book_icon

ERP em Nuvem e sua relevância para o setor industrial

O uso de sistemas em Nuvem traz custo-benefício e praticidade para a realidade operacional de pequenas e médias indústrias.

A tecnologia tem se mostrado uma aliada de valor para o setor industrial, oferecendo novas possibilidades para reformular processos e potencializar o desempenho de operações rotineiras. Entretanto, no momento de contratar determinada solução, alguns fatores devem ser levantados, de modo que a ferramenta mais adequada seja implementada. Sem dúvidas, o ERP em Nuvem é uma opção cujo potencial se justifica em termos práticos.

Não por acaso, a alternativa ganha cada vez mais força entre organizações industriais, especialmente as pequenas e médias indústrias. No caminho para reunir o fluxo de dados em um ambiente seguro, ágil e eficiente, optar por uma plataforma com mais custo-benefício e praticidade faz total diferença.

Atualmente, estimular o amadurecimento digital é uma necessidade que vai além de qualquer tendência passageira. Nessa mesma linha, é possível afirmar que lidar com informações armazenadas e movimentadas de forma responsável é um requisito básico para evitar sanções severas a rigor de lei, bem como falhas processuais que só prejudicam o andamento das atividades.

Os diferenciais por trás da Nuvem
Como um sistema responsável pela gestão empresarial, o ERP promete assumir etapas passíveis de automatização, liberando os colaboradores para tarefas estratégicas e subjetivas, que os valorizem enquanto profissionais da área industrial. Partindo dessa premissa, o software em Nuvem ainda apresenta uma série de diferenciais que merecem destaque. No aspecto financeiro, o formato apresenta menos custos referentes à instalação, manutenção e atualizações. Também se estabelece, durante a aquisição, possíveis gastos adicionais, que são direcionados para o treinamento da equipe e o suporte do ERP.

Além de ter uma visão prévia sobre todo o investimento que será empregado sobre a solução, o gestor ainda conta com a vantagem de não precisar contratar serviços de hardware adicionais. Isto é, por contar com um depósito em Nuvem, descarta-se a exigência de servidores e outros componentes de infraestrutura.

Dentro desse contexto, todas as atualizações para versões mais recentes são realizadas de modo prático e agilizado, fomentando um espaço de alto desempenho, sem comprometer ou interferir nos procedimentos. A empresa terá condições de trabalhar lado a lado com o fornecedor para avaliar transformações cabíveis ao sistema, o que configura em um ritmo bem-vindo de aprimoramento contínuo.

Uma gestão preparada para absorver mudanças
A tecnologia remota reúne os atributos necessários para atender carências e modificar a perspectiva operacional de companhias industriais. Com o tempo, é importante utilizar o elemento tecnológico como um verdadeiro aliado estratégico, na medida em que provoca efeitos que impactam a governança a nível cultural, afetando o dia a dia de todos os departamentos envolvidos. Outra vantagem proporcionada pela Nuvem é o acompanhamento empresarial de onde o gestor estiver, devido a sua fácil mobilidade, bem como a apresentação das informações atualizadas ao time, podendo ser até mesmo em tempo real, evitando erros e melhorando o clima de trabalho.

Métodos inovadores continuarão a surgir, a fim de acompanhar um mercado cada vez mais digitalizado. Para empresas que não se movimentaram rumo à “Indústria 4.0”, fica exposta uma longa lacuna a ser preenchida e, com uma ferramenta robusta e confiável, essa transição pode ser facilitada.

Concluindo o artigo, volto a colocar o ERP em Nuvem como uma opção viável e condizente com as principais demandas que pequenas e médias indústrias costumam enfrentar. Por contar com uma relação segura e produtiva com o volume de dados, somada à uma gestão disruptiva capaz de suportar adversidades, não há como negar o potencial da inovação e sua relevância para um dos setores econômicos mais influentes do País.

Por Rafael Netto, CEO da Nomus.

amadurecimento digital

ERP em Nuvem

indústria 4.0

Rafael Netto

setor industrial

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.