book_icon

Fábrica da Intel no Vietnã contorna escassez de substrato e aumenta produção

Graças a uma abordagem inovadora de processamento de substratos em sua fábrica de montagem e teste, a Intel entregou milhões de unidades adicionais de produção de chips no ano passado

Fábrica da Intel no Vietnã contorna escassez de substrato e aumenta produção

Em meio à escassez de semicondutores, que vem causando um desarranjo na cadeia de suprimentos global, de automóveis a computadores, a Intel informou que importantes contribuições de sua fábrica no Vietnã estão aliviando as restrições na cadeia global de fornecimento de semicondutores. Graças a uma abordagem inovadora de processamento de substratos em sua fábrica de montagem e teste, a Intel entregou milhões de unidades adicionais de produção de chips no ano passado – atendendo à demanda dos clientes enquanto a indústria lutava para enfrentar a escassez desse componente crítico.

“Esta iniciativa é um excelente exemplo de como a fabricação integrada é fundamental para o sucesso da Intel. Nossa rede global de fábricas e ecossistema de fornecedores permitem diretamente um fornecimento de produtos mais adaptável e resiliente. Ao longo do ano passado, como os substratos foram limitados em todo o setor, nossa capacidade de alavancar a capacidade interna criou mais de US$ 2 bilhões em receita para a Intel, permitindo-nos responder com agilidade para atender à demanda dinâmica dos clientes”, afirmou Keyvan Esfarjani, vice-presidente executivo e diretor de Operações Globais da Intel.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a crescente demanda por computação colocou a indústria de semicondutores no epicentro de interrupções sem precedentes na cadeia de suprimentos. Isso criou uma escassez de componentes importantes para a fabricação de chips, incluindo uma peça fundamental de quase todos os processadores avançados do mundo: o substrato Ajinomoto build-up film (ABF).

Antes de um chip de computador sair da fábrica, ele é montado entre um substrato e um dissipador de calor para formar um processador completo. Este “pacote” protege o chip e forma conexões elétricas entre o processador e a placa de circuito em um computador. À primeira vista, o substrato não parece mais do que um fino pedaço de plástico verde. Na realidade, é composto por cerca de 10 camadas de fibra de vidro, cada uma ligada por uma intrincada rede de interconexões metálicas. Um chip de silício deve ser colocado dentro de alguns mícrons (uma fração da espessura do cabelo humano) para se alinhar com as conexões elétricas, permitindo que os sinais fluam da placa-mãe através do substrato para o chip e vice-versa.

Entre as peças fundamentais dos substratos estão os capacitores, dispositivos que podem armazenar uma carga elétrica. Os capacitores reduzem o ruído e a impedância e mantêm uma tensão constante no chip. Durante anos, a Intel conectou certos capacitores em um lado do substrato e contou com fornecedores de substrato para conectá-los do outro lado. Agora, a Intel está anexando esses componentes a ambos os lados do substrato em sua fábrica Vietnam Assembly and Test (VNAT). Para habilitar esse recurso, a equipe VNAT dedicou espaço no chão de fábrica, comprou ferramentas adicionais e modificou as existentes para se preparar para a produção de alto volume, que começou em maio de 2021.

“Esta é a demonstração definitiva de como a fabricação integrada é um benefício para a Intel e nossos clientes”, disse Kim Huat Ooi, vice-presidente e gerente-geral da Intel Products Vietnam. “Ao trazer esse recurso internamente, podemos concluir a montagem do chip mais de 80% mais rápido, ao mesmo tempo em que liberamos os fornecedores de substrato, que estão com suas capacidades limitada. Ao longo do ano passado, demonstramos que este é um processo de fabricação escalável, com qualidade compatível com a de nossos fornecedores de substratos. No futuro, planejamos continuar a aumentar a capacidade para permitir essa abordagem para uma gama mais ampla de produtos”, comentou.

A Intel Products Vietnam (IPV) é a maior fábrica de montagem e teste da rede de fabricação Intel. Com mais de 2,8 mil funcionários e um investimento total de US$ 1,5 bilhão, é o maior investimento de alta tecnologia dos EUA no Vietnã. Até o final de 2021, a IPV havia enviado mais de 3 bilhões de unidades para clientes da Intel em todo o mundo desde que as operações começaram há 15 anos.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.