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Gartner: ações dos líderes de vendas e a guerra na Ucrânia

Os líderes de vendas B2B devem reconhecer e comunicar os impactos e orientar a estratégia comercial, trabalhando em conjunto com o marketing e comunicações

Gartner: ações dos líderes de vendas e a guerra na Ucrânia

Diversos governos determinaram retaliações contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia. Os diretores de vendas (CSOs) desempenham um papel importante nos esforços de resposta de uma organização à guerra, e há três ações imediatas que os CSOs devem priorizar, de acordo com um recente relatório do Gartner. “À medida que as organizações B2B planejam sua resposta a uma situação altamente variável, os CSOs devem prestar atenção especial às ações sob seu controle imediato para reconhecer os impactos e orientar a estratégia comercial”, disse Craig Riley, chefe de Pesquisa da Prática de Vendas do Gartner. “Os líderes de vendas devem colaborar com marketing e comunicações para ajustar e/ou pausar mensagens comerciais que possam parecer inadequadas, sem empatia ou inoportunas para as partes interessadas internas ou externas”, observou.

Embora existam poucas interrupções na cadeia de suprimentos que um CSO possa interferir, um plano bem desenvolvido pode mitigar o impacto das interrupções e permitir que as equipes de vendas se ajustem rapidamente

As três ações imediatas que as CSOs devem priorizar em resposta à invasão russa da Ucrânia incluem:

Suporte de comunicação para todo o ecossistema de vendas

Os CSOs devem trabalhar com os líderes sêniores para estabelecer linhas de comunicação proativas para fornecer mensagens diretas, claras, consistentes e atualizadas aos funcionários e equipes de vendas. Isso inclui apoiar e reforçar os esforços de recursos humanos (RH) e comunicações internas para fornecer atualizações sobre funcionários diretamente afetados e conscientizar sobre maneiras de apoiar indiretamente, mas pessoalmente, os esforços humanitários contínuos. Os CSOs devem ter um papel ativo em reforçar e lembrar os vendedores sobre como podem ajudar.

A segunda área em que esses executivos devem concentrar os esforços de comunicação é fornecer aos vendedores atualizações sobre as operações comerciais. Isso inclui impactos e decisões sobre cotas, salários e alcance de clientes. “Os vendedores continuarão recorrendo aos CSOs para obter atualizações sobre as operações”, disse Riley. “Os líderes devem lembrar que a autenticidade é fundamental”, enfatizou.

Colabore para adaptar as mensagens comerciais

Para garantir que as declarações públicas e as estratégias comerciais se alinhem, os líderes de vendas, marketing, atendimento ao cliente e comunicação devem observar atentamente as mensagens voltadas para o cliente (por exemplo, mídia social, prospecção, campanha de e-mail etc.).

Os CSOs devem prestar muita atenção e criar barreiras em torno das mensagens elaboradas por vendedores e/ou equipes de representantes de desenvolvimento de vendas (SDR). “Suspender ou pausar a atividade comercial nunca é uma decisão que os líderes comerciais tomam de ânimo leve”, acrescentou Riley. “Mas é melhor ser cauteloso e interromper temporariamente a divulgação do que arriscar uma mensagem comercial mal cronometrada, que agride a percepção de clientes ou prospects sobre a empresa e seus valores”, comentou.

Mitigar os impactos das interrupções no fornecimento

Trabalhando com os líderes da cadeia de suprimentos, os CSOs devem localizar e quantificar todos os estoques de produtos, realizar uma avaliação de vulnerabilidade e criar planos de cenário para avaliar os impactos potenciais. Os planos de cenário devem ser usados ​​para avaliar os impactos potenciais nos canais de vendas, parceiros indiretos e níveis de estoque e para estimar a capacidade da empresa de atender à demanda atual e futura.

“Embora existam poucas interrupções na cadeia de suprimentos que um CSO possa interferir, um plano bem desenvolvido pode mitigar o impacto das interrupções e permitir que as equipes de vendas se ajustem rapidamente conforme necessário e mantenham os clientes atualizados”, dfinalizou Riley.

Serviço
www.gartner.com

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