book_icon

TechDev PR, projeto de capacitação tecnológica, bate recorde de inscrições

Movimento é paranaense, mas foca no treinamento na área de TI para suprir carência nacional. Organização segue na captação de empresas e de oportunidades

TechDev PR, projeto de capacitação tecnológica, bate recorde de inscrições

As áreas de tecnologia são carentes de mão de obra especializada. Alguns estudos de mercado mostram que, no Brasil, essa lacuna será equivalente a mais de 400 mil postos de trabalho até o final deste ano. Ao mesmo tempo, para a próxima década, a projeção de crescimento para empregos no setor CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é 40% maior em comparação aos setores que não são dessas áreas.

A adesão de empresas interessadas em disponibilizar vagas vem ocorrendo gradualmente: algumas já estão inscritas no projeto e, outras, estão em fase final do termo de cooperação. Dez estabelecimentos já sinalizaram positivamente à proposta.  

No intuito de impulsionar a preparação de profissionais para esse mercado tão amplo, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) e o Governo do Paraná, em parceria com o Núcleo Softex Campinas (NSC) – associação das empresas de software que atua em todo o Brasil –, Sebrae e Fundação Araucária, lançaram há pouco mais de um mês um projeto de capacitação tecnológica que tem como missão especializar mão de obra para a área de tecnologia da informação e suprir a forte demanda. Denominado TechDev PR, a meta, que era a promoção de treinamento para até mil inscritos da região em seis meses, foi não só superada como ultrapassa em níveis espantosos. “Resultado surpreendente: temos uma adesão de quase 6 mil pessoas na plataforma apenas neste primeiro mês”, afirma o diretor de Projetos e Negócios Internacionais da Assespro-PR, Izoulet Cortes Filho. Vale lembrar que a expectativa inicial era de atender mil profissionais formados em um período de meio ano. Os dados que somam quase 6 mil são do mais recente relatório, extraído no dia 18 de abril.

A adesão de empresas interessadas em disponibilizar vagas vem ocorrendo gradualmente: algumas já estão inscritas no projeto e, outras, estão em fase final do termo de cooperação. Dez estabelecimentos já sinalizaram positivamente à proposta. “Estamos criando um incrível ciclo virtuoso, em que as empresas terão mais opções de profissionais capacitados, em menos tempo e sem custos, o que certamente resultará em mais soluções inovadoras no Paraná, despertando ainda mais jovens a participarem do programa”, disse o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro, no lançamento do projeto, no Palácio Iguaçu.

O TechDev é apoiado por uma grande rede, como a empresa Furukawa, especializada em soluções para infraestrutura de telecomunicações e TI, além dos Sistemas Regionais de Inovação (SRI), do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), dos sindicatos patronais e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Capacitação
O projeto tem a plataforma Workover como base tecnológica para a realização dos cursos. Ela traz mais de 30 jornadas formativas dentro da área de TI, com uma série de trilhas de formação e conteúdos gratuitos. A capacitação leva em conta habilidades interpessoais (soft skills) e técnicas (hard skills). “As pessoas serão avaliadas e poderão postular uma vaga de emprego na plataforma”, explica Izoulet.

Os cursos oferecidos pelo programa capacitarão profissionais para atuarem em atividades de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, não somente em empresas que desenvolvem software, mas também em qualquer tipo de empresa que demande profissionais da área de sistemas e computação. Os candidatos terão contato com as tendências mais recentes em desenvolvimento de software, design e empreendedorismo.

COMO PARTICIPAR
O TechDev é gratuito, tanto para as empresas quanto para os interessados na capacitação. Interessados podem se inscrever gratuitamente nos cursos disponíveis pelo link: https://workover.com.br/upskill-pr. Empresas que queiram participar, precisam procurar a Assespro (https://assespropr.org.br/techdev/), estabelecer a cooperação e ter as vagas divulgadas.

Izoulet Cortes Filho

Lucas Ribeiro

Projeto de capacitação tecnológica

TechDev PR

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento