OMG) foi um dos primeiros membros do conselho e, pouco depois, o conselho da OMG aprovou a formação do consórcio RC.

“Agora é a hora de as empresas adotarem uma abordagem holística que coloca a estratégia de sustentabilidade no centro de seus negócios”, disse Sheri Hinish, líder global da IBM Consulting Sustainability Services. “Sob o IBM Impact, com nossa nova Estratégia ESG, estamos trabalhando para causar um impacto positivo e duradouro nas comunidades em que trabalhamos e vivemos. A IBM se orgulha de ser membro fundador do consórcio RC e, por meio dessa colaboração, esperamos ajudar as empresas a estabelecer maneiras novas e inovadoras de transformar suas operações de negócios por meio de maneiras éticas e impactantes que possam contribuir para um futuro mais sustentável”, comentou.

“A Dell tem orgulho de ser membro fundador do consórcio RC. Estamos alinhados e motivados por uma paixão semelhante para ajudar as principais organizações de tecnologia a atingir suas metas de desenvolvimento sustentável, alinhadas com as do planeta”, disse Marc O’Regan, CTO na EMEA da Dell Technologies. “Além de ser social e ambientalmente responsável, também esperamos que os membros do RC vejam melhores soluções de entrada no mercado, estratégias e resultados finais seguindo os princípios do RC”, completou.

Serviço
responsible.computing.net

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.