book_icon

AXS Energia conecta usinas de energia solar com a plataforma InterSystems IRIS

Solução sustentável proporciona economia para residências, comércios e empresas. Energia limpa das usinas fotovoltaicas contribui para o avanço da malha elétrica do País. Ecossistema digital da startup de geração distribuída de energia solar integra 60 usinas e mais de 10 distribuidoras                                                              

AXS Energia conecta usinas de energia solar com a plataforma InterSystems IRIS

Solução sustentável proporciona economia para residências, comércios e empresas. Energia limpa das usinas fotovoltaicas contribui para o avanço da malha elétrica do País. Ecossistema digital da startup de geração distribuída de energia solar integra 60 usinas e mais de 10 distribuidoras.

O investimento previsto de R$ 1 bilhão em 60 usinas de energia solar fotovoltaica no período dos próximos três anos se tornou ainda mais significativo para a sociedade e para a AXS Energia — do grupo da Araxá Solar — a partir da escolha pela plataforma de dados InterSystems IRIS. A solução da InterSystems foi a única que se mostrou adequada para o projeto que possibilita a comunicação das informações, dados e integração de 60 usinas de geração de energia solar com mais de 10 distribuidoras no País.

A atividade da AXS Energia tem como premissa a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade, porém em um nível de alta capacidade de atendimento à demanda das distribuidoras de energia e do público consumidor  

A atividade da AXS Energia tem como premissa a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade, porém em um nível de alta capacidade de atendimento à demanda das distribuidoras de energia e do público consumidor. Por isso, a operação exige um ambiente de comunicação e TI com alta disponibilidade e escalabilidade, além do constante aumento de performance. “Nossa solução foi projetada no contexto de uma startup com necessidade de integrar o ecossistema de soluções digitais que envolve aplicações de Internet das Coisas (IoT) das usinas solares e mais de 10 distribuidoras de energia, incluindo sistemas de relacionamento com clientes, faturamento e milhões de informações”, descreve Cezar Azevedo, CIO da AXS Energia. O executivo afirma que “a solução da InterSystems foi a mais aderente a nossa arquitetura de serviços e experiência digital”.

Para Alexandre Tunes, country manager da InterSystems no Brasil, “a nossa tecnologia de dados foi desenvolvida com objetivo de ajudar as empresas a resolverem seus desafios mais críticos relacionados a informações, escalabilidade, velocidade e interoperabilidade”. Tunes reforça a ideia de que o papel da InterSystems é ajudá-los a desenvolver uma cultura corporativa de negócios movidos por dados. “O desafio da Transformação Digital é conseguir permanecer relevante para clientes e parceiros em um ambiente de ruptura veloz. A incapacidade de obter insights a partir dos dados gerados pelos clientes impacta negativamente o desenvolvimento de novas estratégias de negócios.”

Desafio
Um dos principais desafios da AXS Energia antes de optar pela plataforma de dados IRIS era ter alta capacidade de conectar ecossistemas com a velocidade necessária em seu contexto de negócios. Além disso, era preciso contar com alta disponibilidade que permitisse o acesso em tempo real de todas as fontes de dados, já que trabalha com tantos dispositivos conectados gerando insights de todos os formatos dentro de um grande Data Lake. Portanto, era fundamental optar por uma solução com capacidade de escalar o modelo de negócios da AXS Energia, que projeta aumentar cada vez mais o número de clientes no País. Todas as operações têm de ser orquestradas por um grande hub de dados e informações em tempo real.

Para se ter uma ideia da dimensão da demanda por energia solar, o país tem hoje 803,9 mil instalações fotovoltaicas, o que representa um crescimento de 100% em relação a dezembro de 2020. O consumo residencial é o mais representativo em de número de instalações fotovoltaicas conectadas à rede elétrica, representando 52 do total.

Solução
Para tornar viável o projeto, a AXS escolheu a plataforma de dados InterSystems IRIS, que fornece gerenciamento de banco de dados de alto desempenho, interoperabilidade e capacidades analíticas, tudo incorporado desde o início para acelerar e simplificar as aplicações mais exigentes de dados intensivos. Por ser completa, elimina a necessidade de integrar múltiplas tecnologias, resultando em menos códigos, menos recursos do sistema, menos manutenção e maior ROI. Já em sua terceira versão, IRIS também inclui interoperabilidade e segurança aprimoradas, mais funcionalidades e simplificação da migração de outras tecnologias de gerenciamento de dados.

A AXS espera, assim, proporcionar avanços na malha elétrica brasileira a partir da apresentação de diversos exemplos de modelos de mercado já em operação em outros países. “Este é o cenário elétrico futuro que vai impulsionar nosso mercado interno com a maior inserção de recursos energéticos distribuídos, de forma a acumular benefícios ao sistema elétrico brasileiro”, observa Cezar Azevedo, CIO da AXS Energia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.