A Globant, uma empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, publicou seu “Trends Report 2022”. O relatório menciona cinco estratégias-chave que, quando combinadas com uma abordagem centrada no cliente e aproveitando as tecnologias novas e emergentes, criarão experiências únicas que diferenciarão as empresas de seus concorrentes: IA centrada no ser humano, reinvenção de modelos de negócios, espaços de trabalho de alto desempenho, Metaverso e Blockchain.
O ritmo das mudanças na tecnologia aumentou exponencialmente nas últimas décadas. Nunca foi tão importante para as empresas se reinventarem à medida que se ajustam às novas tecnologias, mudanças de prioridades e demandas de seus clientes e funcionários. As principais perspectivas da Globant para 2022 incluem:
O metaverso criará novos espaços para as empresas ampliarem sua presença, ofertas e criatividade, maximizando o vínculo com seus clientes e colaboradores
O Metaverso apresentará possibilidades de interação aos clientes e facilitará o envolvimento com uma marca ou produto, além de apresentar novas maneiras de as empresas reinventarem a experiência do cliente e do funcionário. Um ambiente Metaversal levará as empresas a aproveitar novos patrocínios de eventos e shows, produtos puramente digitais e experiências imersivas.
Permanecer centrado no ser humano diante dos avanços tecnológicos em IA e Machine Learning será fundamental
Manter uma abordagem centrada no ser humano será vital para unir pessoas e tecnologia, aproveitando as melhorias na tecnologia. A IA e o aprendizado de máquina (ML) levarão as organizações a criar experiências mais personalizadas, com foco nas ofertas e oportunidades disponíveis. Ao mesmo tempo, IA e ML ajudarão a automatizar processos para aumentar a eficiência, agilizar a coleta de dados e facilitar a tomada de decisões.
Blockchain e descentralização levarão os negócios à reinvenção
As organizações começarão a transformar seus modelos de negócios para criar alianças estratégicas e tecnologias colaborativas, como Blockchain. Isso possibilitará a criação de conexões entre diversos setores, estabelecendo uma rede interligada totalmente integrada e funcional para parceiros e usuários por meio de APIs. Parte da descentralização incluirá a Web 3.0, a próxima fase da internet. Embora a Web 3.0 ainda esteja em sua infância, ela consistirá em uma camada baseada em Blockchain onde os usuários gerenciarão coletivamente uma única conta personalizada que inclui mídias sociais, mecanismos de pesquisa e mercados, devolvendo a propriedade de seus dados aos usuários.
A reinvenção dos modelos de negócios terá como foco garantir a resiliência por meio de alianças estratégicas intersetoriais e um novo relacionamento com o cliente
À medida que as fronteiras da indústria começam a se confundir, a necessidade de colaboração e novas alianças inovadoras entre empresas continuarão a surgir. Além disso, as empresas precisarão se concentrar na integração da tecnologia necessária e na aplicação de análises avançadas em seus modelos de negócios para atender às expectativas dos clientes e se ajustar ao comportamento em constante mudança. Novos modelos de negócios incluirão experiências phygital (uma combinação de físico e digital) e marketing phygital, criando uma proposta de valor única que combina os mundos físico e digital.
Adaptabilidade, flexibilidade e sustentabilidade serão fundamentais para manter um local de trabalho de alto desempenho
Os funcionários agora esperam que sua experiência seja mais personalizada e eficiente desde o primeiro dia. Com este conhecimento, as organizações devem desenhar experiências de trabalho que reconheçam cada colaborador como indivíduo e que se sintam apoiados, aumentando assim o seu empenho, eficiência e dedicação. Promover uma cultura orientada por dados pode ajudar a gerar esse suporte personalizado em todas as etapas do processo com resultados visíveis, com funcionários mais engajados, desempenho aprimorado, tomada de decisões e inovação habilitada por IA.
“À medida que as indústrias enfrentam desafios sociais e ambientais, as empresas precisarão se concentrar em estratégias de reinvenção para se manterem competitivas em um mundo em constante mudança. A reinvenção parece diferente dependendo da organização, mas se baseia na necessidade de continuar sendo inovador e continuar oferecendo experiências únicas para seus clientes e funcionários”, disse Agustín Huerta, vice-presidente sênior de estudos da Globant. Ele acrescentou: “Manter uma mentalidade centrada no cliente será a chave para colher os benefícios das novas tecnologias emergentes. Organizações bem-sucedidas usarão a tecnologia para melhorar seus modelos de negócios e resultados. Além disso, promoverão uma cultura interna adaptável, flexível e sustentável que irá reter os principais talentos em 2022 e além.”
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