book_icon

ABDI e Softex anunciam plataforma que mede maturidade para inovação aberta

Programa VIAS impulsiona o relacionamento entre startups e empresas na jornada da inovação aberta

ABDI e Softex anunciam plataforma que mede maturidade para inovação aberta

A ABDI e a Softex lançaram no dia 24 de maio o diagnóstico do Programa VIAS – Vetor de Inovação Aberta com Startups, plataforma que instrumentaliza empresas e startups para impulsionarem seu relacionamento na inovação aberta. O Programa é parte da estratégia ABDI Open, jornada de difusão e adoção de tecnologias da ABDI, utilizando a conexão com startups como vetor de transformação.

O diagnóstico foi apresentado em primeira mão no evento Softex Experience, que aconteceu em São Paulo na última semana. Chamado VIAS scan, esta primeira fase do programa tem como objetivo identificar o nível de maturidade do relacionamento entre empresas e startups por meio de um diagnóstico personalizado e indicação de boas práticas para potencializar as conexões.

A maturidade dos relacionamentos entre startups e corporações considera elementos importantes em seu contexto e serve de guia para a estratégia a ser implementada  

“O VIAS scan é uma abordagem inédita no País e incorpora as melhores práticas, nacionais e internacionais, do relacionamento entre empresas e startups, que funciona como um roadmap para as empresas respondentes. É uma ferramenta com uma inteligência robusta, que oferece o resultado situacional da empresa na sua estratégia de inovação aberta com startups, mas com uma experiência de usuário leve e dinâmica”, afirma Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI.

Abrangendo desde corporações que já praticam inovação aberta com startups até empresas sem nenhuma experiência, além de startups em diferentes níveis de maturidade, com metodologia exclusiva, o VIAS scan realiza um diagnóstico em seis dimensões identificadas como fundamentais: pessoas, cultura, estratégia, ecossistema, conexão e processos. O resultado apresenta, ainda, um gráfico radar com detalhes do estágio de prontidão e como ele pode ser aprimorado, além de recomendações das melhores práticas e casos de sucesso.

“A maturidade dos relacionamentos entre startups e corporações considera elementos importantes em seu contexto e serve de guia para a estratégia a ser implementada. Realizamos diversos laboratórios ao longo do processo de desenvolvimento da plataforma. A grande questão sobre inovação aberta hoje é como fazer. E é aí que o VIAS se diferencia, atuando como uma conexão entre a empresa e a startup, trabalhando o gargalo do relacionamento, alinhando expectativas e ajudando ambas as partes a entenderem o ritmo da jornada para a parceria dar certo”, explica Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Outras duas fases completam o Programa VIAS e dão suporte às empresas que desejem aprofundar seu relacionamento: o VIAS teia – direcionamento para conexões com o ecossistema de inovação capaz de impulsionar empresas e startups para um melhor relacionamento em inovação aberta, e o VIAS verso – trilhas de conteúdo em uma plataforma EAD, para que empresas e startups avancem na maturidade de seus relacionamentos, por meio de um compilado de boas práticas, conteúdos sobre conexão e tecnologias da indústria 4.0, tendências, casos de sucesso, entre outros. Estas duas fases estarão disponíveis em breve na plataforma VIAS.

Serviço
www.vias.net.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.