book_icon

API da Inmetrics estimula integração de instituições financeiras ao Open Banking

Com o desenvolvimento de ferramenta própria, empresa viabiliza adesão ao sistema financeiro aberto de maneira prática e em conformidade com as diretrizes do Banco Central

API da Inmetrics estimula integração de instituições financeiras ao Open Banking

Em 2021, o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, foi formalmente implementado pelo Banco Central, com o propósito de proporcionar mais abertura aos dados e melhorar as ofertas de produtos e serviços. Já alinhada com esse cenário, a Inmetrics desenvolveu uma API (Interface de Programação de Aplicação) para facilitar a troca de informações entre os diversos sistemas que integram a rede financeira.

A solução também possibilita a exploração de novas estratégias de negócios, sem a necessidade da compra de uma licença ou da cobrança de taxas por transação 

Chamada de Integrate, a API, nos moldes plug and play (conecte e use), tem a característica de ser personalizável, podendo ser customizada a partir das necessidades do cliente e em conformidade com os padrões do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

De acordo com Christian Medeiros, diretor de Engenharia e Arquitetura na Inmetrics Soluções Digitais, “a API está pronta para ser utilizada conforme as diretrizes do Banco Central, com toda a parte técnica e de infraestrutura desenvolvida pela Inmetrics. A comunicação entre o Bacen e o cliente é feita por meio do Integrate, para que o compartilhamento de dados seja realizado de maneira segura, rápida, eficiente e unificada”.

Outra vantagem do Integrate é a capacidade de permitir que empresas que não são obrigadas a participar do Open Banking também usufruam dos benefícios do modelo, com um baixo nível de esforço. A solução também possibilita a exploração de novas estratégias de negócios, sem a necessidade da compra de uma licença ou da cobrança de taxas por transação.

Diante das perspectivas de um cenário financeiro ainda mais aquecido e competitivo, o Integrate surge como oportunidade e estímulo para a inovação. “As empresas possivelmente terão que contratar e capacitar pessoas para implementar as ferramentas do Open Banking, ou então, terão que contar com uma solução já pronta, como é o caso do Integrate, que acelera esse processo com praticidade, velocidade e segurança”, explica Oscar Nogueira Neto, CTO da Inmetrics Soluções Digitais.

API (Interface de Programação de Aplicação)

Christian Medeiros

Inmetrics Soluções Digitais

Integrate

Open Banking

Oscar Nogueira Neto

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento