book_icon

API da Inmetrics estimula integração de instituições financeiras ao Open Banking

Com o desenvolvimento de ferramenta própria, empresa viabiliza adesão ao sistema financeiro aberto de maneira prática e em conformidade com as diretrizes do Banco Central

API da Inmetrics estimula integração de instituições financeiras ao Open Banking

Em 2021, o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, foi formalmente implementado pelo Banco Central, com o propósito de proporcionar mais abertura aos dados e melhorar as ofertas de produtos e serviços. Já alinhada com esse cenário, a Inmetrics desenvolveu uma API (Interface de Programação de Aplicação) para facilitar a troca de informações entre os diversos sistemas que integram a rede financeira.

A solução também possibilita a exploração de novas estratégias de negócios, sem a necessidade da compra de uma licença ou da cobrança de taxas por transação 

Chamada de Integrate, a API, nos moldes plug and play (conecte e use), tem a característica de ser personalizável, podendo ser customizada a partir das necessidades do cliente e em conformidade com os padrões do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

De acordo com Christian Medeiros, diretor de Engenharia e Arquitetura na Inmetrics Soluções Digitais, “a API está pronta para ser utilizada conforme as diretrizes do Banco Central, com toda a parte técnica e de infraestrutura desenvolvida pela Inmetrics. A comunicação entre o Bacen e o cliente é feita por meio do Integrate, para que o compartilhamento de dados seja realizado de maneira segura, rápida, eficiente e unificada”.

Outra vantagem do Integrate é a capacidade de permitir que empresas que não são obrigadas a participar do Open Banking também usufruam dos benefícios do modelo, com um baixo nível de esforço. A solução também possibilita a exploração de novas estratégias de negócios, sem a necessidade da compra de uma licença ou da cobrança de taxas por transação.

Diante das perspectivas de um cenário financeiro ainda mais aquecido e competitivo, o Integrate surge como oportunidade e estímulo para a inovação. “As empresas possivelmente terão que contratar e capacitar pessoas para implementar as ferramentas do Open Banking, ou então, terão que contar com uma solução já pronta, como é o caso do Integrate, que acelera esse processo com praticidade, velocidade e segurança”, explica Oscar Nogueira Neto, CTO da Inmetrics Soluções Digitais.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.