book_icon

Akamai lança serviço de banco de dados gerenciado

O Linode Managed Database simplifica a implementação, ajudando os desenvolvedores a reduzir riscos, aumentar a eficiência e minimizar a complexidade

Akamai lança serviço de banco de dados gerenciado

A  Akamai Technologies, empresa de segurança em Nuvem, lançou um serviço de banco de dados gerenciado desenvolvido pela Linode com suporte para MySQL, PostgreSQL, Redis e MongoDB. O Linode Managed Database da Akamai simplifica a implementação do banco de dados, ajudando os desenvolvedores a reduzir riscos, aumentar a eficiência e minimizar a complexidade que vem com o gerenciamento manual de clusters de banco de dados de produção.

Os bancos de dados são o componente mais essencial para qualquer aplicativo, mas gerenciá-los manualmente na produção é um processo que consome muitos recursos e mão de obra

Os bancos de dados gerenciados têm sido o produto mais solicitado pelos clientes da Linode. O serviço Linode Managed Database marca o primeiro lançamento de produto da Akamai em sua linha de negócios de computação após a aquisição da Linode em março deste ano, reforçando sua missão de desenvolver uma poderosa plataforma de computação distribuída, da Nuvem à Borda.

“Todo aplicativo da Web precisa de um banco de dados”, disse Will Charnock, diretor sênior de Engenharia da Akamai. “Ser capaz de automatizar aspectos do gerenciamento de banco de dados é fundamental para aplicativos que precisam ser escaláveis, de alto desempenho e resilientes. O Linode Managed Database continua o importante trabalho, que começou com o Linode Kubernetes Engine – nosso serviço Kubernetes gerenciado – de suporte a desenvolvedores, empresas e parceiros gerenciando às tarefas diárias de componentes críticos de missão de seus aplicativos, permitindo que eles se concentrem mais na inovação e menos no gerenciamento diário da infraestrutura. Com o clique de um botão, os desenvolvedores podem ter um banco de dados totalmente gerenciado implementado e pronto para uso”, comentou.

Os bancos de dados são o componente mais essencial para qualquer aplicativo, mas gerenciá-los manualmente na produção é um processo que consome muitos recursos e mão de obra. Com o serviço Linode Managed Database da Akamai, os usuários podem transferir tarefas comuns de implementação e manutenção para o Linode e eleger configurações de alta disponibilidade para garantir que o desempenho e o tempo de atividade do banco de dados nunca sejam afetados. O resultado: menos experiência em gerenciamento prático é necessária para implementar aplicativos e um risco reduzido de tempo de inatividade em comparação com o gerenciamento manual.

No lançamento, a Akamai oferecerá o Linode Managed Database for MySQL em todos os 11 Data Centers globais da Linode, com suporte para PostgreSQL, Redis e MongoDB, a partir do segundo trimestre de 2022. Com cada banco de dados gerenciado suportado, os clientes podem aproveitar os recursos como preços fixos, medidas de segurança e recuperação, opções flexíveis de implantação e opções de cluster de alta disponibilidade.

Serviço
www.akamai.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.