book_icon

Pesquisa da Sankhya mostra a maturidade na gestão dos atacadistas

Realizado com 2.476 negócios brasileiros, o estudo analisou os efeitos do uso de sistemas ERP nas organizações do setor

Pesquisa da Sankhya mostra a maturidade na gestão dos atacadistas

A Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP e criadora do conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), desenvolveu um estudo com a sua base de clientes que mostra a atual maturidade do gerenciamento das empresas no Atacado Distribuidor. Realizado com 2.476 negócios brasileiros pelo sistema Maha Gestão, índice criado pela companhia, o estudo analisou com precisão os efeitos do ERP nas organizações do setor e concluiu que as marcas que utilizam o ERP Sankhya possuem um nível de maturidade gerencial médio sete pontos acima daquelas que não adotam ou usam outras soluções do mercado.

No atacado distribuidor, os processos logísticos têm que funcionar perfeitamente, porque qualquer falha pode significar perda de mercadorias e má experiência do cliente

A maior diferença observada entre negócios com processos integrados ao ERP dos demais fica entre as microempresas, com quase 13 pontos de diferença, em média. Sem a adoção de boas práticas de gestão, o atacadista distribuidor pequeno, que se localiza em mercados periféricos, precisa lidar com maiores índices de inadimplência, menor poder aquisitivo dos clientes, complicações logísticas a longas distâncias e, por isso, enfrenta maior descontrole interno da operação.

O nível de maturidade de gestão também pode ser medido por meio das boas práticas adotadas nos procedimentos de Operação, Controle, Gerenciamento e Planejamento. Quando as empresas conseguem ter uma visão mais completa de seus processos, elas têm mais tempo para processos gerenciais e de planejamento. No atacado/distribuidor, os processos logísticos têm que funcionar perfeitamente, porque qualquer falha pode significar perda de mercadorias e má experiência do cliente. Além disso, os prejuízos podem ser significativos.

Independentemente do porte, as empresas possuem mais dificuldade em executar procedimentos de gerência e planejamento. Isso é um desafio estrutural das empresas brasileiras em que o foco de gestão é principalmente sobreviver às dinâmicas do ecossistema competitivo, sendo ainda mais potencializado pela baixa digitalização do setor atacadista-distribuidor.

No caso dos clientes Sankhya, nota-se que o grupo das microempresas foi o mais beneficiado, com ganhos de 28% na execução operacional, 34,4% no controle, 35,3% na gerência e 35,5% no planejamento. Já os atacadistas de grande porte obtiveram a menor parcela de incremento com, respectivamente, 1,4%; 5,1%; 7,7% e 11,6%, em Operação, Controle, Gerência e Planejamento.

Importante reforçar que, quanto maior a empresa, maior é a tendência de que os ganhos em operação e controle sejam menores que em gerência e planejamento, uma vez que estes negócios já contam com uma diversidade de sistemas e metodologias especialistas para a rotina e monitoramento, segmentados por área, enquanto a visualização holística por parte da gestão se encontra comprometida, dada às ilhas informacionais.

Serviço

www.sankhya.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.