book_icon

HPE e Ayar Labs anunciam parceria para inovar arquitetura de Data Center

As duas organizações também anunciaram que a Hewlett Packard Pathfinder fez um investimento estratégico no Ayar Labs para acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias futuras conjuntas

HPE e Ayar Labs anunciam parceria para inovar arquitetura de Data Center

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Ayar Labs, empresa de conectividade óptica chip a chip, anunciaram nesta quinta-feira (24/2) uma colaboração estratégica de vários anos para inaugurar uma nova era de inovação em Data Centers desenvolvendo soluções fotônicas de silício baseadas na tecnologia de I/O óptica. O desenvolvimento dessas tecnologias atenderá aos requisitos futuros para soluções de computação de alto desempenho (HPC) e Inteligência Artificial (IA).

As duas organizações também anunciaram que a Hewlett Packard Pathfinder fez um investimento estratégico no Ayar Labs para acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias futuras conjuntas. Como parte da colaboração, a HPE e a Ayar Labs farão parceria em pesquisa fotônica e desenvolvimento comercial, construindo um ecossistema conjunto de provedores de soluções e engajamentos de clientes.

Para se preparar e enfrentar esses desafios futuros, a HPE e o Ayar Labs planejam desenvolver recursos que aproveitem I/O óptica, que é uma tecnologia baseada em fotônica de silício que usa luz em vez de eletricidade para transmitir dados 

A colaboração se concentrará no desenvolvimento da Ayar Labs de interconexões ópticas de alta velocidade, alta densidade e baixa potência para atingir as futuras gerações de HPE Slingshot, uma malha Ethernet de alto desempenho, projetada especificamente para soluções de HPC e IA. Ao combinar essas tecnologias, as equipes estão bem posicionadas para projetar soluções de rede de alto desempenho de última geração e novas arquiteturas de sistema desagregadas que são críticas para maior flexibilidade, eficiência, desempenho e taxa de transferência para suportar demandas de dados intensivos de cargas de trabalho futuras.

“Continuamos a investir e desenvolver nossas tecnologias de HPC e IA para aumentar ainda mais o desempenho de aplicativos para nossos clientes e ajudá-los a obter maior valor de suas iniciativas de pesquisa, engenharia e negócios”, disse Justin Hotard, vice-presidente sênior e gerente-geral de HPC e IA na HPE. “Ao fazer parceria com a Ayar Labs, avançaremos na inovação para o mercado de HPC e IA e alavancaremos sua experiência em I/O óptica nas futuras gerações do HPE Slingshot para fornecer largura de banda e velocidade sem precedentes, em níveis mais baixos de potência e latência, para atender requisitos para demandas crescentes em escala e desempenho”, explicou.

Benefícios
À medida que o setor entra na era exascale, que representa um aumento no desempenho e recursos avançados para HPC e IA, as ofertas de rede elétrica acabarão atingindo limites de largura de banda, criando desafios de latência e desempenho geral do aplicativo. Para se preparar e enfrentar esses desafios futuros, a HPE e o Ayar Labs planejam desenvolver recursos que aproveitem I/O óptica, que é uma tecnologia baseada em fotônica de silício que usa luz em vez de eletricidade para transmitir dados, para integrar com o HPE Slingshot, construído HPC e interconexão AI projetado para tecnologias de próxima geração, como os próximos supercomputadores exascale do Departamento de Energia dos EUA.

A I/O óptica altera de forma exclusiva o desempenho e as trajetórias de energia dos projetos de sistemas, permitindo que os ASICs de computação, memória e rede se comuniquem com largura de banda dramaticamente aumentada, com menor latência e com uma fração da potência das soluções de I/O elétricas existentes. A tecnologia também é fundamental para permitir sistemas de computação heterogêneos emergentes, designs desagregados e agrupados e arquiteturas de memória unificada que são essenciais para acelerar a inovação futura.

“A HPE é líder em arquiteturas de sistemas avançados para HPC, IA e rede”, disse Charles Wuischpard, CEO da Ayar Labs. “Esta colaboração acelerará a introdução de uma classe totalmente nova de arquiteturas de sistema que superam as limitações existentes das interconexões tradicionais, inaugurando uma nova era para computação de alto desempenho eficiente e escalável”, comentou..

“O Ayar Labs representa uma excelente oportunidade de investimento para a Hewlett Packard Pathfinder, pois apoiamos de perto as iniciativas de HPC e IA da HPE”, disse Paul Glaser, vice-presidente e chefe da Hewlett Packard Pathfinder, braço de investimento da HPE. “A tecnologia de I/O óptica da Ayar Labs é altamente diferenciada e crítica para a evolução das arquiteturas de computação de alto desempenho”, finalizou.

Serviço
www.hpe.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.