book_icon

IBM lança o mainframe z16, com acelerador de IA integrado ao chip

O sistema permite que os clientes analisem transações em tempo real, em escala, para cargas de trabalho de missão crítica, como cartão de crédito, saúde e transações financeiras

IBM lança o mainframe z16, com acelerador de IA integrado ao chip

A IBM apresentou nesta terça-feira (5/4) o IBM z16, o mainframe de próxima geração da IBM com um acelerador de IA integrado ao chip,  fornecendo inferência otimizada para latência. Essa inovação foi projetada para permitir que os clientes analisem transações em tempo real, em escala, para cargas de trabalho de missão crítica, como cartão de crédito, saúde e transações financeiras. Com base no histórico de liderança em segurança da IBM, o IBM z16 também foi projetado especificamente para ajudar a proteger contra ameaças futuras que podem ser usadas para quebrar as tecnologias de criptografia atuais. O IBM z16 estará disponível em 31 de maio de 2022.

As inovações da IBM, incluindo o IBM z16, formam a espinha dorsal tecnológica da economia global há décadas. O mainframe IBM moderno de hoje é fundamental para ambientes de Nuvem híbrida, avaliados por dois terços das 100 maiores empresas da Fortune, 45 dos 50 maiores bancos do mundo, 8 das 10 maiores seguradoras, 7 dos 10 maiores varejistas globais e 8 das 10 maiores empresas de telecomunicações, como uma plataforma altamente segura para executar suas cargas de trabalho mais críticas. Por exemplo, de acordo com um estudo recente encomendado pela IBM pela Celent (Operacionalizing Fraud Prevention on IBM Z), o IBM zSystems executa 70% das transações globais, com base no valor.

Com base em tecnologias IBM, como Criptografia Pervasiva e Computação Confidencial, o IBM z16 leva a resiliência cibernética um passo adiante, protegendo os dados contra ameaças futuras, que podem evoluir com os avanços na Computação Quântica

“A IBM é o padrão-ouro para processamento de transações altamente seguras. Agora, com as inovações do IBM z16, nossos clientes podem aumentar a velocidade de decisão com inferências exatamente onde seus dados de missão crítica residem”, disse Ric Lewis, vice-presidente sênior da IBM Systems. “Isso abre enormes oportunidades para mudar o jogo em seus respectivos setores, para que eles estejam posicionados para oferecer melhores experiências aos clientes e resultados de negócios mais poderosos.

Novos casos de uso e aplicativos

Instituições financeiras em todo o mundo lutam com os impactos de atividades fraudulentas em suas receitas e interações com o consumidor. De acordo com um novo estudo da IBM e da Morning Consult  (2022 IBM Global Financial Fraud Impact Report), a fraude de cartão de crédito é o tipo mais comum entre os consumidores nos sete países pesquisados. Além disso, os entrevistados disseram acreditar que os bancos e as redes de pagamento devem ser os maiores responsáveis ​​pela prevenção de fraudes. Mas a execução de modelos de aprendizado profundo em escala em tempo real não foi possível devido a problemas de latência, o que significa que os modelos de detecção de fraudes são executados apenas em menos de 10% das transações de alto volume, e uma quantidade significativa de fraudes não é detectada.

O IBM z16 reúne de forma exclusiva a inferência de IA, por meio de seu IBM Telum Processor, com o processamento de transações de alto volume altamente seguro e confiável pelo qual a IBM é conhecida. Pela primeira vez, os bancos podem analisar fraudes durante transações em grande escala: o IBM z16 pode processar 300 bilhões de solicitações de inferência por dia com apenas um milissegundo de latência. Para os consumidores, isso pode significar reduzir o tempo e a energia necessários para lidar com transações fraudulentas em seu cartão de crédito. Para comerciantes e emissores de cartões, isso pode significar uma redução na perda de receita, pois os consumidores podem evitar a frustração associada a falsas recusas, onde podem recorrer a outros cartões para transações futuras.

Outras ameaças, incluindo fraude fiscal e roubo organizado no varejo, estão surgindo como desafios para governos e empresas controlarem. Pagamentos em tempo real e métodos de pagamento alternativos, como criptomoedas, estão forçando os limites das técnicas tradicionais de detecção de fraudes. A aplicação dos novos recursos do IBM z16 a outros setores pode ajudar a criar uma classe totalmente nova de casos de uso, incluindo:

Aprovação de empréstimos: para acelerar a aprovação de empréstimos comerciais ou ao consumidor.

