book_icon

Kubernetes e Inovação no Varejo: uma ótima combinação

O Varejo é um setor envolvido em transformações constantes, especialmente nos dias de hoje, em que o consumidor determina o modo como quer ser atendido. Como se não fosse suficiente, para se destacar em um cenário extremamente competitivo, o segmento precisa apresentar um ótimo time to market, buscar as melhores margens de lucro, ter um ambiente rápido e disponível (sempre!) e, mais do que nunca, precisa ser seguro! Tudo isso, claro, respeitando outros elementos bastante característicos desse mercado, como sazonalidade, lançamentos constantes, momentos de pico ou queda de acessos, entre outras variantes. São por essas razões que o varejo demanda uma infraestrutura tecnológica extremamente flexível, capaz de oferecer os recursos necessários que atendam às demandas do setor de forma ágil e automatizada. É aí que Kubernetes entra em ação.

Embora não seja um termo tão comercial como geralmente estamos habituados, Kubernetes é uma unanimidade entre os que usam e demonstra na prática porque é a bola da vez. Kubernetes é uma plataforma que auxilia o varejo a tornar suas operações mais flexíveis, ágeis, seguras e mantê-las sempre disponíveis, mesmo quando é esperado um pico elevado de acessos e transações em datas comemorativas. As razões para isso são simples: a tecnologia atua para que os recursos das plataformas digitais funcionem da maneira mais otimizada, automatizada e inteligente possível, melhorando a performance do site e a experiência do cliente.

Além disso, Kubernetes ajuda na produtividade dos desenvolvedores e permite que eles sejam direcionados para atividades mais estratégicas, já que as aplicações podem ser implementadas em segundos de forma automatizada. Aliás, as cargas de trabalho são gerenciadas com mais inteligência, trazendo eficiência às operações, inclusive na busca por falhas, sendo corrigidas instantaneamente devido ao seu recurso de recuperação automática.

Os recursos automatizados de algumas plataformas de Kubernetes mantêm o ambiente mais protegido ao identificar vulnerabilidades e brechas com mais facilidade, e melhora a segurança da aplicação como um todo. Algumas dessas soluções ainda suportam diversos mecanismos de autenticação de usuários, controle de acesso baseado em função e criptografa os dados em backup em trânsito e no destino.

Como se pode ver, Kubernetes é uma tecnologia em ascensão entre diversas verticais de negócios, em especial no Varejo, extremamente estratégica para as companhias por melhorar a qualidade, aumentar a escalabilidade e acelerar a entrega de aplicações para as áreas de negócios. À medida que os varejistas vão aprofundando seu conhecimento sobre Kubernetes e os benefícios para as operações, é natural que a demanda pelo serviço cresça, principalmente quando esta plataforma oferece agilidade, segurança, disponibilidade e ainda aperfeiçoa a experiência do usuário na ponta.

Por Elder Jascolka, gerente nacional da Veeam Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.