book_icon

IDC prevê crescimento constante para serviços de TI nos próximos anos

Estudo divulgado revisou os números anteriores e afirma que o mercado continuará a se expandir a uma taxa de 4-5%, representando um aumento geral de 40 a 80 pontos base a cada ano

IDC prevê crescimento constante para serviços de TI nos próximos anos

A receita mundial de serviços de TI e negócios deve crescer 5,6% (em moeda constante) em 2022, de acordo com o relatório Worldwide Semiannual Services Tracker da IDC. Na receita nominal em dólar com base no câmbio de hoje, o mercado crescerá 4,2% ano a ano, devido à variação cambial. O crescimento do mercado em 2022 representa um aumento de 160 pontos base em relação à previsão de outubro de 2021 da IDC. A visão de mercado aprimorada reflete reservas e pipelines robustos de 2021 por vários grandes provedores de serviços, uma perspectiva econômica melhor (em comparação com o ciclo de previsão anterior) e impacto inflacionário no mercado de serviços, compensado ligeiramente pelo impacto negativo do conflito Ucrânia/Rússia.

A IDC acredita que o mercado continuará a se expandir nos próximos anos a uma taxa de 4-5%, representando um aumento geral de 40 a 80 pontos base a cada ano, elevando a taxa de crescimento de longo prazo do mercado para 4,6%, ligeiramente acima da previsão anterior de 4,3%.

Neste ciclo de previsão, os analistas de serviços da IDC analisaram impactos de curto prazo, como demanda reprimida e o conflito Ucrânia/Rússia, bem como outros mais estruturais, como adoção de nuvem pública, escassez de talentos, inflação, segurança/residência/soberania de dados e muito mais

O mercado de serviços das Américas deverá crescer 5,3% em 2022, um aumento de 150 pontos base em relação à previsão de outubro de 2021 (em moeda constante). Isso é atribuído a uma recuperação econômica mais rápida e ao impacto da inflação. A IDC acredita que a tendência continuará no curto prazo: as taxas de crescimento de 2022 e 2023 foram ajustadas em 150 e 100 pontos base, ou cerca de 4% de crescimento ano a ano para os próximos cinco anos.

Nossas perspectivas de crescimento de médio a longo prazo para o Canadá e a América Latina melhoraram marginalmente. Ambas as regiões continuarão a ver a recuperação até 2022 e 2023. A perspectiva de crescimento de curto prazo da América Latina é ainda mais elevada pela alta dos preços das commodities desde março.

As perspectivas para o mercado dos EUA também foram ajustadas em 160 e 80 pontos base para 2022 e 2023, respectivamente. Os ajustes foram feitos em todos os mercados. As melhores perspectivas econômicas e as fortes reservas e pipelines de fornecedores no maior mercado de serviços do mundo impulsionaram parcialmente essa mudança para cima, enquanto o restante pode ser atribuído às nossas premissas de impacto da inflação, especialmente em mercados orientados a projetos. A perspectiva de crescimento de longo prazo dos EUA permanece praticamente inalterada.

Já a previsão de crescimento de 2022 para EMEA (Europa, Oriente Médio e África) foi aumentada em mais de 220 pontos base.

Conflito na Ucrânia

Embora a Europa seja a região mais impactada pelo conflito Ucrânia/Rússia em curso, a IDC continua otimista sobre a região, mas reduziu significativamente a previsão da Europa Central e Oriental (CEE) devido ao conflito na Ucrânia. Espera-se que o mercado de serviços da CEE cresça apenas 5,5% e 7,3% em 2022 e 2023, respectivamente, abaixo da previsão anterior de crescimento de 9-10%. Os mercados russo e ucraniano vão encolher significativamente este ano.

