Uma pesquisa recente do Gartner com CEOs e executivos sêniores revelou mudanças significativas no pensamento sobre pessoas, propósito, preços e produtividade em 2022, especificamente em questões de sustentabilidade, força de trabalho e inflação. “2022 é o ano em que as perspectivas dos CEOs realmente mudaram”, afirmou Mark Raskino, vice-presidente de Pesquisa do Gartner. “A pandemia trouxe gradualmente à tona uma série de tendências sociais profundas, como o desejo de mudar a maneira como trabalhamos e a fragilidade das cadeias de suprimentos globais de longa distância. Mais recentemente, a invasão russa na Ucrânia está ampliando os fatores macroeconômicos com os quais os CEOs agora precisam lidar, como a inflação. “Simultaneamente, no entanto, a ambição de negócios digitais dos CEOs continua a aumentar, inabalável pela pandemia e crises relacionadas”, completou.
Segundo o relatório, a Inteligência Artificial (IA) agora é relatada como a nova tecnologia mais impactante entre os CEOs pelo terceiro ano consecutivo. Por outro lado, 63% dos CEOs veem o Metaverso como não aplicável ou muito improvável de ser uma tecnologia-chave para seus negócios. “No passado, alguns CEOs abraçaram novas ideias de tecnologia, talvez com um pouco de entusiasmo demais”, disse Raskino. “No caso do Metaverso, no entanto, é duvidoso que os entrevistados que pensam que é uma tecnologia-chave para seus negócios estejam tão confiantes quanto parecem. A lista restante de tecnologias impactantes nos lembra que ‘novo’ está nos olhos de quem vê. Nem a digitalização, nem o comércio eletrônico, em segundo e quarto lugares, respectivamente, são muito novos em termos relativos. No entanto, essas são tecnologias que muitos líderes de negócios ainda percebem como novas e disruptivas em suas situações”, observou.
Questões ambientais
Pela primeira vez na história desta pesquisa, os CEOs colocaram a sustentabilidade ambiental em suas 10 principais prioridades estratégicas de negócios, ficando em 8º lugar – um salto significativo do 14º lugar em 2019 e 20º em 2015.
“À medida que os líderes empresariais sentem a pressão das principais partes interessadas para fazer mais pela sustentabilidade ambiental, eles agora estão tratando as mudanças necessárias como oportunidades para impulsionar a eficiência dos negócios e o crescimento da receita”, disse Raskino.
Ainda segundo o estudo, 74% dos CEOs concordaram que o aumento dos esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) atrai investidores para suas empresas. Dos 80% dos CEOs que pretendem investir em produtos novos ou aprimorados este ano e no próximo, a sustentabilidade ambiental foi citada como o terceiro maior impulsionador, atrás apenas do desempenho funcional e da qualidade geral. A sustentabilidade também aparece como um diferencial competitivo para os CEOs em 2022 e 2023 – aliás, está no mesmo patamar da confiança da marca entre os entrevistados.
Problema persistente
Para 62% dos CEOs entrevistados, a inflação geral de preços é um problema persistente ou de longo prazo. Sua principal resposta à inflação é aumentar os preços (51%), em vez de responder com produtividade e eficiência (22%). Na verdade, produtividade e eficiência não estão nem entre as 10 principais prioridades de negócios para os CEOs este ano.
“Claramente, há alguma complacência em torno do impacto da inflação”, disse Raskino. “Quando perguntados sobre as duas principais fontes de diferenciação competitiva, apenas 3% dos CEOs mencionaram preço. O Gartner espera que isso mude rapidamente, à medida que a inflação continua a morder”, finalizou.
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