book_icon

Infoblox alerta sobre fraudes cibernéticas relacionadas à Ucrânia

A análise do tráfego DNS dos Resolvedores Recursivos da Infoblox, de 24 a 28 de fevereiro, registrou um aumento de 200% nos domínios de Internet relacionados à guerra

Infoblox alerta sobre fraudes cibernéticas relacionadas à Ucrânia

Desde a invasão russa à Ucrânia em 24 de fevereiro, o Grupo de Inteligência contra Ameaças da Infoblox observou um aumento acentuado no número de novos nomes de domínio de internet relacionados à Ucrânia. Analisando o tráfego em seus resolvedores de DNS recursivos, houve 200% de aumento de novos domínios comparados à semana anterior ao início dos ataques.

Essa atividade faz parte de uma resposta global à crise humanitária que está acontecendo na Europa Oriental, e parte dessa atividade consiste em novos esforços liderados por grupos anteriormente descoordenados. No entanto, os criminosos cibernéticos também aproveitaram a oportunidade e criaram muitos sites para falsificar ou imitar esforços de suporte genuínos. Distinguir entre esses dois cenários pode ser difícil até mesmo para profissionais de cibersegurança.

Antes de fornecer informações pessoais ou financeiras para esses tipos de sites, verifique uma fonte estabelecida que identifique a organização e seu domínio de hospedagem

Usando sua experiência em DNS, a Unidade de Inteligência Cibernética da Infoblox descobriu alguns golpes cibernéticos que usam como pretexto beneficiar os ucranianos afetados pela invasão. Veja este blog para mais detalhes. O blog observa que houve crescimento na quantidade de domínios relacionados à Ucrânia desde que o conflito teve início. Este aumento incluiu sites legítimos e fraudulentos.

O Grupo de Inteligência contra Ameaças da Infoblox encontrou indicadores de comprometimento (IoCs) relacionados a atividades que vão desde campanhas de malware até indivíduos fazendo novos esforços para coordenar a entrega de suprimentos médicos para a Ucrânia. O objetivo final mais prevalente para esses golpes é coletar criptomoedas.

A Dra. Renee Burton, diretora sênior de Inteligência de Ameaças da Infoblox, e ex integrante do Departamento de Defesa dos EUA alerta: “Esses golpes cibernéticos mostram que os cibercriminosos prestam atenção às notícias e estão respondendo rapidamente para tirar proveito. Vários sites de socorro falsos foram ativados um dia após a invasão. Vários domínios foram registrados nas semanas anteriores, indicando planejamento por parte deles. Embora a criptomoeda tenha sido o tipo de doação preferido, os atores também solicitaram contribuições de cartão de crédito e contas bancárias. Na campanha do Agente Tesla, os maus atores estão usando a crise para roubar credenciais de usuários e informações financeiras”, afirmou.

Usando esses IoCs, a Infoblox compilou uma lista de sites, e os indivíduos e organizações que desejam apoiar causas humanitárias na Ucrânia ou fazer parte de esforços locais para acabar com a guerra devem ter muita cautela ao interagir com sites relacionados a esses esforços.
Alguns desses sites podem servir como frentes fraudulentas para operações de inteligência ou operações de crimes cibernéticos. Eles podem colocar spyware em dispositivos e coletar informações de identificação pessoal (PII).

Antes de fornecer informações pessoais ou financeiras para esses tipos de sites, verifique uma fonte estabelecida que identifique a organização e seu domínio de hospedagem. Para Sandro Tonholo, country manager da Infoblox no Brasil, o momento pede atenção: “Nós estamos sempre atentos a domínios de internet e conteúdos maliciosos. Sabemos que neste momento de incerteza e angústia as pessoas tendem a agir mais pela emoção. Caso você não tenha uma solução como a da Infoblox, que inspecione e bloqueie acessos a domínios de Internet com conteúdos maliciosos, na dúvida, não clique! Lembre-se de que o maior ativo da atualidade são seus dados – o roubo de dados e as fraudes estão acontecendo com mais frequência do que nunca”, finaliza.

Serviço
www.infoblox.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.