book_icon

Cigam anuncia portal Indústria para automação dos apontamentos da manufatura

Interface web para controle de produção e apoio à gestão na tomada de decisões estratégicas traz inovação e mobilidade ao chão de fábrica, permitindo acesso a indicadores em tempo real e na tela do celular

Cigam anuncia portal Indústria para automação dos apontamentos da manufatura

A Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, BI, RH, PDV e Mobile), mantém o foco na hiperautomação e na Industria 4.0, integrando ao portifólio de soluções o Portal Indústria, aplicação web para apoiar o controle e a gestão da produção industrial com informações na palma da mão.

A solução chega para trazer mobilidade ao chão de fábrica, facilitando a rotina operacional dos colaboradores, gestores e fornecedores de todo o ecossistema da indústria. O novo Portal Indústria, por ser totalmente integrado ao sistema de gestão empresarial ERP Cigam, oferece agilidade no acesso a informações estratégicas para apoio na tomada de decisão, permitindo obter indicadores em tempo real e acessíveis a qualquer hora e lugar por meio de dispositivos móveis conectados, como tablets e celulares.

A Transformação Digital é um caminho sem volta e leva a manufatura ao mundo da Indústria 4.0 

Segundo o analista de Negócios da Cigam, Alexandre Weisheimer, o Portal Indústria compõe o ecossistema de portais oferecidos aos usuários do ERP Cigam e vem atender às demandas identificadas entre os clientes da companhia, eliminando a necessidade de uma infraestrutura complexa para lançar informações no chão de fábrica, especialmente em ambientes onde é difícil manter terminais conectados como desktops e notebooks.

“Normalmente lançar apontamentos depende do deslocamento do colaborador até um terminal (desktop ou notebook), nem sempre posicionado dentro da área de produção, dificultando a entrada de dados em tempo real. Com o Portal Indústria, o sistema pode ser alimentado de informações just in time, permitindo o acompanhamento da produção a qualquer momento com dados e parâmetros atualizados e adequados às regras de negócios das áreas envolvidas”, destaca Weisheimer.

O executivo ressalta que a Transformação Digital é um caminho sem volta e leva a manufatura ao mundo da Indústria 4.0. Pesquisas recentes realizadas com empresas do setor industrial em diferentes países apontam que pelo menos 85% dessas companhias pretendem ampliar os investimentos em Transformação Digital nos próximos três anos, sobretudo em automação de tarefas. Nesse sentido, o Portal Indústria chega para reduzir tempo de processos em até 30%, entregando informações consolidadas e análises parametrizadas não só para o controle da produção, como também para o apoio na tomada de decisões.

Funcionalidades
Entre as principais funcionalidades do Portal Indústria estão a integração com a base de dados do ERP Cigam, garantindo que as informações sejam entregues com disponibilidade e eficiência. Melhor ainda, graças às ferramentas analíticas de BI (Business Intelligence) embutidas na plataforma, é possível identificar, por exemplo, falhas em máquinas, falta de insumos e alterações de cronograma ou produtividade, com confiabilidade e precisão.

Outro diferencial da ferramenta, de acordo com o analista de negócios, é a sua interface intuitiva, planejada para prover o fluxo de informações estratégicas nos pilares operacional, tático e gerencial com facilidade mesmo a profissionais que não sejam das áreas de TI. Além da comunicação direta com o módulo PCP do ERP Cigam, o Portal Indústria traz como recurso um leitor de código de barras que auxilia no apontamento das ordens de produção, abreviando o tempo de lançamentos manuais e otimizando o trabalho das equipes.

Alexandre Weisheimer

BI (Business Intelligence)

ERP Cigam

Portal Indústria

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.