book_icon

Estudo da Totvs mostra baixo uso de tecnologia em logística

Apenas 25% afirmam possuir sistema de gestão de transporte e 42% sistema de gestão de armazenagem, mostrando um longo caminho a percorrer neste segmento

Estudo da Totvs mostra baixo uso de tecnologia em logística

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido em parceria pela Totvs, fornecedora de softwares corporativos, e a H2R Pesquisas Avançadas, revela que as indústrias brasileiras ainda investem pouco em tecnologia para apoiar sua gestão logística. A pesquisa ouviu 740 empresas entre nacionais e multinacionais, com faturamento acima ou igual a R$ 5 milhões.

Apesar de a grande maioria das indústrias possuírem departamentos para cuidar da gestão de transporte (97%) e de armazenagem (94%), estes setores ainda não são munidos de tecnologia para suportar suas atividades: apenas 25% afirmam possuir sistema de gestão de transporte e 42% sistema de gestão de armazenagem – ambos resultados estão abaixo da média dos demais setores entrevistados pelo estudo (agroindústria, varejo e distribuição).

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística avaliou o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços logísticos (16%) quanto de embarcadores (84%)

A análise de adoção de outros sistemas voltados à logística da indústria revela que ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito à adoção de tecnologias para suportar a transformação digital do mercado brasileiro: 31% das indústrias adotam sistemas de otimização e roteirização logística, 38% utilizam dispositivos móveis na operação e 30% adotam CRM.

Por outro lado, as indústrias ficam acima da média no que diz respeito à adesão de soluções que fazem o acompanhamento da carga, como código de barras/RFID/BEACON: 48% contra 46% dos demais embarcadores, ressaltando a maturidade com relação a gestão de produtos. Em relação à adoção de outras soluções complementares, a pesquisa aponta o uso de Business Intelligence (48%), GED (36%) e BPM (30%) – tecnologias que podem evoluir e apoiar o crescimento do mercado.

“Com o estudo notamos que já há uma preocupação da indústria nacional em relação a gestão de produtos. No entanto, também observamos que é preciso maior investimento em outras ferramentas que complementem o ecossistema de logística, em especial transporte e armazenagem, a fim de ter uma cadeia completa mais eficiente e tecnológica”, destaca Angela Gheller, diretora de Produtos de Manufatura e Logística da Totvs.

A pesquisa também apresenta uma análise futura, questionando as empresas sobre quais serão seus investimentos nos próximos dois anos. Em relação a soluções voltadas para logística, as indústrias devem apostar em sistemas de gestão de custo logístico (42%), sistema de agendamento (40%), sistema de coleta e entrega de mercadorias (39%) e sistema de check-list (38%). Em relação às soluções complementares, destaca-se a intenção de adoção de CRM (51%) e Business Intelligence (46%).

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística avaliou o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços logísticos (16%) quanto de embarcadores (84%) – responsáveis pela carga a ser transportada, divididos entre indústrias, varejistas, agronegócios e distribuidores. Para acessar os resultados do estudo na íntegra, acesse o site.

Serviço
www.totvs.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.