book_icon

Pesquisa da Veritas mostra Kubernetes como elo frágil em segurança

Estudo mostra que apenas 33% das organizações que implementaram o Kubernetes até agora têm ferramentas para proteção contra incidentes de perda de dados, como ransomware

Pesquisa da Veritas mostra Kubernetes como elo frágil em segurança

A Veritas Technologies, empresa de gerenciamento de dados Multicloud, apresentou nesta quarta-feira (16/3) os resultados de um novo estudo que revela que a maioria das organizações está despreparada para enfrentar ameaças contra seus ambientes Kubernetes. O Kubernetes está sendo implementado rapidamente em ambientes de missão crítica em organizações em todo o mundo, mostrou a pesquisa, com 86% das organizações esperando implementar a tecnologia nos próximos dois a três anos e um terço já confiando nela hoje. No entanto, apenas 33% das organizações que implementaram o Kubernetes até agora têm ferramentas para proteção contra incidentes de perda de dados, como ransomware.

A pesquisa mostrou que as organizações esperam conseguir uma melhor proteção de seus ambientes Kubernetes ao longo do tempo, com 29% dos entrevistados acreditando que o ransomware não será um problema daqui a cinco anos

A pesquisa, que reuniu as opiniões de 1,1 mil tomadores de decisão sênior de TI em todo o mundo, descobriu que 48% das organizações que implementaram o Kubernetes já sofreram um ataque de ransomware em seus ambientes em contêineres, enquanto 89% dos entrevistados disseram que ataques de ransomware em ambientes Kubernetes são um problema para suas organizações hoje.

“O Kubernetes é fácil para as organizações implementarem e melhora rapidamente a acessibilidade, flexibilidade e escalabilidade – não é de admirar que tantos estejam adotando a conteinerização. Mas como a implementação é tão simples, as organizações podem facilmente avançar mais rápido com a implementação do que com a sua proteção. De repente, eles se viram com dois terços de seus ambientes de missão crítica completamente desprotegidos contra perda de dados. O Kubernetes se tornou o calcanhar de Aquiles nas estratégias de defesa contra ransomware das organizaçõe”, afirmou Anthony Cusimano, evangelista de soluções da Veritas

Soluções em silos

As organizações estão perdendo a oportunidade de fornecer proteção rápida a esses conjuntos de dados em risco ao não estender sua proteção de dados existente de suas cargas de trabalho tradicionais em seus ambientes em contêineres. Atualmente, apenas 40% das organizações estão seguindo esse modelo, enquanto o restante está complicando seus ambientes de proteção com produtos independentes para parte ou toda a proteção do Kubernetes. Eles estão fazendo isso, embora 99% dos entrevistados acreditem que haveria benefícios em adotar uma abordagem integrada. Isso pode ser porque quase metade (44%) dos entrevistados disseram que sabem pouco ou nada sobre soluções que podem proteger dados em ambientes tradicionais, virtuais e Kubernetes.

Os maiores riscos associados às soluções de proteção de dados em silos foram identificados pela pesquisa como “um processo de restauração de dados mais complexo ou demorado após um incidente de perda de dados” e “um custo mais alto de implementação de várias soluções”. Enquanto isso, os motivos mais convincentes entre os entrevistados para adotar uma única solução para proteger contra perda de dados e ataques de ransomware foram “um processo de restauração simplificado” e “um único local para gerenciar dados de proteção”.

Mais proteção no futuro

A pesquisa mostrou que as organizações esperam conseguir uma melhor proteção de seus ambientes Kubernetes ao longo do tempo, com 29% dos entrevistados acreditando que o ransomware não será um problema daqui a cinco anos. Isso se alinha com o aumento dos gastos com proteção de dados em contêiner – as organizações esperam gastar em média 49% a mais nessa área em cinco anos do que hoje, o que deixará menos de 3% delas sem proteção de dados para seus ambientes Kubernetes de missão crítica. Além disso, 61% das organizações esperam que o investimento futuro em suas infraestruturas de proteção as deixe “muito bem preparadas” para ataques de ransomware em ambientes Kubernetes nos próximos cinco anos.

“Está claro que as organizações em todo o mundo entendem o valor de proteger os dados de missão crítica que estão usando em seus ambientes Kubernetes. E é ótimo que pareça que eles eventualmente terão a proteção de que precisam. No entanto, cinco anos é muito tempo na proteção de dados, e esperamos ver mais e mais variantes de ransomware surgindo nesse período que visam o Kubernetes e aproveitam esse calcanhar de Aquiles. Muitas organizações estão perdendo a solução simples para estender suas atuais plataformas de proteção de dados para seus ambientes Kubernetes hoje, deixando-as em uma posição invejavelmente vulnerável.”, finalizou Cusimano

Serviço
www.veritas.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.