book_icon

Zabbix 6.0 LTS chega ao mercado

O lançamento da versão traz melhorias no uso da plataforma, para que organizações dos mais diversos tamanhos e segmentos possam ser beneficiadas com o melhor custo-benefício

Zabbix 6.0 LTS chega ao mercado

A Zabbix, multinacional de software de monitoramento open source, acaba de anunciar a disponibilidade do Zabbix 6.0 LTS, versão que apresenta um tempo mais longo de suporte pela fabricante no mercado: garantia de 5 anos, com o fornecimento de melhorias, recursos adicionais e correções ao longo do seu ciclo de vida.

Com a abertura das operações de seu escritório na América Latina, em setembro de 2020, a organização tem potencializado o uso do software de coleta e análise de dados para monitoramento, em tempo real, de banco de dados, sistemas, aplicações e infraestruturas de TI para empresas dos mais diversos setores no mercado.

O lançamento da versão traz melhorias no uso da plataforma, para que organizações dos mais diversos tamanhos e segmentos possam ser beneficiadas com o melhor custo-benefício. Isso porque, por ser 100% open source, o usuário não paga para utilizá-lo, tendo a liberdade de adquirir somente o que – de fato – precisa consumir.

Com o suporte de pod, node e monitoramento de componentes internos de Kubernetes, os usuários do Zabbix agora podem monitorar suas instâncias de Kubernetes em vários níveis 

Os novos recursos agregam valor aos fornecedores de business service monitoring, equipes de DevOps e ITOps, além de melhorar a experiência de uso do sotftware, possibilitando fornecer novos insights em níveis diferentes. Alguns dos principais recursos adicionados ao Zabbix 6.0 LTS são:

Valorizando o seu Business Service
O monitoramento de Business Service passou por uma reformulação substancial. O Zabbix 6.0 LTS fornece valor adicional aos negócios de seus usuários, utilizando os novos recursos de monitoramento de Business Service (BSM). Ele combina flexibilidade, desempenho e UI/UX aprimorados para fornecer aos nossos usuários finais as ferramentas necessárias para monitorar seus serviços de negócios, realizar análises automatizadas de causa raiz, monitorar níveis de SLA de negócios e muito mais.

Suporte a cluster do Zabbix Server
A solução de alta disponibilidade está pronta para uso e permite que os usuários do Zabbix implantem um cluster Zabbix Server HA sem o uso de ferramentas externas. É possível implantar um ou vários nós em espera para garantir um “zero tempo” de inatividade durante interrupções não planejadas, atualizações de servidor ou outras tarefas de manutenção.

Introdução ao Machine Learning
Através de Machine Learning implementado no Zabbix, a detecção de anomalias e o monitoramento de baseline agora são mais fáceis do que nunca. Isso porque seu objetivo é fornecer um conjunto de funcionalidades simples, porém flexíveis, que permitissem que os usuários utilizem uma abordagem de Machine Learning ao invés de depender apenas de limites de problemas estáticos.

Monitoramento de Kubernetes
Com contêineres e sistemas de orquestração de contêineres se tornando cada vez mais predominantes no mundo de TI, era fundamental que a versão mais recente do Zabbix LTS fornecesse uma solução de monitoramento adequada para essas infraestruturas. A versão Zabbix 6.0 LTS fornece às equipes de DevOps os meios necessários para monitorar esses ambientes. Com o suporte de pod, node e monitoramento de componentes internos de Kubernetes, os usuários do Zabbix agora podem monitorar suas instâncias de Kubernetes em vários níveis.

Coleta e visualização de dados aprimoradas
O Zabbix 6.0 LTS chega com muitos templates novos para fornecedores mais populares, como Dell, Cisco, F5, Cloudflare e muitos outros. Além de sua coleta de dados estar aprimorada, a nova versão também oferece formas de visualizar os dados coletados. As equipes de ITOps encontrarão grande valor na capacidade de definir geomaps e preenchê-los com as entidades monitoradas, obtendo uma visão geral aprimorada do status da infraestrutura da empresa. A nova versão também proporciona uma visão mais detalhada dos dados coletados com um novo conjunto de widgets, como visões gerais de dados N superior e inferior, gráficos vetoriais aprimorados, visualização de status de SLA e muito mais.

Treinamentos oficiais atualizados e serviços de atualização
Com o lançamento da versão Zabbix 6.0 LTS, os cursos oficiais da Zabbix estão atualizados e preparados especialmente para o Zabbix 6.0 LTS. Os treinamentos abrangem todos os recursos do Zabbix 6.0 LTS – desde o aprendizado da GUI até a implantação de ambientes complexos e o aprendizado do funcionamento interno dos processos da ferramenta. A Zabbix também fornece um serviço de atualização para usuários que desejam atualizar sua instância Zabbix da versão atual para o Zabbix 6.0 LTS – totalmente documentado, com as melhores práticas em mente.

Além dos novos recursos, o Zabbix 6.0 LTS também inclui muitas melhorias de UI/UX, melhorias de desempenho e um novo conjunto de templates de monitoramento e integrações para os fornecedores mais populares. A versão Zabbix 6.0 LTS oferece o benefício adicional de trazer as alterações das versões anteriores não LTS – Zabbix 5.2 e Zabbix 5.4, para a nova versão LTS.

Serviço
www.zabbix.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.