book_icon

Inteligência Artificial eleva a cibersegurança a um novo patamar

CLM distribui a recém-lançada hipersolução de cibersegurança, nascida a partir da parceria da SentinelOne com a Barracuda

Inteligência Artificial eleva a cibersegurança a um novo patamar

A busca incessante para combater a criatividade e a sofisticação dos cibercriminosos, que ocasiona o aumento exponencial dos ataques, empresas especializadas agregam diferentes tecnologias para melhor proteger seus clientes. A Barracuda Networks, especializada em soluções de Segurança da Informação, por exemplo, une forças com a SentinelOne e aposta na plataforma autônoma de cibersegurança Singularity XDR para ajudar seus Managed Service Provider – MSPs, a prevenir, detectar e responder às ameaças, de forma autônoma e em tempo real, com XDR gerenciado por Inteligência Artificial.

“A aliança entre essas duas empresas eleva a segurança cibernética ao próximo nível”, avalia Tom Camargo, diretor da CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado especializada em infraestrutura para Data Centers, cibersegurança, proteção de dados e Nuvem, que distribui soluções da gigante do XDR, SentinelOne e Barracuda na América Latina.

Um dos maiores problemas do monitoramento proativo em cibersegurança é o excesso de Dados e alertas, das diversas tecnologias de proteção instaladas em uma organização

Vale lembrar que o Extended Detection and Response – XDR, é uma ferramenta para detecção e resposta multicamadas, que coleta Dados e automaticamente os correlaciona em diversas camadas de segurança – e-mail, endpoint, servidor, workloads de Nuvem e redes. A SentinelOne é reconhecida por sua solução XDR e a Barracuda adquiriu, em meados de 2021, a empresa Skout Cybersecurity, especializada em SaaS para MSPs, com plataforma e serviços de XDR.

Francisco Camargo, CEO da CLM,  distribuidora especializada em infraestrutura para Data Centers, Cibersegurança e Privacidade de Dados, explica que a SentinelOne tem uma plataforma de novíssima geração baseada em Inteligência Artificial que não precisa esperar a central identificar um novo ataque, gerar uma assinatura e disponibilizá-la para download. “O que pode levar várias horas. O SentinelOne dispensa esse processo, identificando mudanças no comportamento do endpoint, dos servidores, da rede e pronto”, assinala o executivo.

Por sua vez, a Barracuda, também distribuída pela CLM, quer fortalecer seu portfólio de proteção e resposta de endpoint para os MSPs, o que é mais efetivo com a integração de recursos de API de última geração e de fluxo de trabalho flexíveis da plataforma SentinelOne. Agora, tanto os MSPs que usam o Barracuda Skout Managed XDR, quanto os que usam o XDR da SentinelOne podem ter acesso a análises, detecção e relatórios de incidentes, de forma muito ágil e simples.

Automação alivia gargalos
Um dos maiores problemas do monitoramento proativo em cibersegurança é o excesso de dados e alertas, das diversas tecnologias de proteção instaladas em uma organização. Esse entrave, exacerbado pela falta de pessoas qualificadas e em número suficiente para operar produtos de segurança cibernética em escala, é eliminado com a automação do SentinelOne, baseada no comportamento, que monitora todos os ativos de uma rede. Como resultado, as ações passam a ser mais preventivas (ao invés de reativas), os tempos de resposta são mais rápidos e os fluxos de trabalho são automatizados, em um cenário em que os perímetros ficaram cada vez mais dinâmicos.

Além disso, a plataforma Singularity XDR, com tecnologia de IA comportamental, da SentinelOne, substitui antivírus tradicionais e de última geração, sistemas de detecção e resposta de endpoint, EDR, e uma variedade de produtos pontuais. Neal Bradbury, vice-presidente sênior da Barracuda MSP, afirma que a parceria com a SentinelOne capacitará os MSPs a ficarem um passo à frente dos invasores e lidar com as tentativas de invasão em tempo real.

“Todo lugar onde os dados residem é vulnerável, do dispositivo ao servidor e à Nuvem. Combinar o XDR com a Inteligência Artificial do SentinelOne e ao Skout Managed XDR da Barracuda ajuda os MSPs a preencher as lacunas e simplificar as diversas soluções de segurança cibernética, eliminando as ineficiências associadas a sistemas legadas e alimentados por multidões de usuários”, finaliza Brandon Andrews, vice-presidente mundial de MSP da SentinelOne.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.