book_icon

Dicas do GitHub para começar a programar

Escrever um código pode ser complexo, mas é muito mais fácil com ajuda e as ferramentas certas

Dicas do GitHub para começar a programar

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a programação evoluiu de um hobby para uma importante habilidade profissional. Em 2021, o GitHub atingiu a marca de 73 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, e o relatório anual Octoverse do GitHub descobriu que mais de 3 milhões desses desenvolvedores começaram a colaborar pela primeira vez com projetos de Open Source.

Enquanto esse crescimento vem acontecendo globalmente, a comunidade do GitHub no Brasil vem crescendo mais de 40% ano após ano, com o País agora abrigando mais de 2 milhões de desenvolvedores. “Estamos entre as comunidades de desenvolvedores de software que mais crescem no mundo e é possível ver isso na prática com uma demanda crescente por profissionais que dominem diferentes linguagens de programação”, disse Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil.

Para quem quer começar a programar, o especialista traz quatro dicas importantes para guiar os interessados no processo.

Aprenda o básico de uma linguagem de programação
Existem mais de 700 linguagens de programação e uma dúvida que pode surgir para quem está começando é qual delas aprender. A dica aqui é que, no começo, isso não faz tanta diferença. O importante é entender os fundamentos da programação, como criar funções e variáveis, entender condicionais e estruturas de dados.

Em seguida, escolha uma linguagem que melhor se adapte a um objetivo ou interesse específico. Seja para o desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento web ou ciência de dados, vale a pena pesquisar algumas das linguagens mais populares para se familiarizar com a variedade de usos. No Brasil, as linguagens que mais cresceram em 2021, classificadas em ordem, foram: Javascript, Sass CSS, Blade, HashiCorp Configuration Language, Elixir, Typescript, Kotlin, Go, Lua e Python.

No Brasil, as linguagens que mais cresceram em 2021, classificadas em ordem, foram: Javascript, Sass CSS, Blade, HashiCorp Configuration Language, Elixir, Typescript, Kotlin, Go, Lua e Python 

Faça parte de uma comunidade Open Source
Fazer parte de uma comunidade fornecerá as ferramentas e o suporte necessários para se aprofundar. “O Open Source tem tudo a ver com compartilhamento e colaboração, é por isso que um espaço como o GitHub, que reúne milhões de desenvolvedores com diferentes níveis de habilidade de todo o mundo, é um ótimo ambiente para iniciantes compartilharem seu código e tirarem dúvidas com a comunidade”, diz Viana.

A Comunidade Brasileira de Desenvolvedores Back End, por exemplo, tem espaço para postagens de empregos, eventos, fórum de discussões, além de disponibilizar uma lista de projetos brasileiros Open Source para quem quiser conhecer e contribuir.

Outra rede para iniciantes que estão tentando entrar no mundo da programação é o Twitter. Por meio da função “tópicos” é possível seguir temas específicos, como “programação de computadores” e “Open Source”. O Twitter também é útil para se atualizar sobre as últimas notícias, encontrar novas inspirações e interagir com outros desenvolvedores.

Eduque-se sobre a área
Para se inserir na lógica do mundo da programação, há muitos livros e cursos online disponíveis, muitos deles gratuitos. Para quem está aprendendo, o GitHub Global Campus é uma forma de se conectar com outros alunos ao redor do mundo, incluindo especialistas brasileiros que estão lá para compartilhar seus conhecimentos com a comunidade.

Iniciantes também podem consultar serviços de streaming de vídeo e áudio como YouTube e Twitch, que fornecem uma variedade de conteúdo para todos os níveis gratuitamente. O CampusTV é um bom exemplo: em sua segunda temporada, a iniciativa traz novidades sobre tudo, desde como encontrar um lugar na indústria até como programar a primeira aplicação web. Para quem tem interesse em live codings, vale a pena seguir no Twitch canais como os das brasileiras Levxyca e MorgannaDev.

Outra dica compartilhada por Viana é considerar se inscrever em um bootcamp de programação, pois essa pode ser uma forma inovadora de aprender e/ou aprimorar habilidades. Os bootcamps são eventos ou ambientes de curta duração, intensivos e projetados para que as pessoas alcancem objetivos específicos, como aprender ou melhorar uma habilidade específica.

Pratique o que você aprendeu
Tal como acontece com todas as habilidades, praticar é essencial. A prática pode ajudar a aumentar a compreensão, identificar pontos fracos e, consequentemente, melhorar a produtividade e eficiência. Seja começando um projeto próprio ou querendo contribuir com outros, não há melhor maneira de aprender do que praticando.

Graças a sistemas de controle de versão como o Git, que permite que os desenvolvedores rastreiem facilmente as alterações, participar de um projeto não precisa ser intimidador. Na verdade, vários projetos precisam de contribuições de iniciantes. Para encontrar projetos usando linguagens ou ferramentas de seu interesse, a dica é começar navegando no github.com/topics. O rótulo good-first-issue indica questões mais fáceis de serem resolvidas, justamente para atrair quem está começando.

“Ao começar, seja por meio de um bootcamp, programa online ou aprendizado por conta própria, é importante ter uma mentalidade aberta, sempre em aprendizagem”, disse Viana. “O desenvolvimento de software é uma habilidade em constante evolução. Não importa quão maduro ou jovem você seja, ou quanto tempo você esteja programando, sempre haverá mais para aprender – é isso que o torna tão especial”.

GitHub é uma empresa de desenvolvimento. Como lar de mais de 73 milhões de desenvolvedores pelo mundo, GitHub é onde os desenvolvedores podem criar, compartilhar e enviar o melhor código possível. GitHub torna mais fácil trabalhar junto, solucionando problemas desafiadores e criando as tecnologias mais importantes do mundo.

bootcamps

GitHub

GitHub Global Campus

Julio Viana

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento