book_icon

Pesquisa da NetApp mostra que otimizar a Nuvem é prioridade nas empresas

Os resultados destacam que, embora as empresas tenham adotado rapidamente a Nuvem, a TI continua procurando maneiras de aumentar o valor e o ROI de seus investimentos

Pesquisa da NetApp mostra que otimizar a Nuvem é prioridade nas empresas

A NetApp, empresa global de software em Nuvem e centrada em dados, anunciou os resultados do Relatório de Infraestrutura de Nuvem Spot da NetApp 2022, com base em uma pesquisa com tomadores de decisão de TI e negócios de Nuvem pública. O relatório Spot, uma continuação da pesquisa anual realizada previamente pela CloudCheckr após sua aquisição pela NetApp, destaca o estado atual do gerenciamento de Nuvem e como as organizações estão trabalhando para otimizar seus ambientes.

Uma tendência importante que surgiu no relatório destacou que, embora as empresas continuem acelerando a adoção da Nuvem, muitas não acreditam que estejam otimizando sua infraestrutura de maneira eficaz. As empresas estão lidando com isso por meio do desenvolvimento de programas internos, como Centros de Excelência em Nuvem (CCoEs) e FinOps, compromissos de compra de Nuvem, ferramentas e ajuda externa (por exemplo, provedores de serviços gerenciados). Embora vários entrevistados tenham indicado que ainda estão amadurecendo nessas áreas, aqueles que implementram e dimensionaram programas com sucesso relatam agilidade, eficiência e governança aprimoradas em sua jornada na Nuvem.

Quando os MSPs assumem um papel de liderança mais significativo na operação dos ambientes de Nuvem de seus clientes, as organizações de TI afirmam que percebem um valor maior

“Os resultados destacam que, embora as empresas tenham adotado rapidamente a Nuvem, a TI continua procurando maneiras de aumentar o valor e o ROI de seus investimentos”, disse Anthony Lye, vice-presidente-executivo e gerente-geral de Serviços de Nuvem Pública da NetApp. “As organizações também deixam claro que o custo, a segurança, a automação e a otimização de recursos de Nuvem continuarão sendo as principais preocupações. As empresas centradas na Nuvem com maior probabilidade de sucesso implementarão as estratégias certas, soluções tecnológicas e relacionamentos com parceiros para ajudar a gerenciar custos e reduzir a complexidade”, completou.

Entre as principais descobertas do Relatório de Infraestrutura de Nuvem Spot da NetApp 2022 estão:

O gerenciamento de Nuvem e de custos ainda é um trabalho em andamento

– A confiança na visibilidade dos custos da Nuvem pública caiu no ano passado: 21% estavam “muito” confiantes em 2022, uma redução em relação aos 31% em 2021.

– 62% dos entrevistados se concentrarão no gerenciamento de custos em 2022.

– 96% dizem que o FinOps é importante para o sucesso na Nuvem, mas apenas 10% têm uma prática de FinOps madura.

Como o investimento em infraestrutura de Nuvem pública está se intensificando e o número de usuários de Nuvem amadurecendo cada vez mais, deve-se considerar com cuidado o valor comercial obtido com esses recursos. O foco contínuo na melhoria do gerenciamento de custos este ano – e o papel do FinOps para ajudar a fazer isso – é ainda mais essencial em empresas maiores.

O gerenciamento das operações de Nuvem em 2022 crescerá em escopo

– As metas de transformação para 2022 incluem aumentar o uso da tecnologia de Nuvem (63%), migrar mais serviços para a Nuvem (52%) e otimizar os custos da Nuvem (50%).

– 90% relatam que têm ou planejam ter um Centro de Excelência em Nuvem (CCoE).

– 61% daqueles que atualmente possuem um CCoE dizem que suas responsabilidades aumentarão em 2022.

As empresas devem continuar a tomar medidas para otimizar seu investimento na Nuvem, mesmo depois de migrarem para ela. Aquelas com uma prática de CCoE mais madura dizem que perceberam um benefício e um valor maiores em comparação com aquelas com CCoEs menos estabelecidos.

Os MSPs desempenham um papel fundamental nas operações EM Nuvem

–  71% usam um MSP para suas operações em Nuvem.

– 100% das empresas que trabalham com um MSP para operações em Nuvem dizem que se beneficiaram desse relacionamento.

– 83% das empresas que trabalham com um MSP para operações na Nuvem confiam neles para sua prática de FinOps.

Quando os MSPs assumem um papel de liderança mais significativo na operação dos ambientes de Nuvem de seus clientes, as organizações de TI afirmam que percebem um valor maior. Isso reflete o impacto dos investimentos dos MSPs no desenvolvimento de seus serviços operacionais em Nuvem, como otimização de custos, segurança, conformidade e gerenciamento de ativos.

Serviço
www.netapp.com

CCoEs

Centros de Excelência em Nuvem

FinOps

MSP

NetApp

Nuvem

pesquisa

Relatório de Infraestrutura de Nuvem Spot

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento