book_icon

Compass UOL adota IA generativa no desenvolvimento de softwares

O AI Cockpit reúne uma seleção de várias ferramentas de IA generativa, IA e automação em um ambiente de desenvolvimento integrado que agiliza todo o processo de ciclo de vida do software

Compass UOL adota IA generativa no desenvolvimento de softwares

A empresa de serviços digitais Compass UOL, do Grupo UOL, anunciou que equipou sua força de trabalho de 6 mil engenheiros de software com o AI Cockpit, um novo sistema de IA generativa para acelerar a entrega de novos softwares aos clientes em todas as indústrias, desde varejo, bens de consumo e finanças, até petróleo, mineração e agricultura.

O AI Cockpit reúne uma seleção de várias ferramentas de IA generativa, IA e automação em um ambiente de desenvolvimento integrado que agiliza todo o processo de ciclo de vida de desenvolvimento de software em suas cinco fases: análise, design, implementação, teste e implantação.

O Compass UOL prevê um papel fundamental para os desenvolvedores na engenharia de software assistida por IA

Uma dessas ferramentas é o Agile Cockpit, que o Compass UOL oferece há muitos anos aos seus clientes. O Agile Cockpit permite a medição precisa do ciclo de vida de desenvolvimento de software, gerando métricas e insights. Integra-se com Jira, GitHUBand e outros aplicativos de software. No processo, o Agile Cockpit pode identificar gargalos e ineficiências.

O Compass UOL decidiu estender o Agile cockpit para o AI Cockpit depois de realizar um estudo no início de 2023 que mostrou que novos modelos generativos de IA devem ajudar a reduzir pela metade o tempo para concluir um projeto de software típico nos próximos dois anos. No estudo, engenheiros de software experientes disseram que, em média, um caso de uso de software que levou 78 horas para ser concluído antes desses avanços recentes levaria 36 horas com a abordagem de engenharia de software assistida por IA generativa.

Por exemplo, um engenheiro de software disse que poderia alimentar mensagens de voz do cliente em uma ferramenta personalizada para acelerar a coleta de requisitos de caso de uso, uma tarefa trabalhosa no início de cada projeto de software.

O estudo também revelou que os engenheiros de software temem que, no futuro, a IA possa desenvolver software melhor do que os humanos. O Compass UOL, no entanto, prevê um papel fundamental para os desenvolvedores na engenharia de software assistida por IA.

“Entendemos as complexidades que existem em aplicativos de missão crítica: com o AI Cockpit, estamos permitindo que nossa equipe adote as ferramentas e plataformas generativas de IA que podem ajudá-los a iniciar muito bem as atividades que fazem parte do ciclo de vida do desenvolvimento de software e evitar outras que podem não ser adequadas para as respostas precisas e confiáveis ​​que atividades complexas de tomada de decisão exigem”, disse o CEO da Compass UOL, Alexis Rockenbach.

Serviço
compass.uol

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.