Compensação e liquidação: para determinar quais negócios e/ou operações podem ter uma exposição de alto risco antes da liquidação.

Aprendizado federado para varejo: para modelar melhor o risco contra fraude e roubo
Protegendo dados com o primeiro sistema de segurança quântica do setor.

Segurança

Em um ambiente de Nuvem híbrida, incluindo recursos locais e de Nuvem pública, é fundamental proteger contra as ameaças atuais e a postura contra criminosos cibernéticos, que podem estar roubando dados agora para descriptografia posterior. Com base em tecnologias IBM, como Criptografia Pervasiva e Computação Confidencial, o IBM z16 leva a resiliência cibernética um passo adiante, protegendo os dados contra ameaças futuras, que podem evoluir com os avanços na Computação Quântica.

Como o primeiro sistema de segurança quântica do setor, o IBM z16 é sustentado por criptografia baseada em treliça, uma abordagem para construir segurança que ajuda a proteger dados e sistemas contra ameaças atuais e futuras. Com a criptografia de segurança quântica IBM z16, as empresas podem preparar hoje seus aplicativos e dados para o futuro.

Com a inicialização segura (o que significa que os agentes mal-intencionados não podem injetar malware no processo de inicialização para assumir o controle do sistema), os clientes IBM z16 podem fortalecer sua postura de resiliência cibernética e manter o controle de seu sistema. Além disso, com o módulo de segurança de hardware Crypto Express 8S (CEX8S), oferecerá aos clientes tecnologia criptográfica clássica e quântica segura para ajudar a resolver seus casos de uso que exigem confidencialidade, integridade e não repúdio das informações. A inicialização segura e a criptografia de segurança quântica do IBM z16 podem ajudar os clientes a lidar com futuras ameaças relacionadas à computação quântica, incluindo colheita agora, descriptografar ataques posteriores que podem levar à extorsão, perda de propriedade intelectual e divulgação de outros dados confidenciais.

Modernização para Nuvem híbrida

A IBM passou os últimos três anos fazendo investimentos significativos no serviço, com o compromisso de adotar a tecnologia de código aberto na plataforma IBM zSystems e estabelecer uma experiência de desenvolvedor comum em toda a Nuvem híbrida. Essas soluções são projetadas para ajudar os clientes a alavancar seus investimentos – e os pontos fortes – de sua infraestrutura de TI, Nuvens e aplicativos existentes de maneira contínua, ao mesmo tempo em que oferecem a flexibilidade de executar, construir, gerenciar e modernizar cargas de trabalho nativas de nuvem de sua escolha de arquitetura.

Anúncios recentes como parte desse esforço incluem:

IBM Z e Cloud Modernization Stack: para ajudar os clientes a aumentar a agilidade e acelerar sua transformação, incluindo suporte para projetos populares de código aberto.

IBM Z e Cloud Modernization Center: uma porta de entrada digital para uma vasta gama de ferramentas, treinamento, recursos, parceiros de ecossistema e experiência específica do setor da IBM Consulting para ajudar os clientes IBM zSystems a acelerar a modernização de seus aplicativos, dados e processos em um ambiente aberto. arquitetura de nuvem híbrida.

Preços de ajuste sob medida: uma abordagem completa para permitir que nossos clientes respondam rapidamente às mudanças nas cargas de trabalho dinâmicas e nas necessidades dos negócios com preços semelhantes à Nuvem.

Trazendo o Anaconda para o Linux em Z: um exemplo de como trazer estruturas e bibliotecas populares de ciência de dados para essas plataformas corporativas, fornecendo uma experiência de usuário de ciência de dados consistente em toda a Nuvem híbrida .

Suporte Simplificado: os Serviços de Suporte de Tecnologia IBM oferecem aos clientes IBM z16 suporte pronto para uso para ajudar a prever e evitar interrupções não planejadas e serviços técnicos que aceleram como as empresas aproveitam as oportunidades que os ambientes de tecnologia híbrida apresentam.

Serviço
www.ibm.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.