book_icon

Softtek apresenta tendências em AMS para empresas brasileiras

Multinacional mexicana destaca a implementação do modelo de governança ADM como uma solução em expansão para organizações de médio e grande portes em 2022

Softtek apresenta tendências em AMS para empresas brasileiras

Em meio a um processo de Transformação Digital imperativo para as empresas no período pós-pandemia, a Softtek apontou o modelo ADM (Application Development and Maintenance) como uma tendência em alta dentro do suporte AMS (sigla em inglês para Serviço de Gerenciamento de Aplicações) adotado por empresas brasileiras.

Segundo análise realizada pela multinacional mexicana, o modelo tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional por integrar em uma governança única as necessidades de negócio, coordenando capacidades e níveis de serviços de suporte das aplicações, com métricas de qualidade e desempenho de projetos.

“Indicada a todas as organizações de médio e grande portes, com ativos de aplicações de TI que precisem de alto nível de excelência, alguns dos principais motivos que identificamos como mandatórios na implantação do ADM pelas empresas no Brasil são a abordagem Zero-defect operation, com foco na qualidade e melhoria contínua com ganhos de eficiências; a amplitude de atuação tecnológica SAP e não SAP; e abordagem Automation-First, que permite melhorar a experiência dos clientes de TI com atendimento por serviços cognitivos, aprimorando a produtividade e o tempo de resposta com automação de TI e negócio”, explica Adriano Candido, diretor de Soluções e Inovação na Softtek Brasil.

De acordo com estudo da McKinsey, os impactos da implementação de metodologias ágeis vão desde aumento na produtividade e rentabilidade, até maior satisfação dos clientes, podendo aumentar a performance financeira de 20% a 30%, e melhorar a performance operacional de 30% a 50% 

Transformação Ágil
Ainda dentro do universo de Transformação Digital, outra tendência em alta que vem sendo adotada pelas empresas está relacionada à jornada de Transformação Ágil. Isto é, a implementação de práticas e estratégias que promovem agilidade nos processos para aprimorá-los e simplificá-los.

De acordo com estudo da McKinsey, os impactos da implementação de metodologias ágeis vão desde aumento na produtividade e rentabilidade, até maior satisfação dos clientes, podendo aumentar a performance financeira de 20% a 30%, e melhorar a performance operacional de 30% a 50%.

“Para que a organização tenha sucesso na implementação do processo de Transformação Ágil é preciso que ocorra, mais do que uma mudança organizacional, uma mudança no mindset e na cultura da organização, capacitando e empoderando os colaboradores”, complementa Adriano.

Benefícios
A Transformação Ágil pode trazer inúmeros benefícios, mas é preciso ponderar se a empresa está apta a implementar o processo de forma eficiente, aumentando as chances de sucesso e reduzindo riscos. Fatores como o porte da empresa, mercado e concorrência devem ser levados em consideração.

“O grande desafio da Transformação Ágil é entregar tecnologia de maneira que integre valor ao negócio, ponderando o tempo de resposta da empresa às pressões do mercado. A área de TI consegue apoiar esse processo, através de um bom alinhamento e integração entre sistemas, por exemplo”, conclui o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.