A previsão de crescimento de curto prazo da Europa Ocidental foi ajustada: a IDC agora prevê que a região cresça mais de 6% em 2022, um aumento de 280 pontos base em relação à última previsão. A melhoria das perspetivas deve-se em grande parte às perspetivas revistas do PIB de 2022 da UE no final de 2021 (antes da crise Ucrânia/Rússia). A IDC continua a ver os investimentos financiados pela UE impulsionando os gastos com serviços. A inflação também contribuiu para o crescimento nominal, embora em menor grau.

Isso foi parcialmente compensado pelo conflito Ucrânia/Rússia. Com base nas suposições de março da IDC sobre a crise, que assumiu um cenário mais neutro (escalada militar limitada e interrupção da cadeia de suprimentos global), a IDC acredita que a crise diminuirá o crescimento do mercado de médio prazo da Europa Ocidental, mas será compensada por outros fatores. É claro que, como a situação está em constante evolução, seu impacto real na economia da UE pode ser mais grave do que o esperado.

As perspectivas de crescimento do Oriente Médio e África (MEA) para 2022 e 2023 também aumentaram 250 e 100 pontos base, respectivamente. Devido a uma forte recuperação da pandemia e do mal-estar econômico, principalmente em mercados anteriormente sitiados, como a Turquia, bem como gastos rápidos em infraestrutura de TI, incluindo construções de hiperescaladores, estamos mais otimistas no mercado MEA. Acreditamos também que o impacto negativo da crise Ucrânia/Rússia na região será apenas marginal.

As perspectivas de crescimento da Ásia/Pacífico melhoraram 0,9 pontos percentuais em 2022, em grande parte devido à RPC (China) e outros mercados asiáticos desenvolvidos (ou seja, Austrália, Japão, Cingapura, Coreia, etc.). A taxa de crescimento do Japão aumentou de 0,2 a 0,6 pontos percentuais por ano nos próximos cinco anos, enquanto Austrália, Nova Zelândia, Coreia e Cingapura tiveram ajustes de mais de 100 pontos base nas taxas de crescimento de 2022 e 2023.

A previsão para o crescimento do mercado da China foi ajustada para 6,4% e 8% para 2022 e 2023. Embora o crescimento do PIB da China deva esfriar, a IDC acredita que a transformação digital continua sendo central para as iniciativas de “nova infraestrutura” de longo prazo do país, que impulsionará ainda mais os gastos com serviços no setor público e em setores estratégicos, como BFSI, manufatura e energia.

Nos mercados de serviços de TI e de negócios e em todas as regiões, os gastos com serviços relacionados à Nuvem têm sido o principal acelerador de crescimento desde 2020. A IDC prevê que continue a crescer perto de 20% ano a ano em 2022 e entre 15% e 20% em relação ao ano anterior. os próximos três anos.

Tecnologia operacional

A IDC também está vendo mais provedores de serviços passando de serviços de TI e de negócios para serviços de tecnologia operacional (OT), com base nos números do novo Tracker da IDC para gastos com serviços no lado de OT (também definido pela IDC como Digital Engineering & Operational Technology Services ou DEOT). Mesmo depois de contabilizar a interrupção do lado da oferta causada pela crise Ucrânia/Rússia, ainda prevemos que os mercados de engenharia de produto e serviços de engenharia de tecnologia operacional e serviços de tecnologia operacional cresçam duas vezes mais rápido que os mercados de TI e negócios.

No geral, embora a inflação possa aumentar artificialmente o tamanho do mercado no curto prazo, isso é amplamente compensado pela instabilidade da demanda e pelo aumento dos custos trabalhistas. “Neste ciclo de previsão, os analistas de serviços da IDC analisaram impactos de curto prazo, como demanda reprimida e o conflito Ucrânia/Rússia, bem como outros mais estruturais, como adoção de nuvem pública, escassez de talentos, inflação, segurança/residência/soberania de dados e muito mais”, disse Xiao-Fei Zhang, diretor do programa IDC Worldwide Services Tracker. “Com base em nossa análise, ajustamos nossa perspectiva de acordo com o nível de mercado”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

Estudo

IDC

OT

previsão

Rússia

serviço

TI

Ucrânia

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento